ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Gratidão faz proprietária trocar carro moderno por reforma de Chevette 79

Anny Malagolini | 23/09/2013 06:23
Há 31 anos Irene mantém chevette na família (Foto: João Garrigó)
Há 31 anos Irene mantém chevette na família (Foto: João Garrigó)

São 31 anos na família, por isso tamanho apego e zelo a um Chevette branco, ano 79. A relíquia é conservada com motor, rodas e até a pintura original. O painel tem madeira, tudo bem cuidado pela aposentada Irene Vieira de Rezende, de 73 anos.

Dia desses, os filhos bem que tentaram fazer com que a mãe se livrasse do veículo. Uma vaquinha entre eles arrecadou dinheiro suficiente para um carro mais moderno. Teimosa, Irene conta que até aceitou o presente, porém, tinha outros planos. Decidiu gastar dando um “trato” no velho companheiro. “Fui lá e reformei o carro, não quero outro. Acho que agora já entenderam”.

O recado é de valores como gratidão e desapego às aparências. O Chevette nunca deu problemas, por isso não precisa ser substituído, na avaliação de Irene.

O veículo foi comprado com o dinheiro da venda de um Fiat 147 e uma linha telefônica. Sim, naquela época as pessoas vendiam linha de telefone fixo.

O anúncio do carro foi visto pelo marido, em um jornal, e logo o negócio foi fechado. Irene é a segunda dona do veículo, que até hoje só rodou 43 mil quilômetros. Como mora em um prédio na 13 de Maio, quando sai, prefere caminhar.

Além de achar o carro bonito, o motivo para tanto carinho é a história. O carro participou de boa parte da vida da família. São vários momentos na lembrança, como as idas e vindas das crianças à escolaFilhos e netos, por exemplo, aprenderam a dirigir no Chevette, mas sempre sob os olhares atentos da dona. “Não gosto muito de emprestar, vai que estragam”, comenta.

“O carro reconhece o dono”, acredita ela, um motivo para quase nunca ter a deixado no “aperto”, apesar do motor nunca ter passado por reforma e funcionar com peças originais de fábrica. Ela  garante que o Chevette só a deixou uma vez na “mão”. “Acabou a bateria”, comenta.

O modelo deixou de ser fabricado em 1989, por isso tem pouco valor de mercado, mas não falta gente pedindo para comprar e um sonoro não como resposta.

Irene diz sempre ser abordada por pessoas interessadas no veículo. A resposta é sempre a mesma, pronta há anos: “Não estou com a intenção de vender, não”. Uma forma de dizer sem muitas explicações que o carro não preço. Quando está inspirada, até sugere alguns valores bem acima do mercado, para espantar os insistentes.

Painel do Chevette permanece o intacto (Foto: João Garrigó)
Painel do Chevette permanece o intacto (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias