ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Com bençãos e noites temáticas, começa hoje a Festa de São Sebastião

Esta é a 68ª edição com novenas, missas, eventos culturais e gastronômicos. Confira a programação.

Thailla Torres | 11/01/2018 07:07
Este ano a previsão é receber mais de 10 mil fiéis. (Foto: Arquivo/São Sebastião)
Este ano a previsão é receber mais de 10 mil fiéis. (Foto: Arquivo/São Sebastião)

Começa nesta quinta-feira a tradicional Festa de São Sebastião, no bairro Monte Carlo, em Campo Grande. Todas as noites serão feitas novenas e missas a partir das 19h, seguidas por eventos culturais e gastronômicos. Os pequenos fiéis também vão poder mostrar sua devoção participando da "Noveninha".

Este ano, a previsão é receber mais de 10 mil fiéis. “Como São Sebastião é o padroeiro dos fazendeiros, muitas pessoas vêm de outras cidades para participar da novena. Esse ano, esperamos que aproximadamente 10 mil pessoas passem por aqui, um número bastante significativo, principalmente se você observar que em janeiro boa parte das pessoas estão de férias”, comentou o vigário paroquial Cleber Brugnago Rosa.

A história nos conta que São Sebastião nasceu na Itália, chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador, mas nunca deixou de ser um cristão e fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, convertendo muitos ao cristianismo. Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, que não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação.

Sebastião não morreu e foi até imperador, novamente, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e o acusou de inimigo. Mas ele não teve uma segunda chance e foi açoitado até a morte em 20 de janeiro de 288.

No Monte Carlo, em Campo Grande, a fé e devoção da comunidade começou 1936, quando o lugar era apenas fazenda. Em um período forte peste e que muitos fazendeiros perderam seus rebanhos, um deles, devoto de São Sebastião prometeu que se os animais da propriedade não fossem mortos, construiria uma capela em homenagem ao santo. Assim, todos os anos, eram realizadas festividades após as novenas que passaram a ser contadas a partir de 1950.

Todo dia haverá missas e bençãos. (Foto: Arquivo São Sebastião)
Todo dia haverá missas e bençãos. (Foto: Arquivo São Sebastião)

Programação - Está é a 68ª edição que além da programação espiritual, conta com uma noite  temática após as missas.

Para abrir a festa, nesta quinta-feira (11), a novena começa às 18h30 com a récita do terço, seguida de missa às 19h, onde haverá uma benção aos agentes de pastorais. Depois, uma quermesse com várias comidas a espera os devotos.

Amanhã (12), a novena será no mesmo horário, seguida de missa com benção especial aos trabalhadores. Para a confraternização, a programação conta com a Noite do Flashback.

No sábado (13, tem carreata às 8h30. A novena e a missa serão nos mesmos horários dos dias anteriores, a partir das 18h30, e benção será às famílias. Já o tema da programação noturna será uma Noite Gaúcha.

Como tradição, no domingo (14), o dia é de churrasco com leilão de gado. O leilão será virtual, com mais de 15 lotes disponíveis para o arremate e durante à noite, será o quarto dia de novena, com a benção especial para as crianças e a programação após a missa leva o nome de “Noite da Alegria”, com brinquedos, palhaços e atrações para divertir a garotada.

Já na segunda-feira (15), a benção será aos idosos e enfermos e haverá quermesse.

Para o sexto dia de novena (16), a benção será aos dizimistas e benfeitores e será realizada a Noite Nordestina.

Na quarta-feira (17), haverá benção para os jovens e a programação noturna contará com o Burgão do Tião.

Já na quinta-feira (18/01), tem benção os militares e, após a missa, a Noite Pantaneira.

No último dia de novena, sexta-feira (19), a benção será aos fazendeiros e homens do campo. Após a missa, será realizado o Show de Prêmios do Padroeiro. Ao todo, serão R$ 28 mil em premiação.

E para encerrar, no dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, a programação começa às 6hs com alvorada festiva e repicar dos sinos. Às 7 horas será a missa; 8h30 café da manhã; 9h30 récita do terço; 10h Missa no Rito Tridentino; 11h recita do Santo Terço de hora em hora e às 11h30 almoço. Para às 18h está agendada a procissão luminosa e às 19h horas o ponto alto da festa, a missa em honra a São Sebastião.

A Paróquia São Sebastião fica na Rua Minas Gerais, 549, Monte Carlo, em Campo Grande. Informações pelo telefone (67) 3317-4863.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias