ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  20    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Bebê com 6 “dentes” surpreende, mas dentista explica equívoco

No entanto, outros dois bebês vieram ao mundo com dentinhos inesperados na mesma maternidade

Por Idaicy Solano | 30/05/2024 16:11
Genviva inchada e rugosa causou falsa impressão de que havia dentes de leite (Foto: Reprodução/Instagram)
Genviva inchada e rugosa causou falsa impressão de que havia dentes de leite (Foto: Reprodução/Instagram)

Após repercussão do caso de Arthur, bebê campo-grandense que aparentemente teria nascido com seis dentes, o recém nascido passou por avaliação com dentista, que descartou a hipótese. A condição não é impossível, mas é rara, e o desdobramento do caso levou até um outro nascimento, na mesma maternidade, de uma bebê que de fato nasceu com dois dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite.

Arthur ganhou os holofotes da internet após suas fotos serem compartilhadas nas redes sociais da obstetra que realizou o parto. Três dias após o nascimento, ele passou por consulta com a especialista em odontopediatria e odontologia hospitalar Regina Raffaele, 41, que explica que na verdade houve um equívoco.

Nas palavras da especialista, em vez de nascer com a gengiva “lisinha”, Arthur veio ao mundo com a formação dela mais arredondada, irregular e inchada, por isso causou a falsa sensação de que havia dentes. "Isso deu uma falsa sensação pra equipe médica de que ele tinha dentes, mas é só a anatomia da gengiva do bebê", explica.

No entanto, Regina atendeu a outros dois casos de bebês que vieram ao mundo com dentinhos inesperados, também nascidos na maternidade Cândido Mariano.

A primeira foi Ayala Eduarda, que acabou de completar um mês de vida. No caso dela, os dois dentes debaixo são reais. A odontopediatra diz que Ayla nasceu prematura, e ela foi chamada para avaliar a bebê quando ainda estava na UTI Neonatal. Regina solicitou um raio-x, exame em que foi constatado a erupção precoce dos dentes decíduos.

“Estou acompanhando a mãe [da Ayla] há um mês, ela esta amamentando, mas machuca o seio materno pelos dois dentinhos. Neste momento não iremos fazer nada, mas após a alta [do hospital], vamos arredondar o dentinho pra pontinha parar de machucar”, explica Regina.

Por enquanto, a recomendação da odontopediatra é fazer a limpeza dos dentes com gaze ou escova de dente infantil. Quando a bebê chegar na fase de introdução alimentar, a limpeza para a ser feita com escova e pasta com flúor, em pouca quantidade (grãozinho de arroz).

Ayla nasceu com dois dentinhos de leite; condição é rara, e não afeta na saude dos bebês (Foto: Arquivo Pessoal)
Ayla nasceu com dois dentinhos de leite; condição é rara, e não afeta na saude dos bebês (Foto: Arquivo Pessoal)

Além do dente de leite, os bebês também podem nascer com dente natal. Foi o que aconteceu na última terça-feira (28), também na maternidade Cândido Mariano, em que uma bebê nasceu com dentinhos nessas condições.

O dente natal são dentes molinhos, e Regina orienta que nessa situação, é necessário extrair os dentes antes que a criança acabe engolindo, e isso cause complicações. “Eles precisam ser avaliados por especialista, para que se possa ter certeza de que o dente é ou não de leite, pois se extrair, a criança fica sem o dente até nascer o permanente”, frisa.

Além dessas condições, a especialista conta que também podem haver outras alterações, como nos casos em que os bebês nascem com a língua presa. Por isso, é importante a avaliação com especialista.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias