ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

"O primeiro cabeleireiro" da cidade hoje vive de carroça e dando trato na Arlete

Paula Maciulevicius | 17/10/2013 06:24
Marquinhos e Arlete. De cabeleireiro à charreteiro por opção. Ele quis se 'desformatar'. (Fotos: Simão Nogueira)
Marquinhos e Arlete. De cabeleireiro à charreteiro por opção. Ele quis se 'desformatar'. (Fotos: Simão Nogueira)

Aos 16 anos ele ingressou na carreira e foi o primeiro cabeleireiro da cidade, garante. A fama e a baixa estatura deram a ele o apelido de ‘Marquinhos’. Depois de mais de três décadas se dedicando às madeixas, ele hoje vive numa charrete e só cuida da vaidade de Arlete, Estrela D’Alva e Auxiliadora. As três éguas que tem pela frente a missão de humanizar o trânsito.

“Na época não tinha outro cabeleireiro. Só eu, o único homem”, conta. Foram mais de 30 salões de beleza na capital, em São Paulo, Rio, Brasília e na Bahia. Pelas mãos dele passaram artistas e misses. Marquinhos era ligado a grandes cabeleireiros e também às produções da Rede Globo. O auge veio depois de uma reportagem de uma revista da editora Abril, no salão onde ele era assistente, em São Paulo, do primeiro cabeleireiro a trazer a técnica de ‘escova’ ao Brasil.

Filho do dono da Cantina do Álvaro, restaurante famoso na rua Calógeras, a propaganda ele faz até hoje. “Foi a melhor feijoada popular durante 20 anos”. Mas os restaurantes self service e por quilo chegaram e o pai, conforme ele relata, não se adaptou à nova fase.

Marquinhos pode até ser figura conhecida, mas o Lado B a ele não havia ainda se apresentado. Quando ligo para saber onde encontra-lo a resposta já anuncia o tom da entrevista. “É muito oportuno. E eu tenho que prestar contas à sociedade”. Desligo curiosa. Prestar contas do quê?

É na avenida Fernando Correa da Costa que ele para a charrete para contar um pouco da vida. “Eu estou treinando ela para uma atividade de humanização no trânsito. Sou capelão hospitalar”. É assim que ele e Arlete se apresentam. A campanha que Marquinhos prega é contra a pressa no trânsito e nos próximos dias, Arlete vai levar a placa “faça uma prece antes da pressa”. Segundo ele, uma transmissão do recado que o SUS dá, diante da falta de leitos.

Por trás das roupas e da feição mal cuidada, ele garante ter 60 anos. Mas vive como se já tivesse nos 70.
Por trás das roupas e da feição mal cuidada, ele garante ter 60 anos. Mas vive como se já tivesse nos 70.

Sorridente, de vocabulário vasto e com 60 anos. As palavras que saem da boca mostram a cultura e educação que Marquinhos teve. Por trás das roupas já gastas, das mãos encardidas e a barba por fazer há quase uma década, um homem que por vontade própria se desformatou dos padrões. De longe, um senhor numa charrete com uma bandeira do Brasil e um capacete de acessórios. De perto, um maluco sonhador que preferiu antecipar a velhice.

“Deixei a barba crescer para usufruir da grandeza da terceira idade agora. Hoje eu tenho a aparência de 70 anos, porque não sei se vou chegar até lá vivo. E a barba, ela impõe uma condição diferenciada”, explica.

Há seis anos ele mora na Chácara na região dos Vendas. Se intitula guardião do Vale Vendas, mas admite rindo, que é chamado do Velho do Vale Vendas. “Sou responsável pela ordem e pela paz. Pode ver que lá acabou tudo. Sou vigilante, mas faço o trabalho de capelania”.

A formação, segundo ele, veio de uma educação continuada depois de um tratamento de fígado, a qual foi submetido. No hospital, começou a desenvolver trabalhos de auxiliar terapêutico, incluindo contar histórias. Se é ou não verdade, não entro no mérito de questionar quando ele diz que deu por encerrada a vida.

“Percebi que a maior riqueza que a pessoa tem é usufruir o tempo para nós mesmos. Vendi o salão e dou graças a Deus, senão hoje eu podia estar com cirrose, não teria tido a mínima chance de ser o que sou hoje”.

Deixar de ser cabeleireiro levou tempo. Pela clientela ele nunca teria fechado as portas, por isso escolheu se despir da vaidade para qual sempre trabalhou e se trajou de maltrapilho. “Se as pessoas vissem que eu não me cuidava, saberiam que não podia cuidar delas também. Deixei o cabelo, a barba e vesti essas roupas para que as pessoas percebessem. Aí eu comecei a perceber que eu nunca vivi pra mim”.

“A partir do momento que começo a me resgatar, começo a sentir essência, isso que faz as pessoas se sentirem felizes”, diz Marquinhos.
“A partir do momento que começo a me resgatar, começo a sentir essência, isso que faz as pessoas se sentirem felizes”, diz Marquinhos.

No meio da rua, em meio ao trânsito, motoristas e ciclistas que chegaram a parar para tentar ouvir o que a gente conversava, que tudo passou a fazer sentido. O tratamento, se veio de um vício ou não, também não aprofundo a questão, mas Marquinhos atribui a felicidade à doença.

“Daí então eu percebi que o mundo da estética era um mundo de faz de conta. Para ser teólogo não dava para ser conivente com a vaidade alheia. Eu estou vivendo acampado para poder sobreviver com o mínimo. Se as pessoas me chamam de maluco? Chamam sim, de maluco beleza, porque eu consegui me desformatar e saí vencido”.

Ele diz que o que está fazendo é prestar atenção no que fazer da vida na terceira idade enquanto pode. “A gente tem que criar o hábito de usufruir da vida, eu estou usufruindo a minha caduquice com lucidez”. Penso eu, será que ele não tem toda razão? A gente é obrigado a esperar a velhice chegar para vive-la? É o que eu fico me perguntando até agora.

A desformatação dele foi deixar de lado um emprego formal, uma vida de horários, correria, compromissos e atrasos. A rotina que a maturidade traz sem que ninguém tenha autorizado. “O mínimo necessário no despertar de manhã a pessoa não tem. Ela não tem o direito de refletir, de sonhar, porque já tem que sair correndo”.

Foi pela charrete que ele diz ter assumido a entidade que é hoje. Me pergunto se ele é feliz. A resposta é que sim. “A partir do momento que começo a me resgatar, começo a sentir essência, isso que faz as pessoas se sentirem felizes”.

Sobre a entrevista ser oportuna, a primeira frase que Marquinhos soltou enquanto ainda nos falávamos por telefone, ele conta que precisa prestar contas à sociedade porque é só sair de casa que a população chama a Polícia.

“Toda vez que eu saio pelas ruas as pessoas ligam direto pra Polícia. São desinformadas. Tenho momento certo de sair e não é proibido. Não tem cadeia e nem hospital para todo mundo e ninguém faz nada. A égua desperta nas pessoas que estão com pressa algo a refletir. 90% delas se manifesta assim, outros 10% só falta me bater, falam que eu estou mal tratando a égua. Essas são as pessoas mais carentes da equoterapia, do lazer. São as que tratam empregados pior que animais e muitas vezes fazem isso para mostrar que tem sentimentos para quem está do lado, mas já descem querendo me bater. Olha que contradição?”

A maneira de viver a vida para si, mesmo numa charrete, dá a ele bem menos do que os 60 anos que tem. Marquinhos vive de pequenos reparos e contar histórias. E o nome mesmo é Marcos Aurélio dos Santos.

Nos siga no Google Notícias