ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Com performances lúdicas, crianças dirigem e atuam em mostra teatral

A 11ª edição do Grupo Casinha traz várias cenas curtinhas e divertidas produzidas só pelos pequenos; live está marcada para às 19h

Raul Delvizio | 28/11/2020 07:35
Os atores mirins preparam tudo relativo às cenas que vão performar (Foto: Arquivo Pessoal)
Os atores mirins preparam tudo relativo às cenas que vão performar (Foto: Arquivo Pessoal)

Vai ter teatro infantil neste sábado (28) com a XI Mostra do Grupo Casinha. Mas ao invés de ser no palco, ter alta produção, cenário elaborado e muita gente por trás dos bastidores, apenas as crianças farão o híbrido de direção, produção e atuação em suas próprias casas. De forma não presencial, as performances autorais e lúdicas estão marcadas para hoje às 19h.

"São crianças que já estão com a gente há algum tempo, e é bem verdade dizer que já não aguentam mais ficar na frente da tela do computador, estão morrendo de saudades dos palcos. Mas foram esses mesmos atores mirins que aguentaram forte e resolveram encarar a apresentação, fazer a mostra acontecer neste ano pandêmico", esclarece Ligia Prieto que, junto com Kelly Figueiredo, fazem parte do Grupo Casa – Coletivo de Artistas. "São textos curtos, mas super divertidos e genuínos".

O Grupo Casa sempre trabalhou com espetáculos infantis e aulas para os pequenos (Foto: Thiago Costa Fotografia)
O Grupo Casa sempre trabalhou com espetáculos infantis e aulas para os pequenos (Foto: Thiago Costa Fotografia)

Serão três performances. "Bruna coloca a máscara de sonhas", com Nicole Vallim; "O prédio que sonhava", com Talita Farias Rodrigues; e, por fim, "Em busca da espada eterna", com Henry Bittencourt. Todas eles tiveram a liberdade de produzir o mini espetáculo do jeito que quisessem, apenas com orientação das duas mulheres por trás das cenas.

"Escolheram o cenário, o figurino, a música, a movimentação corporal, tudo. Foi muito bacana ver esse processo, porque trabalhar com criança é muito diferente dos adultos, que já têm uma 'verdade' preconcebida sobre a prática da arte cênica. Elas não, podem simplesmente colocar a imaginação solta", comenta Ligia.

Na mostra, Talita vai apresentar a cena "O prédio que sonhava" (Foto: Arquivo Pessoal)
Na mostra, Talita vai apresentar a cena "O prédio que sonhava" (Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme ela explica, são cenas feitas por crianças para os "pequenos" de todas as idades. "Quando elas criam, também se cria um mundo livre em torno delas. Tem uma participação muita afetiva dos pais. Tudo foi um caminho novo de descobertas".

Por causa da pandemia de covid-19, o Grupo Casa desistiu de participar deste ano do Eteca (Encontro de Teatro Entre Crianças) como era habitual nos anos anteriores, mas pelo menos a mostra infantil não ficou de fora da programação do coletivo. Geralmente, ela acontece no mês dos pequenos, em outubro. Segundo Ligia, o motivo foi que precisaram de um tempinho a mais para se 'reencontrarem' enquanto artistas, "segurar as pontas" – em um momento tão confuso para todos.

No próprio quarto, brinquedos se transformam em objetos cênicos para a hora da atuação (Foto: Arquivo Pessoal)
No próprio quarto, brinquedos se transformam em objetos cênicos para a hora da atuação (Foto: Arquivo Pessoal)

"Este novo normal que nós adultos tivemos que encarar, e que ainda estamos enfrentando, fez com que as crianças também tivessem que se adaptar. Foi muito difícil dar aula de teatro sem o uso do palco, sem o toque e fazer tudo isso pela internet. Mas tivemos alguns sobreviventes, e o resultado está aí para o público conferir na noite de hoje", finaliza.

A XI Mostra do Grupo Casinha acontece gratuitamente neste sábado (28) às 19h, pela plataforma Zoom. Quem quiser conferir, também pode acessar as redes sociais do coletivo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias