ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Feriado em dia útil só em novembro? Não para quem estiver em Campo Grande

Dia do padroeiro, aniversário da cidade e aniversário de Mato Grosso do Sul serão folgas "extras" na Capital

Por Cassia Modena e Geniffer Valeriano | 02/06/2024 16:19
Próximo feriado em Campo Grande é 13 de junho, Dia de Santo Antônio (Foto: Cassia Modena)
Próximo feriado em Campo Grande é 13 de junho, Dia de Santo Antônio (Foto: Cassia Modena)

Quem aproveitou o feriadão de Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira) para descansar ou viajar, aproveitou. Quem não aproveitou, terá que esperar até o da Proclamação da República (15 de novembro, sexta-feira) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro, quinta-feira) para folgar em dia útil. É que todos os outros feriados nacionais a seguir vão cair em sábados, para a tristeza de quem ama essas pausas na rotina.

Mas, quem estiver em Campo Grande, não terá que esperar esses mais de cinco meses de intervalo porque há dois feriados municipais e um feriado estadual à vista.

O primeiro deles está bem próximo e é o que celebra o Dia de Santo Antônio, padroeiro da Capital. Será em 13 de junho, uma quinta-feira. É oportunidade, inclusive, para quem puder esticar o descanso em quatro dias, no total: quinta-feira (13), sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16), voltando à ativa somente na outra segunda-feira, 17 de junho.

No feriado de Santo Antônio, igreja católica faz tradicional venda de bolos com alianças "surpresas" (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
No feriado de Santo Antônio, igreja católica faz tradicional venda de bolos com alianças "surpresas" (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O segundo é o feriado do aniversário de Campo Grande. A Capital completará 125 anos em 26 de agosto, que cai numa segunda-feira. Contando a partir do fim de semana anterior, podem render três dias de folga.

O terceiro e último feriado "extra" é o do aniversário de Mato Grosso do Sul. O Estado terá feito 147 anos de criação em 11 de outubro, uma sexta-feira. Na sequência, virá o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, mas num sábado.

No meio desse calendário de feriados em dias não úteis, ficaram para trás, além do Dia da Padroeira, o Dia da Independência do Brasil (7 de setembro) e o de Finados (2 de novembro). Todos em sábados.

Restarão, então, o Dia da Proclamação da República e o Dia da Consciência Negra em feriados nacionais. Sem esquecer que, em dezembro, vem o Natal (25). Este ano, ele vai cair numa quarta-feira.

Programação - Neste domingo (2) pós-feriado de Corpus Christi, o Campo Grande News perguntou nas ruas da Capital como os feriados municipais e o estadual serão aproveitados.

O churrasqueiro João não programou nada; vai trabalhar (Foto: Marcos Maluf)
O churrasqueiro João não programou nada; vai trabalhar (Foto: Marcos Maluf)

O churrasqueiro João Evaniel, 27 anos, vai trabalhar. "Talvez no próximo ano eu viaje, mas este ano eu não me programei para mais nada", fala. Ele afirma gostar dos feriados, não necessariamente porque dá para descanar. "Acho que poderia ter mais. Se eu não folgo, eu ganho em dobro [no trabalho", conta.

O microempreendedor Gustavo Contar, 28 anos, pretende ficar no sofá de casa. "Eu vou aproveitar o feriado para assistir filme". Ele é outro que gosta de feriados, mas preferiria que houvesse menos, para não atrapalhar o negócio. "Já tem feriado o suficiente. Para pequenos empresários como eu, sai caro, porque ou eu fecho, ou eu tenho que pagar dobrado [para o funcionário]", explica.

A funcionária pública Leonir Leite, de 65 anos, sempre aproveita os feriados para visitar a família. Para ela, qualquer folga é bem-vinda. "Passo os meus feriados visitando minha família. Hoje acabei de chegar de viagem, estava visitando a minha filha que mora no interior do Estado", fala. Mas neste 13 de junho, ela já avisou que pretende ficar em casa descansando.

Dono de pequeno negócio, Gustavo vê impacto que feriado tem nas atividades da empresa (Foto: Marcos Maluf)
Dono de pequeno negócio, Gustavo vê impacto que feriado tem nas atividades da empresa (Foto: Marcos Maluf)

Mais um - No caso de Leonir Leite e de outros funcionários públicos de Campo Grande, tem mais um feriado à vista: o Dia do Servidor Público.

Será em 28 de outubro, este ano, uma segunda-feira.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias