ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

César se matou aos 14 anos, depois de menina de 12 cometer suicídio

Mãe abre o coração sobre a dor que é perder um filho para o suicídio e a importância do olhar sensível da sociedade para depressão

Thailla Torres | 02/08/2019 07:24
Patrícia (mãe) ao lado do único filho: César, que partiu aos 14 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Patrícia (mãe) ao lado do único filho: César, que partiu aos 14 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

César era um menino bom, segundo a mãe. Estava no Ensino Fundamental e sonhava em ser designer. Como muitos adolescentes, tinha planos de abrir o próprio negócio, viajar, fazer cursos e já dizia ter encontrado até namorada. César tentou viver, mas não conseguiu. 

Ele sentia dor imensa, que nem a mãe atenta conseguiu descobrir a origem. Mas tudo piorou depois de ter perdido o que considerava o 1º amor, outro ponto dramático dessa história que une 2 famílias.

No dia 4 de julho, a menina de 12 anos cometeu suicídio, em Campo Grande. César foi ao velório, depois passou a procurar respostas com a mãe da garota e nas últimas semanas de vida só chorava. No domingo, 28 de julho, tirou a própria vida.

A vontade de falar publicamente sobre o caso surgiu da mãe, a cabeleireira Patrícia Romero, de 33 anos, na tentativa de alertar pais para um problema assustador, que por muito tempo teve o debate como tabu.

Ela diz que tentou de tudo durante os 24 dias entre uma morte e outra. Deu amor, procurou especialista, pediu ajuda da escola e se ajoelhou diante do filho pedindo pela vida. “Mas a dor dele parecia muito grande. Às vezes ele parecia bem, cheio de sonhos, com vontade de viver, mas quando lembrava dela, chorava, dizia que não viveria sem”, descreve.

Mas o sofrimento não parecia ser pela perda recente. Pouco antes da menina se matar, César já passou a falar da vontade de morrer. “Ele já vinha com depressão há algum tempo. Ele estava perturbado, queria matar aula porque queria sair, queria andar e, com o passar dos dias, ele brigava na escola, ficava afastado dos colegas, dizia que queria se matar”.

Mãe conta sobre os últimos dias do filho que também perdeu namorada para o suicídio. (Foto: Henrique Kawaminami)
Mãe conta sobre os últimos dias do filho que também perdeu namorada para o suicídio. (Foto: Henrique Kawaminami)

Depois que a menina partiu, Patrícia entendeu que ele também precisava de ajuda. Passou então a lutar pela vida do filho. “Eu tinha muito medo que isso acontecesse com ele. Porque depois que ela se foi, tinha momentos que ele ficava bem e caia de novo”.

Patrícia diz que o filho já fazia terapia, mas nas últimas semanas escolheu ir ao psiquiatra. “Então eu corri para tentar marcar um médico para ele, para ser consultado e tomar remédio, mas não deu tempo”.

Ela acreditava que abraçar e pedir para César viver o faria superar a dor que sentia. Mas não foi assim que aconteceu. Os últimos 24 dias foram difíceis em casa, principalmente, na escola. “Eu tinha ido à escola porque ele teve problemas com um colega, então falei do momento difícil que ele estava passando, mas foi só isso, não recebemos nenhuma ajuda”.

A mãe diz que entendia as dores do filho e também os momentos de rebeldia da adolescência. “Além da dor, os jovens de hoje não querem esperar a hora certa, a vida parecia ruim porque nem sempre ele tinha as coisas que queria. Eu dei amor, falava todos os dias que o amava, quando ele vinha com grosseria eu tentava entender, mas não era só isso, ele precisava de mais ajuda”.

Patrícia ainda tenta entender a do filho e diz que deseja ajudar outros adolescentes. (Foto: Henrique Kawaminami)
Patrícia ainda tenta entender a do filho e diz que deseja ajudar outros adolescentes. (Foto: Henrique Kawaminami)
Amigos esperavam apoio na escola, mas não encontraram. (Foto: Henrique Kawaminami)
Amigos esperavam apoio na escola, mas não encontraram. (Foto: Henrique Kawaminami)

Primeiro, Patrícia se lembra dele sorrindo no último domingo quando o filho pediu para dormir em sua cama. “No dia anterior, sábado, fez planos, falou para mim das vontades dele e depois pediu para dormir comigo. No domingo eu falei que iria sair para visitar uma reforma que estamos fazendo, ele não quis ir e ficou deitado na minha cama”.

Horas depois, ela voltou para casa e ao acender a luz encontrou o filho sem vida. César ainda deixou uma carta, curta, com nomes de 7 pessoas que o fizeram feliz. Estavam na lista Patrícia, o pai, o padrasto e quatro amigos. Algo parecido com série adolescente polêmica, 13 Reasons Why, sobre uma estudante que comete o suicídio e deixa uma relação de pessoas que deram 13 razões para ela se matar.

Nesta quinta-feira, dois amigos de César apareceram no trabalho de Patrícia para dar um abraço nela. “Ele falou que queria morrer, eu abracei e disse que ele não precisava fazer isso. Ele então disse que ia repensar o assunto”, contou o amigo de 14 anos, colega de sala.

Depois da morte, os garotos esperavam apoio dentro da escola, mas não encontraram. “Só foram na sala falar que o caso aconteceu e nada mais. A escola nunca ligou muito, a gente fala sobre os problemas, mas todo mundo acha que é drama”, afirma.

A mãe também diz que enfrentou dificuldades para receber atendimento psicológico e psiquiátrico para o filho e sentiu falta de profissionais preparados para entender que os problemas na escola não eram só crises da adolescência. Hoje, respira fundo para conter as lágrimas e voltar a viver. “Eu ainda não voltei para a minha casa e já prometi que não volto mais. Vou alugar, mas lá não tenho coragem de ficar”.

Numa entrevista em que o tempo se fazia necessário a todo instante para enxugar as lágrimas e recuperar o fôlego,  Patrícia mostrou que ainda busca achar sentido na morte do filho. “Absolutamente nada vai trazer o meu filho de volta, mas ele morreu e deixou muito filhos para mim. Os amigos dele que estão desolados agora são os meus filhos e é por esses adolescentes que eu quero pedir ajuda”, finaliza.

Ajuda- Nem sempre é fácil tratar o assunto, falando da gravidade do problema, sem aprofundar na prática do suicídio. Mas precisamos falar sobre, dialogar é prevenir.

Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande (MS) mostram que 91 crianças e adolescentes tentaram se matar em 2018. Entre os casos, 84 eram meninas.

Em Campo Grande, o Grupo Amor Vida (GAV) presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através dos telefones (67) 3383-4112, (67) 99266-6560 (Claro) e (67) 99644-4141 (Vivo), todos sem identificador de chamadas. Ligue sempre que precisar!

Horário de funcionamento das 07:00 às 23:00, inclusive sábados, domingos e feriados. Informações também pelo site (clique aqui).

Césat tinha 14 anos e era um menino cheio de sonhos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Césat tinha 14 anos e era um menino cheio de sonhos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias