ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Dona de 'prainha' que bombou no País, Maria Helena morre aos 80 anos

Filho descreveu a mãe como uma mulher cheia de energia e dona de um alto astral contagiante

Por Clayton Neves | 29/08/2025 17:25
Dona de 'prainha' que bombou no País, Maria Helena morre aos 80 anos
Maria Helena era professora aposentada e tinha 80 anos. (Foto: Bruno Nóbrega)

Dona da ‘prainha’ em Campo Grande que foi destaque em todo o País, Maria Helena Silva Nóbrega partiu nesta sexta-feira, aos 80 anos, após complicações de um AVC. Baiana, a professora aposentada transformou o quintal do sítio onde morava na réplica de uma praia, projeto que despertou olhares de todo o Brasil e fez com que ela pudesse matar a saudade da terra natal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Maria Helena Silva Nóbrega, criadora da "prainha" de Campo Grande (MS), faleceu aos 80 anos devido a complicações de um AVC. A professora aposentada ficou nacionalmente conhecida em 2021, após transformar o quintal de sua casa em uma réplica de praia, com areia, pedras, cascatas e piscina. O projeto, que custou cerca de R$ 200 mil, era uma forma de matar a saudade de sua terra natal, a Bahia.Natural da Bahia, Maria Helena buscava conforto e a sensação de proximidade com o mar em sua "prainha". Seu filho, Bruno Nóbrega, a descreve como uma mulher cheia de energia e alto astral, cuja história inspirou pessoas durante a pandemia. Ela sonhava em comemorar seus 80 anos na Bahia, mas seu estado de saúde a impediu. Maria Helena deixa três filhos e quatro netos. O velório está previsto para a manhã de sábado.

Foi em 2021 que Maria Helena ficou conhecida nacionalmente, quando decidiu recriar o cenário que tanto amava a apenas 17 km do centro da Capital. O espaço tinha pedras, cascatas, cachoeira, piscina e areia com textura semelhante à da praia. “Ela queria se sentir perto do mar, mesmo longe dele”, contou o filho, Bruno Nóbrega.

Para realizar o sonho, Maria investiu cerca de R$ 200 mil e chegou a vender o carro. Apesar de pequena, ela dizia que o espaço era acolhedor e confortável.

Dona de 'prainha' que bombou no País, Maria Helena morre aos 80 anos
Praianha tem projeto de paisagismo e área com cascata. (Foto: Arquivo Pessoal)

Bruno descreve a mãe como uma mulher cheia de energia e dona de um alto astral contagiante. “Foi uma pessoa que viveu muito bem, deixou um legado. A história dela na pandemia motivou muitas pessoas, porque mesmo isolada, buscava coisas diferentes”, contou.

Apaixonada pelo Nordeste, ela sonhava comemorar os 80 anos na Bahia, mas a saúde já não permitia grandes viagens. “A prainha que ela tinha feito confortava. Ali ela ela aproveitava e era o jeito de sentir que ainda estava perto do que amava”, disse o filho.

Bruno lembra com carinho do último momento com a mãe. “Ela sempre falava que não queria ficar dependendo dos outros. E Deus fez a vontade dela. Ficou poucos dias no hospital e já descansou. Se tivesse sobrevivido, os médicos disseram que teria muitas sequelas, e isso ela não queria nunca”, revela.

Maria deixa três filhos e quatro netos. O velório está previsto para a manhã de sábado (30).

Dona de 'prainha' que bombou no País, Maria Helena morre aos 80 anos
Aposentada dizia que local era refúgio acolhedor.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.