ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Projeto abre inscrições para cadastro de doação gratuita de próteses de mãos

Para receber a prótese, é preciso ter a partir de 7 anos e possuir um coto no antebraço com no mínimo 14 cm

Por Clayton Neves | 11/07/2025 16:35
Projeto abre inscrições para cadastro de doação gratuita de próteses de mãos
Projeto chegou ao Brasil em 2023, quando a primeira remessa dos acessórios desembarcou no Paraná.

O Projeto Mãos Solidárias, que conta com a participação do Rotary Club, está com inscrições abertas para selecionar pessoas que tiveram alguma das mãos amputadas, para receber próteses mecânicas gratuitamente. O cadastro pode ser feito pelo link: https://maos.mobilidadeparatodos.org/.

Em abril deste ano, o Campo Grande News contou a história de Jaimir da Silva, que precisou amputar uma das mãos depois de levar uma descarga elétrica de 34 mil volts enquanto trabalhava em uma fazenda, em novembro de 2023. Com a nova prótese, ele ganhou uma segunda chance de viver com independência.

Segundo Aurora Waqued, integrante da diretoria do Rotary Club São Francisco, em Campo Grande, o projeto nasceu no Paraná, mas foi inspirado por uma tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos.

Projeto abre inscrições para cadastro de doação gratuita de próteses de mãos
Pra Jaimir, receber prótese após após acidente trágico foi nova chance para recomeçar. (Foto: Clayton Neves)

"Esse projeto é uma parceria com uma empresa dos Estados Unidos, que desenvolveu uma prótese mecânica de baixo custo. Inicialmente, ela foi criada para crianças vítimas de minas terrestres em zonas de guerra, mas o sucesso foi tão grande que resolveram expandir", explica.

Aurora conta que a prótese é resultado de uma história emocionante. "O criador perdeu a filha e quis criar um legado em nome dela. Então, eles doaram o projeto para uma fundação, que passou a distribuir as mãos gratuitamente. Quem recebe não paga nada, nem pela prótese nem pelo envio", detalha.

O projeto chegou ao Brasil em 2023, quando a primeira remessa dos acessórios desembarcou no Paraná. "Vieram cerca de 100 mãos na primeira remessa, depois mais 300. Já distribuímos todas", lembra pontua. Agora, um novo lote está sendo preparado para atender novas pessoas no Brasil inteiro, inclusive em Mato Grosso do Sul.

Projeto abre inscrições para cadastro de doação gratuita de próteses de mãos
Prótese de mão mecânica foi dada pelo projeto Mãos Solidária, do Rotary Club. (Foto: Clayton Neves)

Para receber a prótese, a pessoa precisa ter ao menos 7 anos de idade e possuir um coto no antebraço com no mínimo 14 centímetros, para que o encaixe seja possível. "Não existe restrição de classe social ou qualquer outro critério. A única exigência é essa medida do coto", enfatiza Aurora.

A prótese chega totalmente de graça, montada por voluntários que ainda enviam uma cartinha e, às vezes, uma foto da equipe que montou.

Além do caso de Jaimir, outro morador de Campo Grande já está cadastrado para receber uma mão mecânica. "O José Ferreirinha foi indicado pelo próprio Jaimir. Mas o projeto não se limita à nossa cidade ou ao Estado. Ele é para o Brasil todo", reforça.

Para Aurora, a iniciativa resume a essência do Rotary. "O lema deste ano é ‘Unidos para fazer o bem’. Nosso trabalho é buscar onde a comunidade precisa e encontrar soluções. Não só com as próteses, mas também com projetos em escolas, instituições e em qualquer lugar que houver uma necessidade", finaliza.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias