ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Estudantes revitalizam bar universitário e inventam sarau 'Não Cale a Arte'

Sarau da Tia, edição será realizada de terça a quinta dessa semana

Lucas Arruda | 17/09/2017 07:10
Estudantes se revezaram na tarde de sábado para projeto de revitalização do Bar da Tia (Foto: Marina Pacheco)
Estudantes se revezaram na tarde de sábado para projeto de revitalização do Bar da Tia (Foto: Marina Pacheco)

Acadêmicos do curso de Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se revezaram na tarde deste sábado para dar mais cor ao Bar da Tia, localizado perto da universidade. O projeto “Empodera” foi ideia do estudante Glauber Portman, que também organiza o Sarau da Tia, e nesta semana prepara uma edição especial, o “Não Cale a Arte, de terça (19) a quinta (21), entre 17h e 22h.

Para fazer do bar um lugar mais vivo, o grupo aproveitou o fim de semana para criar uma atmosfera que combine com a arte.  “Sempre frequentamos aqui, já fizemos algumas edições do sarau e pensamos agora em mudar a cor, que era só azul, tinha um visual simples”, revela Glauber.

O grafite foi a técnica mais utilizada pelos jovens
O grafite foi a técnica mais utilizada pelos jovens

A técnica artística predominante utilizada foi o grafite, muito pelo fato dos pintores serem em sua maioria jovens e terem suas influências na arte urbana. “A arte de rua e nós artistas jovens não tem muito espaço dentro de museus, por isso vim pra cá, toda oportunidade que aparece para eu pintar eu aproveito”, enfatiza uma das acadêmicas que participaram do projeto, Bianca Freitas.

Os desenhos feitos têm todo um significado para o público que frequenta o bar. “Aqui é um ponto de encontro de artistas, principalmente de acadêmicos de artes, além de que a maior parte do público é LGBT, então vamos colocar mensagens de respeito, liberdade e identidade. Até no banheiro vamos colocar frases: no feminino sobre o empoderamento feminino e no masculino sobre respeito e machismo. Queremos conscientizar os frequentadores”, detalha Glauber.

Além disso, as novas cores agregam valor artístico aos saraus. “As pessoas e os artistas que se apresentarem se identificarão melhor com o espaço”, avalia. Glauber pretende renovar as pinturas uma vez por ano. “Até porque a arte urbana é reciclável”, afirma.

No sarau que acontece na próxima terão apresentações de dança, performances, apresentações musicais, entre outras manifestações artísticas. A entrada será gratuita.

Serviço – O Bar da Tia fica na rua Julio Anffe, 286, Vila Olinda.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

As pinturas feitas passam mensagens de respeito, liberdade e identidade
As pinturas feitas passam mensagens de respeito, liberdade e identidade
Nos siga no Google Notícias