ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Consumo

Parque dos Poderes ganha nova feira no 1º domingo do mês

Primeira edição do Mercado de Pulgas, um bazar ao ar livre, está sendo realizado neste domingo (3)

Por Aletheya Alves | 03/12/2023 10:48
Feira reúne antiguidades como máquinas de escrever. (Foto: Aletheya Alves)
Feira reúne antiguidades como máquinas de escrever. (Foto: Aletheya Alves)

Com nome diferente, o Parque dos Poderes ganhou uma nova feira hoje (3), que será realizada todo 1º domingo do mês. O “Mercado de Pulgas”, um bazar ao ar livre, está sendo realizado na Rua do Poeta, próximo aos altos da Afonso Pena, até as 14h.

Na organização da feira, Dora Alves explica que o nome da feira vem para resumir seu intuito. “Esse tipo de evento existe em várias partes do Brasil, mas não tinha chegado a Campo Grande ainda. Aqui, os expositores podem vender de tudo e é por isso que se chama Mercado de Pulgas, porque não tem valor mínimo ou máximo”.

Uma das peculiaridades da feira, como relata Dora, é que além das vendas, há um espaço de trocas. “Nós temos uma tenda em que os expositores colocaram alguns produtos e os clientes podem oferecer o seu em troca. Caso haja uma diferença de valores, a pessoa paga o que falta e consegue levar o produto”.

Ainda sobre o Mercado de Pulgas, esse tipo de ação surgiu nos subúrbios de Paris durante o século XIX. Na época, um vendedor montou uma loja com itens usados e deu o nome de “marché aux puces”, o mercado de pulgas.

Integrantes da nova feira, Dora, Zé Carlos, Plínio e Amanda. (Foto: Aletheya Alves)
Integrantes da nova feira, Dora, Zé Carlos, Plínio e Amanda. (Foto: Aletheya Alves)

Trabalhando no ramo de antiguidades, ela narra que o evento também é um bom espaço para quem atua com esse tipo de produto. “Nós conseguimos trazer discos de vinil, objetos variados, roupas. A cidade precisava disso”, relata.

Apoiado pela Prefeitura de Campo Grande, o evento surgiu como uma demanda popular, tendo sido sancionado como lei através do vereador Otávio Trad. A autoria foi cidadã pelo frequentador de feiras José Roberto da Silva Almeida.

Entre os expositores, Plínio Carlos dá exemplos sobre a diversidade de itens que são encontrados por ali. “Nós temos caixas de charutos que eram clássicos e até baralhos vindos do Japão, da Espanha”.

Caixa antiga de charutos está entre os itens citados por Plínio. (Foto: Aletheya Alves)
Caixa antiga de charutos está entre os itens citados por Plínio. (Foto: Aletheya Alves)
Jogos de baralho estão entre os produtos vendidos na feira. (Foto: Aletheya Alves)
Jogos de baralho estão entre os produtos vendidos na feira. (Foto: Aletheya Alves)

Para ele, que dedica a vida às feiras, expor em mais uma é sinônimo de vitória. Conforme a organização, cerca de 50 expositores foram cadastrados e se concentram principalmente nos ramos de antiguidades, artesanatos e brechós.

Fora das antiguidades, Elaine reis se encaixa na categoria de artesanatos e conta que ficou sabendo da novidade através de colegas de feiras. “Eu estava expondo e um colega me contou sobre. Achei muito importante porque é bastante variado, apesar de ter mais pessoas das antiguidades”.

Elaine detalha que já aproveitava os domingos para passear pelo Parque dos Poderes e, agora, os trajetos serão compartilhados com exposição de seus produtos. No seu caso, os itens são itens feitos a partir de retalhos e chita.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Nos siga no Google Notícias