ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Famoso no Tiradentes, Emanuel vende bar para realizar sonho de voltar a Portugal

Nova Lisboa fez história durante sete anos em bairro e tem novo dono

Thailla Torres | 04/08/2017 06:05
Emanuel ao lado da antiga equipe. (Foto: Arquivo Pessoal)
Emanuel ao lado da antiga equipe. (Foto: Arquivo Pessoal)

O bar que ficou famoso no Tiradentes perdeu há pouco tempo seu maior carisma. Quem chega ao Nova Lisboa descobre que o sorriso de Emanuel Júlio Graça, antigo dono, não está mais entre os clientes. Isso porquê ele vendeu recentemente o estabelecimento para deixar Campo Grande com destino a Portugal após 27 anos vivendo no Brasil.

Na rua Marques de Lavradio, todos os dias, ele abria as portas no fim da tarde. A movimentação começou há sete anos com cara de boteco, mas reconhecimento pela exibição de jogos, cerveja gelada e quitutes portugueses. Entre eles, um saboroso bolinho de bacalhau, receita familiar de Emanuel.

Lugar continua, agora com música ao vivo, mas sem a presença do português Emanuel. (Foto: João Paulo Gonçalves)
Lugar continua, agora com música ao vivo, mas sem a presença do português Emanuel. (Foto: João Paulo Gonçalves)

No entanto, ele cansou e decidiu ir embora em busca de tranquilidade e uma vida melhor para a família. Pai de 4 filhos, a chegada do caçula que está com 8 meses de vida é um dos motivos. "Estava complicado administrar o bar e a família. A criança acaba acompanhando nosso ritmo e essa não é a infância que desejo pra ele. Minha mãe também está com 84 anos e a gente fica com aquela sensação que precisa estar perto de quem a gente ama", explica.

A insegurança e instabilidade política também chateou Emanuel. "A sensação é que o futuro do Brasil está cada vez pior. O que me deixa chateado porquê o país é incrível e o brasileiro melhor ainda. Um povo alegre, feliz e esperançoso, mas infelizmente com os piores políticos do mundo", lamenta.

Mesmo assim ele sai do País satisfeito pelos anos de sucesso e carinho no bairro Tiradentes. E não foram poucos que também adotaram o bar como queridinho. Emanuel conquistou a região e boa parte do campo-grandense apaixonado pelo atendimento, bebida gelada e a pipoca de graça que virou tradição no espaço.

Os anos à frente do Nova Lisboa rendeu amizades para o resto da vida. "Tanta gente se conheceu graças ao bar, até casal ficou noivo ali. Fiz amigos que de clientes começaram a visitar minha casa e viraram da família. Por isso, só consigo agradecer pelas histórias de vida que passaram por ali e mudaram a minha também", declara.

Episódios também marcaram Emanuel, principalmente quando o assunto é futebol. "Vi coisa naquele bar que não tinha visto em lugar nenhum. No 7x1 da Alemanha contra o Brasil, lembro que apesar da tristeza todo mundo abraçou uma alemã que comemorava o jogo no bar. Ali o brasileiro mostrou seu coração e isso me deixou muito feliz, nunca consegui esquecer aquela cena".

(Foto: Arquivo/Marcelo Vitor)
(Foto: Arquivo/Marcelo Vitor)

Emanuel chegou de Portugal para conhecer o País e decidiu ficar para fazer companhia a irmã. Trabalhou oito anos no comércio da cidade até que um dia foi demitido. Carismático e decidido a levar um bom atendimento aos campo-grandenses, ele fundou o Nova Lisboa.

"O português tem um jeito mais seco com as pessoas, eu sei disso, mas sempre gostei do bom atendimento. E o brasileiro ensina muito isso pra gente, simpatia vale muito por aqui e faz toda diferença quando a gente é dono de algum lugar".

Continuação - Agora quem toca o espaço é Luana Latrônico e Flávio Felix, que juntos decidiram manter o bar em razão da freguesia. "Sempre gostamos desse ambiente. Acho que pela clientela vale a pena manter a tradição do português", afirma Luana. 

A nova proprietária garante que o bar continua nos moldes do antigo proprietário, com exceção da música que será uma novidade. "Agora vai ter música ao vivo toda sexta e sábado. Só vamos agregar ao Nova Lisboa", garante.

O Nova Lisboa fica na Rua Marquês de Lavradio, 307.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias