ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Tradição de Chica Baiana volta em Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá até dia 06

Paula Maciulevicius | 02/01/2014 06:16
Uma das festas folclóricas mais celebradas no País, Boi Bumbá, também acontece no Estado, em Piraputanga.
Uma das festas folclóricas mais celebradas no País, Boi Bumbá, também acontece no Estado, em Piraputanga.

Música, cantos, pontos e ladainhas. A caminhada pelo vilarejo de Piraputanga traz na bagagem o resgate da tradição de Chica Baiana. Em janeiro, o distrito de Piraputanga retoma, depois de dois anos de pausa, a Folia de Reis e a Festa do Boi Bumbá.

Vinda da cidade de Engenho de Água Branca, foi em 1949 que Chica Baiana adentrou nas terras sul-mato-grossenses e fez do distrito de Piraputanga, seu lar e palco para a “Folia de Reis” e a “Festa do Boi Bumbá”.

Quem está hoje à frente do boi é o músico músico Rony Petersom, descendente da comunidade, que recebeu de Chica Baiana “o boi”, ou seja, a função de “continuar” e reacender a chama da festa que estava sendo apagada. Com recursos mínimos da própria comunidade, as festas foram realizadas em 2010 e 2011, mas por falta de infra-estrutura e dinheiro, ficou dois anos parada.

Festa contempla a cultura das comunidades quilombolas de Piraputanga.
Festa contempla a cultura das comunidades quilombolas de Piraputanga.

A programação começa dia 3 e termina na próxima segunda, dia 6, com a missão de resgatar e desenvolver uma prática cultural e popular que costumava acontecer no centro da vida social da comunidade baiana instalada em Piraputanga.

Além de trazer à tona um modo de produção coletiva de folguedos tradicionais que parecem estar em extinção no seio das comunidades, o resgate vai relembrar quem são, da onde vieram e celebrar a possibilidade de estarem juntos ainda.

A festa ganha agregados sul-mato-grossense, já que a iniciativa mistura a cena artística do Estado entre as raízes tradicionais baianas.

Na Folia dos Reis, participantes caminham por todo vilarejo.
Na Folia dos Reis, participantes caminham por todo vilarejo.

O ponto de encontro será a pousada central de Piraputanga, na avenida Getúlio Vargas, 290. Nesta sexta e sábado, acontecem das 16h às 19h, o ensaio musical com todos os interessados em aprender os cantos, pontos e ladainhas. No sábado mesmo, às 19h, começa a caminhada pelo vilarejo, com a "Folia de Reis". No dia seguinte, a andança é retomada nas comunidades Furna dos Baianos I e II e o encerramento das festividades será na segunda-feira, com a “Festa do Boi Bumbá".

As informações de hospedagem e detalhes da programação podem ser conferidos na página da produtora Ripa Na Chulipa, que realiza o evento e também pelo Facebook.

Nos siga no Google Notícias