ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Encontro de mulheres com orgulho dos cachos cresce, cheio de gente estilosa

Naiane Mesquita | 07/08/2016 20:00
Encontro foi realizado na Plataforma Cultura na tarde de hoje (Foto: Fernando Antunes)
Encontro foi realizado na Plataforma Cultura na tarde de hoje (Foto: Fernando Antunes)

Enquanto algumas mulheres ainda lutam para manter o cabelo liso dentro de um padrão imposto há séculos pela sociedade, as meninas do 2º Encontro de Crespos e Cachos de Mato Grosso do Sul deixaram de lado há muito tempo o secador e a chapinha para dar liberdade a beleza de cada uma delas. Prova disso é a realização de mais uma edição do evento, que estava previsto para novembro, mas precisou de um fôlego a pedido dos próprios seguidores. O encontro foi realizado na tarde de hoje, na Plataforma Cultural, em Campo Grande. 

As tranças eram feitas na hora (Foto: Fernando Antunes)
As tranças eram feitas na hora (Foto: Fernando Antunes)

“Nós recebemos muitos depoimentos nas páginas de Crespos e Cacheados e no grupo de whats que nós temos. De pessoas que sofreram algum tipo de preconceito ou que querem dicas para assumir o cabelo cacheado ou crespo. Essa procura e, a pedidos delas, que nós resolvemos fazer esse segundo encontro em agosto e manter o próximo para novembro”, afirma uma das organizadoras, a professora Angela Batista, 23 anos.

A coordenação do evento é toda realizada por moças jovens que cansaram de sofrer preconceito ao tentarem assumir o cabelo real. Com o propósito de empoderar outras jovens que passam por isso diariamente e discutir questões relacionadas ao preconceito que elas criaram o evento. A primeira edição foi em novembro de 2015 e teve um resultado surpreendente com a participação de muitas mulheres.

“Dessa vez nós preparamos apresentações culturais, de grupos da Comunidade Tia Eva, tem oficina para ensinar a usar o turbante e outras palestras e depoimentos”, ressalta Angela.

Ravena tem três anos e já ostenta o cabelo crespo (Foto: Fernando Antunes)
Ravena tem três anos e já ostenta o cabelo crespo (Foto: Fernando Antunes)

No local também foram comercializadas roupas no estilo urbano, além de comidas, como o acarajé e até a produção de trancinhas afros na hora. Na plateia, vários representantes de grupos que discutem há anos o preconceito e a representatividade negra estavam presentes.

A educadora social Romilda Pizani, 35 anos, levou a filha Ravena Amy Pizani, 3 anos, para o evento. As duas ostentavam o cabelo crespo com muito orgulho e direito a lacinho vermelho no cabelo da pequena.

“É muito importante que aconteça eventos como esse, em que podemos tocar na vértebra do problema. A estética negra sempre foi muito criticada e colocar a mostra isso fortalece para que outras jovens tenham autoestima para perceber que não há problema em se ter o cabelo cacheado ou crespo”, explica Romilda.

Integrantes do grupo Tez, de trabalho e estudo zumbi que existe há 31 anos, Romilda elogia a iniciativa das meninas. “É ótimo que a minha filha cresça com essa consciência. Acho que toda menina negra em algum momento teve dúvidas e detestou o cabelo, mas há necessidade de isso acontecer”, reforça.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias