ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

'Fissurados' lotam Parque das Nações para formar maior roda de tereré do mundo

Jeozadaque Garcia e Fernando da Mata | 05/02/2012 18:59
Segundo a organização, evento reuniu pelo menos 10 mil pessoas no Parque das Nações. (Foto: Fernando da Mata)
Segundo a organização, evento reuniu pelo menos 10 mil pessoas no Parque das Nações. (Foto: Fernando da Mata)

Tombado em 2011 como patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso do Sul, o tereré reuniu pelo menos 10 mil pessoas no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, neste domingo (5). Destas, cerca de 1,1 mil formaram uma roda considerada a maior do mundo pelos organizadores do evento.

“A ideia de fazer essa roda surgiu no ano passado, quando o tereré foi tombado como patrimônio histórico e cultural. Chegamos ao número esperado de pessoas antes do previsto este ano”, comenta Alex Bacheca, organizador do evento.

Segundo Bachega, o objetivo da rádio que promoveu a roda é dobrar o número de participantes de 2013. “Pensamos em valorizar a cultura sul-mato-grossense”, afirma.

A fila para entrar na roda de tereré foi extensa e começou a se formar por volta da 11h. Apesar disso, os mais ‘viciados’ pela bebida chegaram bem mais cedo no local e, alguns, até acamparam na entrada do parque.

“Acordo e durmo tomando tereré. É um vício”, diz estudante. (Foto: Fernando da Mata)
“Acordo e durmo tomando tereré. É um vício”, diz estudante. (Foto: Fernando da Mata)

O estudante Carlos Gavilan, de 22 anos, foi o primeiro a chegar no local. Ele e alguns amigos jogavam baralho na noite de sábado (4) quando decidiram seguir para o Parque das Nações e acampar no portão.

“Acordo e durmo tomando tereré. É um vício”, garante o estudante, que levou três sacos de gelo, garrafas e cinco pacotes de erva para o evento.

O encontro também reuniu famílias. A consultora educacional Leila Maciel, de 39 anos, foi convencida pelos dois filhos, Julia e Eduardo, a ir até a roda.

“Tomamos muito tereré, desde sempre. Eles que me perturbaram para vir”, diz.

Tereré para abrir o apetite - Além de refrescar o calor, o tereré também tem seus benefícios nutricionais, segundo a corretora de seguros Valéria Leão, de 30 anos.

“Tomo tereré todo dia às 10h para abrir o apetite”, conta.

Valéria e os outros 13 membros de sua família fugiram do calor, que castigou os participantes do evento, e escondeu-se sob uma das árvores do parque.

“Nós estávamos na roda, mas preferimos fugir do sol”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias