ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Com síndrome rara, Davi transformou único dia de vida em 4 meses de muito amor

Paula Maciulevicius | 15/03/2016 06:23
Davi com os irmãos João Marcelo e Pedro. (Fotos: Arquivo Pessoal)
Davi com os irmãos João Marcelo e Pedro. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Davi foi o caçula e o único filho "planejado" de Leilian. Depois de ser mãe de dois meninos, ela tentava uma menininha. Na gestação, os exames apontaram um probleminha cardíaco, confirmado entre o sétimo e oitavo mês. À época, a futura mamãe viajou para tratamento em São Paulo e foi informada de que o bebê poderia ter uma síndrome, mas os médicos não entraram em detalhes. A probabilidade de um em 6 mil caiu justamente no colo da mãe. Davi nasceu em dezembro de 2014, com a síndrome de Patau, que é quando o neném apresenta três cromossomos no grupo 13.

"O médico falou: ele pode viver um dia, 15 ou 30, mas o negócio é que ele vai morrer. E a gente ficou arrasado", repete as palavras ouvidas, Leilian Lopes Ajala Zanelatto de 33 anos. A síndrome causa deformidades, além de problemas cardíacos congênitos. 

Na literatura médica, Leilian não encontrou consolo. Os artigos que lia traziam detalhes mais horríveis da síndrome e nada animadores. Mas pelas redes sociais, conheceu uma criança que chegou aos 5 anos, o que trouxe esperança à mãe.

Davi aos 3 meses de vida.
Davi aos 3 meses de vida.

Foi ela quem procurou o Lado B para contar a sua história, passageira, intensa e eternizada, porque neste domingo, 13 de março, se celebra o "Dia da Conscientização da Síndrome de Patau".

À época, Leilian deixou os dois filhos mais velhos e o marido em Guia Lopes da Laguna, onde vivia, para morar durante quatro meses na Santa Casa, em Campo Grande. Por mais limitações que Davi tivesse, ela vibrou quando aos 2 meses de vida o bebê abriu os olhinhos. De aparência, logo que nasceu, Davi tinha todas as características de um bebê sindrômico, incluindo lábio leporino e fenda palatina.

"Pedi muito a Deus para eu conseguir cuidar do meu filho. O sonho de toda mãe é pegar o filho no colo, é trocar roupinha, dar banho. Isso era tudo o que eu queria, pelo menos trocar ele", recorda. A mãe, funcionária pública nos Correios, virou também enfermeira. Aprendeu e fazia sozinha a aspiração no filho, por exemplo e, qualquer dia a mais, era motivo de vitória e agradecimento.

"Como ele podia morrer amanhã, eu vivia todo dia como se fosse o último. Eu pedia todo dia a Deus para me deixar viver mais um pouquinho com ele", conta. Antes de completar quatro meses, quando toda a papelada para o home care foi autorizada e o bebê teria alta para viver em casa, Davi se despediu.

"O intestino rompeu, fizeram uma cirurgia e não conseguiram reverter". Os meses que vieram adiante foram de saudade postada nas redes sociais através de vídeos, fotos e o contato com outras famílias com filhos que têm a síndrome. Tanto no Facebook quanto no Youtube, Leilian criou canais para externar o que ficou por dentro, também como forma de lutar contra a depressão ao lado dos medicamentos.

"Ele era muito esperto apesar de ter a síndrome e chorava, pedia mama como qualquer outra criança. Quando ele estava no meu colo, quando eu pegava ele, a respiração subia, a saturação chegava a 100%. O que eles querem é amor, o nosso amor", relata.

A luta continuou por Davi e muitas outras crianças. "Quero mostrar que não é impossível, que nada é impossível quando se acredita em milagres", resume. No Facebook, a mãe administra as páginas "Meu guerreiro Davi" e Síndrome de Patau Brasil.

Curta o Lado B no Facebook.

Essa foi uma sugestão do amigo e jornalista Renan Gonzaga.

"O sonho de toda mãe é pegar o filho no colo... Isso era tudo o que eu queria..."
"O sonho de toda mãe é pegar o filho no colo... Isso era tudo o que eu queria..."
Nos siga no Google Notícias