A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Novembro de 2017

23/10/2017 06:40

Pesquisa sobre cooperativismo fortalece o crescimento do setor

Em novembro ocorre o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC)

Informe Publicitário
Pesquisa sobre cooperativismo fortalece o crescimento do setor

Pesquisa é preponderante para o desenvolvimento de qualquer setor da economia, com o cooperativismo não é diferente. Por isso, o Sistema OCB vem fomentando as pesquisas na área e promove o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O encontro será realizado em Brasília, de 20 a 22 de novembro, e terá como tema central “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”.

Mato Grosso do Sul teve trabalhos selecionados para o encontro, inclusive entre os 50 melhores. Dois deles são: “Governança Corporativa e desempenho em cooperativas agropecuárias”, de Jean Carlos da Silva Américo e Silvia Morales de Q. Caleman, o outro “Governança cooperativa: as práticas de governança consideram os princípios cooperativistas? Uma análise acerca de manuais de boas práticas”, de Alessandra Hocayen da Silva, Silvia M.Q.Caleman, Antônio João Hocayen-da-Silva.

A professora doutora, Silvia Morales de Queiroz Caleman, coautora dos trabalhos afirma que a pesquisa é importante para fortalecer e dar base ao cooperativismo. “A área permite diversas validações teóricas e empíricas para o aperfeiçoamento dos processos gerenciais, governança e estratégias organizacionais, mecanismos de controle gerenciais e financeiros. A organização cooperativa envolve iniciativas e estratégia de cooperação que merecem ser melhor compreendidas pela sociedade, empreendedores e pesquisadores”, declara.

Ela ainda destaca que o tema é bastante estudado pela Academia, mas ainda precisa ter mais divulgação dos trabalhos. “Considero que assuntos como: governança corporativa, estratégias para eficiência de uma ação coletiva e processo de tomada de decisão em iniciativas de cooperação são de extrema importância para aumentar a eficiência de gestão das cooperativas”, explica a doutora.

O 4º EBPC é um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias, capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável nas cooperativas. Esta edição teve recorde de trabalhos inscritos e um dos motivos é que as cooperativas aumentaram sua participação na economia. O acesso aos dados das cooperativas é uma consequência desta importância crescente, o que tem estimulado a ampliação do interesse e do desenvolvimento de estudos sobre as mesmas.

O Sistema OCB estimula a pesquisa sobre cooperativas, pois os resultados encontrados nos trabalhos acadêmicos são muito úteis, pois analisa todo o cenário e tendências do cooperativismo, promovendo o seu crescimento.

Para maiores informação sobre 4º EBPC acesse o site e fique por dentro das novidades.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.