ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Feira da Chácara dos Poderes volta após 4 anos cheia de arte local

Encontro reúne expositores que produzem no próprio bairro e fortalecem a identidade comunitária

Por Clayton Neves | 29/11/2025 08:20
Feira da Chácara dos Poderes volta após 4 anos cheia de arte local
Espaço reúne culinária, artesanato e arte em um só lugar. (Foto: Juliano Almeida)

Campo Grande ganhou uma nova feira  nesta sexta-feira (28). A Feira da Chácara dos Poderes voltou após 4 anos e com um diferencial importante. No local só expõe quem mora no bairro e produz tudo dentro dele.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Feira da Chácara dos Poderes foi inaugurada em Campo Grande nesta sexta-feira (28), com a participação exclusiva de moradores locais que produzem seus produtos dentro do próprio bairro. O evento marca o retorno de uma iniciativa que começou em 2020, mas foi interrompida devido à pandemia e obras de urbanização. Com 15 expositores no primeiro dia e 30 cadastrados para as próximas edições, a feira oferece uma variedade de produtos, incluindo culinária regional, artesanato, hortaliças e plantas nativas do Cerrado. O evento acontecerá quinzenalmente na Estrada NE 1, servindo também como ponto de encontro para os aproximadamente 2 mil moradores da região.

A feira criativa é um encontro de moradores que transformam quintais, chácaras e pequenos espaços em horta, ateliê, cozinha afetiva e ponto de criação. Cada produto carrega uma identidade local e a relação direta com a paisagem que cerca a região.

O evento marca o retorno de uma iniciativa que começou em 2020, mas durou pouco por causa da pandemia e das obras de urbanização na região. Agora, quatro anos depois, a feira renasce com outro propósito.

Feira da Chácara dos Poderes volta após 4 anos cheia de arte local
Feira voltou após pausa de 4 anos em razão da pandemia. (Foto: Juliano Almeida)

“A comunidade começou a pedir o retorno, principalmente os produtores locais. Aqui tem muita gente que participa das grandes feiras da cidade, mas eles queriam algo com a cara do bairro”, explica Breno Benetti, um dos organizadores.

Segundo ele, o cuidado sempre foi garantir autenticidade. “A gente teve o cuidado de montar uma curadoria assim, de morar no bairro e produzir no bairro”, explica. Com cerca de 2 mil moradores espalhados em chácaras afastadas umas das outras, a feira também serve como ponto de encontro do bairro.

No primeiro dia, 15 expositores montaram suas barracas, mas a lista já chega a 30 cadastrados para as próximas edições. E a diversidade de produtos animou. Teve saltenha de carne, frango e até jaca para quem é vegano, pães artesanais, bolos, espetinhos, verdura e ervas cultivadas pelos próprios moradores, além de cogumelos produzidos no local, plantas e mudas nativas do Cerrado, crochê, bonecas de costura criativa, doces caseiros e até culinária afetiva de Okinawa e apresentação circense.

Feira da Chácara dos Poderes volta após 4 anos cheia de arte local
Na edição de retorno, 15 expositores participaram do evento. (Foto: Juliano Almeida)

Entre as expositoras, Tereza Chaves, que mora há seis anos na região, levou receitas que misturam Pantanal, Cerrado e Bolívia. “Eu me especializei em comidas latinas. Quando me mudei pra cá, procurei ingredientes da região e também insumos que encontro na fronteira. Trouxe saltenha tradicional, a minha versão de saltenha de jaca e trouxinhas de shimeji com abobrinha flambada no saquê”, conta.

Na banca dela tinha até uma fruta típica da Bolívia, a tcha-tchairu, que muitos moradores ainda não conheciam. “Eu trouxe esse diferencial para a feira”, conta.

Moradora há 22 anos, Berê Maria levou docinhos caseiros. Beijinho, prestígio, brigadeiro e creme belga. “Isso aqui é uma maravilha para o pessoal se desenvolver, mostrar o trabalho. Tem muitas pessoas que mexem com hortifruti, coisas caseiras mesmo. Então é muito interessante para o bairro também”, pontua.

Feira da Chácara dos Poderes volta após 4 anos cheia de arte local
Feira é um encontro de moradores que transformam quintal em ponto de criação. (Foto: Juliano Almeida)

Aposentada, ela começou a trabalhar com doces há dois anos por encomenda. Com a feira, encontrou uma nova oportunidade. “Às vezes a gente está só em casa, posta nos grupos. Aqui vai ser mais interessante”, avalia.

Moradora da região há 7 anos, Silvana Alves levou peças de crochê. “O artesanato me tirou da depressão. Fui evoluindo, aprendendo, fazendo cursos e agora estou aqui com as minhas peças expostas. Isso é muito bacana”, afirma.

Entre os moradores, além do comércio dos produtos, ficou firmado o ponto de encontro do bairro que vive de forma mais espaçada, mas não isolada. “A gente quer mostrar o estilo de vida da Chácara, que é viver em harmonia com a natureza”, resume Breno.

A Feira da Chácara dos Poderes será realizada quinzenalmente, todas as segundas e quartas sextas-feiras do mês, na Estrada NE 1, no antigo bolicho da curva.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.