A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

30/03/2018 18:43

Na Via Sacra, meninada aprende que Páscoa vai além do chocolate

Marcada para ter início às 15h a Via Sacra da Comunidade São Pedro e São Paulo, na Moreninha III, só foi começar por volta das 18h. E mesmo com a demora até os pequenos fieis aguardaram o início da procissão.

Adriano Fernandes e Miriam Machado
Meninada animada para acompanhar a via sacra mesmo sobre a ameaça de chuva. (Foto: Paulo Francis) Meninada animada para acompanhar a via sacra mesmo sobre a ameaça de chuva. (Foto: Paulo Francis)

Mais que uma encenação artística, a Via Sacra na Moreninha III, nesta Sexta-Feira Santa é, para alguma mães, também uma oportunidade de ensinar para os filhos que a data vai muito além dos ovos de chocolate e o mito dos coelhinhos saltitantes.

Em meio a multidão, alguns pequenos fieis também acompanham a procissão, entre uma brincandeira e outra e sobre a tutela das mães devotas.

“Mas ele sempre gostou de assistir, só que eu explico bem sobre o verdadeiro significado da encenação. Hoje ainda lembrei ele que o ovo é só um símbolo do comércio e o que realmente importa é a fé”, comentou doméstica Célia Said, 50, ao lado do filho Antônio Carlos, de 8.

Quem também reafirma essa ideia é a dona de casa Cleide Oliveira, de 34 anos, que levou a filha Ana Beatriz, de 5 anos. Mas na família tem quem não se contenha só a assistir. “O irmão dela participa da encenação e fazia os ensaios lá em casa. Ela até queria participar, então ficou um pouco mais fácil fazer ela entender”, conta.

Célia e o filho Antônio Carlos, de 8 anos. (Foto: Paulo Francis) Célia e o filho Antônio Carlos, de 8 anos. (Foto: Paulo Francis)
Cleide levou a filha Ana Beatriz, de 5 anos, na Via Sacra.(Foto: Paulo Francis) Cleide levou a filha Ana Beatriz, de 5 anos, na Via Sacra.(Foto: Paulo Francis)

Cleide ainda opina que não só a igreja como a escola também auxiliam nesse entendimento. “Antigamente a escola só mencionava o coelhinho e o ovo, mas hoje em dia também explica sobre o contexto por trás da páscoa”, diz.

“É um dia muito feliz em que papai do céu renasceu e deu mais alegria para as crianças”, acrescentou Ana, entusiasmada.

Já a professora Rosileide dos Santos, de 40 anos, levou além dos filhos Gustavo Henrique, 8, e Rafael Henrique, 6, também os dois sobrinhos Samuel e Sofia para assistirem a encenação. Ela também ressalta que a cobrança da garotada pelo ovo de chocolate é inevitável.

“É um simbolo que agrada mas tento fazer eles entedederem que há uma importância por trás disso. O valor que Jesus teve em nossa vida e que a ressurreição foi por nós e que ele é eterno”, conclui.

A encenação - Marcada para ter início às 15h a Via Sacra da Comunidade São Pedro e São Paulo, na Moreninha III, só foi começar por volta das 18h, depois que o caminhão onde é feita a encenação atolou, durante o ensaio de som o Parque Jaques da Luz, no bairro. 

Apesar do atraso os fieis aguardaram o início da Via Sacra, mesmo debaixo de chuva. 

Confira algumas imagens do evento. 


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.