A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

01/05/2017 07:30

Completando 3 anos, sarau na segunda-feira é encontro marcado em praça

Sarau de Segunda acontece na Praça dos Imigrantes com música, artesanato e pastel de pequi

Thailla Torres
Evento acontece toda segunda-feira na Praça dos Imigrantes, no Centro de Campo Grande. (Foto: Thailla Torres) Evento acontece toda segunda-feira na Praça dos Imigrantes, no Centro de Campo Grande. (Foto: Thailla Torres)

O Sarau de Segunda faz mais um aniversário. São três anos desde que os músicos decidiram fazer de espaços públicos um quintal para reunir arte. Agora, o evento acontece toda segunda-feira na Praça dos Imigrantes, no Centro de Campo Grande.

O lugar, conhecido pelo ponto comercial de artesãos da cidade, agora abriga culinária e música no início da semana. Já passou pelo Bar da Aguena, Primus Bar e até Esplanada Ferroviária, e começou pela iniciativa de músicos que fazem da segunda-feira um fim de semana, já que é o único dia de folga depois de noites tocando pela cidade.

A professora Mara Rojas, de 43 anos, foi quem teve a ideia de levar o sarau para a praça. "Um espaço tão bonito e que fala tanto da nossa cultura tinha que ser aproveitado. Tem muita gente quer começar a semana diferente, já que não tem nada na cidade", explica Mara.

Quem quiser cantar e tocar, é só sentar ao lado direito dos músicos. (Foto: Thailla Torres)Quem quiser cantar e tocar, é só sentar ao lado direito dos músicos. (Foto: Thailla Torres)

O sarau começa às 18h e segue até 22h. O espaço não é grande, mas o público vai puxando a cadeira para ouvir os cantores que se revezam em volta da mesa principal. Quem quiser se apresentar basta sentar ao lado direito do músico que está tocando e aguardar a vez.

No repertório, é a música popular brasileira que faz presença. Sertanejo? Só se for raiz. "Uma forma de mostrar também a nossa cultura", explica o músico Leonardo Bugalo, que já toca há 20 anos na noite campo-grandense.

Para ele, o sarau é também uma troca de experiência musical. "É a oportunidade dos músicos irem chegando. Até os mais jovens que estão começando e querem mostrar o seu trabalho, é só sentar ao nosso lado e a gente vai trocando ideia e tocando", explica Leonardo.

Além da música, tem venda de artesanatos e o tradicional pastel de frango com pequi na lanchonete da Tânia Regina, de 59 anos. No local há 5 meses, Tânia é filha de Madá, conhecida pela feijoada que fazia há anos em Campo Grande. Depois que a mãe faleceu há 2 anos, ela agora recomeçou no centro servindo feijoada aos sábados e o pastel nos outros dias. "Vamos continuar por aqui. A praça é um lugar muito bonito e merece ser valorizado", diz Tania.

Casal aproveita para um happy hour na segunda-feira. (Foto: Thailla Torres)Casal aproveita para um happy hour na segunda-feira. (Foto: Thailla Torres)

O sarau é também uma alternativa para o happy hour. Nilson Soares de Oliveira, de 46 anos, aproveitou o fim do expediente para curtir a música ao lado da esposa Dayane. "Não tem o que fazer numa segunda-feira e a gente não se sente bem em lugar fechado. Aqui a gente acompanha há 2 anos, saio do trabalho, busco a esposa e a gente vem curtir", diz.

Para a gestora da praça, Sônia Alburquerque, o sarau veio despertar uma cultura adormecida. "Estamos bem no Centro e muita gente não olha para essa praça, mas temos que movimentar porque além de ser um espaço público nós somos um ponto turístico na cidade", afirma.

Com a chegada da programação na segunda-feira, Sônia adianta que eventos na quarta-feira já estão agendados. "Vamos começar com o Cardápio dos Seresteiros, só para relembrar as noites de serestas. O público vai chegar, escolher a música no cardápio e o seresteiros vão cantar", confirma.

Quem quiser aproveitar o Sarau de Segunda, o evento acontece toda segunda-feira na Praça dos Imigrantes das 18h às 22h.

Curta o Lado B no Facebook. 

 

Completando 3 anos, sarau na segunda-feira é encontro marcado em praça


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.