ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Após 20 anos de treino, Diogo participa pela 1ª vez das Olimpíadas

O campo-grandense é um dos selecionados da ‘Marathon Pour Tous Paris 2024’

Por Jéssica Fernandes | 21/02/2024 08:00
Em casa, Diogo mostra quadro de medalhas que conquistou. (Foto: Paulo Francis)
Em casa, Diogo mostra quadro de medalhas que conquistou. (Foto: Paulo Francis)

“Correr virou uma paixão mesmo, sempre gostei de esportes, mas na corrida me encontrei”, conta Diogo Arante Corrêa de Lima, de 40 anos. Há duas décadas, o funcionário público participa de competições e em agosto realiza a mais importante de todas: Jogos Olímpicos de Paris.

O campo-grandense é um dos selecionados da ‘Marathon Pour Tous Paris 2024’. A maratona é uma iniciativa inédita do comitê organizador que, pela primeira vez, possibilita que o grupo de corredores amadores faça o mesmo trajeto dos de elite.

Diogo é um dos 40 mil participantes da maratona, sendo um dos 191 brasileiros selecionados. Ao Lado B, ele conta como conseguiu garantir uma vaga em Paris através de muitos treinos e do aplicativo MTP (Marathon Por Tous).

Funcionário público participa de competições há 20 anos. (Foto: Paulo Francis)
Funcionário público participa de competições há 20 anos. (Foto: Paulo Francis)

“Precisava instalar um aplicativo e conectar o dispositivo de corrida com ele. A partir daí, eram lançados pequenos desafios a cada mês, coisas como: faça 3 corridas de 10km em setembro, acumule 3 horas de corrida em outubro, faça 100km no mês de novembro”, explica.

Apesar da experiência com corridas, o funcionário público não esperava ser sorteado. A princípio, Diogo usava o aplicativo como um diferencial nos treinos e assim foi até receber o email do comitê olímpico.  “Quase caí para trás, nem acreditava, pois era um sonho praticamente impossível um amador participar da olimpíada”, diz.

A maratona dos amadores está prevista para acontecer na noite de 10 de agosto. No mesmo dia, no período da manhã, os atletas olímpicos serão os primeiros a estrearem nas ruas de Paris. O percurso de 42 km é igual, por isso, Diogo também irá passar por pontos históricos e turísticos da cidade como Museu do Louvre, Praça da Concórdia, Castelo de Versalhes e Torre Eiffel.

Medalha de São Silvestre é umas das conquistadas pelo funcionário. (Foto: Paulo Francis)
Medalha de São Silvestre é umas das conquistadas pelo funcionário. (Foto: Paulo Francis)

Para participar da competição, o funcionário público deve custear a viagem do próprio bolso. “Estamos calculando cerca de R$ 40 mil com os custos de passagem, hospedagem, alimentação, pois estamos indo eu e minha esposa, que está cadastrada com staff/suporte”, explica.

Com as passagens parceladas no cartão, o atleta está rifando uma bicicleta e cogitando colocar o carro à venda para conseguir o restante do valor. Para realizar ‘o sonho de uma vida’, Diogo está disposto a abrir mão do veículo caso não consiga arrecadações com a rifa ou patrocínio.

Desde que recebeu o convite para a maratona, ele está com foco total nos treinos e na dieta. O atleta segue praticando no parque que rendeu diversas amizades nesses últimos 20 anos como corredor. Na última década, ele passou a treinar com mais constância e participar de disputas em outros estados.

“Participei de provas como a Corrida de Reis em Cuiabá, Volta da Pampulha em BH, Maratona de Porto Alegre e também a São Silvestre.  Agora vou poder realizar um sonho que parecia impossível: Correr a Maratona Olímpica”, comemora.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias