ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Bloco de rua Capivara Blasé lança webdoc e relembra folias sem covid

No mesmo dia em que os tradicionais desfiles teriam início, 1º episódio revela alegria viva e folia de esperança; amanhã continua

Raul Delvizio | 15/02/2021 17:20
Capivara Blasé se fixou como um dos mais tradicionais blocos de rua da Capital e o 2º dos maior de todo o Centro-Oeste; neste ano, folia virou palco de websérie carnavalesca (Foto: Helton Perez/Vaca Azul)
Capivara Blasé se fixou como um dos mais tradicionais blocos de rua da Capital e o 2º dos maior de todo o Centro-Oeste; neste ano, folia virou palco de websérie carnavalesca (Foto: Helton Perez/Vaca Azul)

No ano em que a covid-19 não deu trégua para o Carnaval e a folia teve que se resguardar dentro de casa, o bloco Capivara Blasé lançou hoje (15) um webdocumentário em dois episódios que não só traz um "gostinho" carnavalesco em tempos pandêmicos, mas relembra sua história de quase 10 anos nas ruas de Campo Grande, mostrando que a esperança continua viva para o breve retorno de uma das festas mais tradicionais no Brasil.

"O público vai poder conferir várias histórias, algumas até então desconhecidas outras inusitadas, desde o início do Capivara até sua consolidação como referência no Carnaval de rua de Mato Grosso do Sul. Mas o vídeo também foi pensado para levar uma mensagem de alegria e fé, de que em breve iremos todos curtir uma verdadeira folia", acredita Vitor Samudio, diretor de teatro de 36 anos e fundador e organizador do Capivara Blasé.

Assista abaixo:

Considerado um dos maiores bloquinhos da Capital e o 2º maior do Centro-Oeste, em 2021 o Capivara Blasé se posicionou a favor do cancelamento do Carnaval para a segurança de todos os foliões e suas famílias, respeitando aqueles que perderam suas vidas devido a pandemia do novo coronavírus que já assola há quase 1 ano.

"As pessoas se esquecem disso, mas o Carnaval também se trata de um ato político e não só uma festa. Se pudéssemos ir às ruas, o povo com absoluta certeza mostraria mais uma vez a democracia em sua pura essência. Carnaval é o momento de rirmos das nossas tragédias coletivas, mas também de nos posicionarmos e fazermos crítica de como está o nosso país", considera.

A websérie "Capivara Blasé – A Rua é do Povo", segundo Vitor, é uma forma de homenagear e agradecer aos mais de 50 mil aderentes do "Manifesto Capivara". "Não promovemos nenhuma atividade festiva de Carnaval devido a gravidade da situação que todos nós vivemos. Por isso, o momento é mesmo de nos cuidarmos. Antes da folia, nosso compromisso é com a vida", ressalta.

Bloco está nas ruas desde 2014, somando ao todo 8 folias de Carnaval (Foto: Helton Perez/Vaca Azul)
Bloco está nas ruas desde 2014, somando ao todo 8 folias de Carnaval (Foto: Helton Perez/Vaca Azul)

Já são 8 anos de Carnaval de rua, desde 2014. No 2º ano em que a covid-19 ainda nos acompanha, Vitor assinala que a esperança é a última que morre – assim como o brilho da purpurina, o samba-enredo e a magia dos foliões nas ruas. "Acreditamos sim que em 2022 será possível curtir um Carnaval seguro, somente quando todos os brasileiros tiverem acesso à vacina. Claro que depende de um esforço responsável e consciente do Governo Federal. São nossas vidas em jogo, e nem no Carnaval a gente brinca com isso", finalizou.

O webdoc já se encontra em todas as redes sociais do Capivará Blasé, assim como no seu canal do YouTube. Amanhã (16), a partir das 14h, será possível acompanhar o segundo e último episódio da série.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias