ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Flora comemora 81 anos voltando à cidade que os pais viveram romance épico

Ela ganhou do neto uma viagem para Europa, onde conheceu Barcelona, cenário para a história dos pais no estilo Romeu e Julieta

Thailla Torres | 26/12/2017 07:59
Dona Flora comprou um caderninho para anotar cada detalhe especial da viagem, sem deixar nada de lado. (Foto: Danilo Jovê)
Dona Flora comprou um caderninho para anotar cada detalhe especial da viagem, sem deixar nada de lado. (Foto: Danilo Jovê)

Na comemoração de 81 anos, os parabéns para dona Flora Jovê foram na Europa. Ela nunca tinha saído de Mato Grosso do Sul para visitar o continente até que ganhou de presente do neto uma viagem para Barcelona. Cenário para voltar às origens, dona Flora pisou na terra que os pais nasceram, mas tiveram de sair para viver um grande amor, longe da perseguição instalada no País há quase 100 anos.

Quando Flora chegou, comprou um caderninho para anotar cada detalhe. Começou visitando ruas e lugares que os pais conheceram na infância. "Achei linda, era tudo que eu esperava e fiquei muito emocionada em saber que meus avós e meus pais, andaram pela mesma estrada e rua que eu tive a oportunidade de estar andando só agora", resume.

Flora no Salão dos Espelhos no Palácio de Versalhes, em Paris.
Flora no Salão dos Espelhos no Palácio de Versalhes, em Paris.

A surpresa foi encontrar o "El Gótic", o bairro gótico de Barcelona, um dos mais antigos. Ali, sentiu a energia das palavras da mãe que sempre lembrou do local. "Minha mãe falava muito sobre os meus avós e desse lugar, imaginando os dois caminhando naquelas ruas apertadas", diz.

Flora também voltou às origens ao encontrar os pomares de que o pai tanto falava. "Ele contava, principalmente, das frutas, onde colhia pêssegos e uvas enormes". Ela fala com delicadeza sobre a história dos pais que viveram um amor no estilo Romeu e Julieta, de famílias inimigas. "Se odiavam e quando os dois casaram escondidos, foram negados pela família".

O neto, Danilo Jovê, de 29 anos, acrescenta detalhes à história. "Parece que meu avô foi jurado de morte pela família da minha avó porque um era católico e outro judeu. À época, chegavam a matar pessoas na praça. E por isso eles fugiram da Espanha com destino ao Brasil".

Durante a viagem, além de Barcelona, Flora passou por Paris, para visitar os castelos dos sonhos. Depois, a jornada continou por Roma, Florença, Pisa, Turim e Veneza.

"Vovó sempre gostou muito de arte e também é uma cristã ativa. Como a religião para ela sempre foi muito importante, preparei um roteiro pensando em cada detalhe como esse".

O gesto de Danilo veio em agradecimento por tudo que Flora fez por ele. "Ela sempre foi uma mãe para mim. Toda educação e oportunidade que eu tive na vida foi graças a ela. A minha primeira viagem internacional, há 6 anos, foi ela quem pagou tudo", lembra.

E para retribuir, o neto fez uma surpresa comprando a passagem com destino a Barcelona. "Ano passado fiz um tour por 6 países e quando cheguei no hotel, comecei a mandar fotos de Barcelona para ela, que mandou um áudio emocionada. Quando escutei aquela voz trêmula, logo pensei, preciso levá-la para conhecer a Espanha".

Danilo economizou o máximo para realizar o sonho da avó e com a passagem comprada, Flora não teve como negar. "Foi o melhor investimento que já fiz na vida. Sei que ela tinha condições de fazer essa viagem há muito tempo, mas ela assumiu o papel de mãe e pai para mim, assim como foi para os meus irmãos. E com isso vieram muitas despesas, anos investindo em nosso futuro, o que a deixou de fora de todos os seus planos".

Mas quando soube da viagem, Flora arrumou as malas uma semana antes do embarque. "Até pediu roupas de frio emprestadas para uma amiga, que ficou tão empolgada quanto ela. No fim tudo saiu como planejado e se eu pudesse faria tudo de novo", diz Danilo.

Flora e o neto Danilo, em uma viagem inesquecível.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Flora e o neto Danilo, em uma viagem inesquecível. (Foto: Arquivo Pessoal)

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias