ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Maior festa a fantasia do Estado, Fantasy não vai rolar em 2025

Com exceção dos dois anos de pandemia, esta é a primeira vez em 18 anos que festa tradicional não será feita

Por Clayton Neves | 03/09/2025 06:27
Maior festa a fantasia do Estado, Fantasy não vai rolar em 2025
Criatividade sempre foi marca registrada dos frequentadores da Festa Fantasy. (Foto: Thiago Costa)

A maior festa à fantasia de Mato Grosso do Sul, a Festa Fantasy de São Gabriel do Oeste, não vai acontecer em 2025. É a primeira vez, desde sua criação há 18 anos, que o evento deixa de ser realizado, com exceção dos dois anos de pandemia.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Após 18 anos, a Festa Fantasy de São Gabriel do Oeste, Mato Grosso do Sul, não ocorrerá em 2025. O evento, conhecido como a maior festa à fantasia do estado, teve sua realização inviabilizada pela demora na liberação do edital de licitação, essencial para a organização da complexa estrutura.O produtor Júnior Gonçalves explicou que o edital, publicado apenas em agosto, impossibilita a montagem da festa em tempo hábil, considerando os 189 itens envolvidos, desde segurança e iluminação até a contratação de artistas. A indefinição também prejudicaria o público, que tradicionalmente se prepara com antecedência para o evento. A expectativa é que a Fantasy retorne em 2026, possivelmente integrada ao Festival de Cultura do município.

A ausência já era motivo de especulação entre o público, acostumado a acompanhar as movimentações pelas redes sociais. Neste ano, até agora, não houve qualquer divulgação, e a dúvida se confirmou. A Fantasy, que sempre acontece no fim de semana do Leitão no Rolete, não será realizada por falta de tempo hábil para a organização.

Segundo o produtor Júnior Gonçalves, responsável pela produção, a definição veio após entraves burocráticos. “Esse ano não tem. O edital de licitação saiu só em agosto, e não tem como montar a Fantasy em 30 ou 40 dias. É uma festa muito grande, que exige organização desde janeiro”, explicou.

De acordo com a organização, o atraso na liberação da licitação impediu que a produção desse andamento à estrutura da festa, que envolve 189 itens diferentes, entre segurança, som, iluminação, camarins, DJs, open bar, hospedagem e logística. “Uma festa desse porte não se faz de última hora”, lamentou Júnior.

Maior festa a fantasia do Estado, Fantasy não vai rolar em 2025
Estrutura montada para uma das edições da festa em São Gabriel do Oeste. (Foto: Silas Ismael)

Além da complexidade da montagem, a indefinição também afetaria o público. “Como o pessoal ia comprar fantasia, reservar hotel, se organizar com ingresso e viagem em menos de dois meses? É uma festa que movimenta mais de R$ 1 milhão na cidade. Não dá para improvisar”, disse.

Criada em 2006, a Fantasy já chegou a reunir 6 mil pessoas no auge, em 2013, e nos últimos anos manteve uma média de 3,5 mil participantes. O evento se tornou símbolo cultural da juventude e da economia local, atraindo público de várias cidades do Estado.

Apesar da pausa, o organizador garante que não há rompimento com a Prefeitura. “Não teve briga. O prefeito entendeu a situação e já pensamos em parcerias para o ano que vem, possivelmente junto ao FIC (Festival de Cultura). A ideia é que a Fantasy volte em 2026, maior e mais organizada”, destacou.

Para Júnior, o mais difícil foi dar a notícia aos frequentadores assíduos. “É muito chato ter que dizer que não vai ter Fantasy. Dói. Mas foi uma decisão pensando nas pessoas e na festa. Ano que vem a gente volta”, finalizou.

O Lado B tentou falar com a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, no entanto, até o fechamento desta reportagem não houve retorno. O canal segue aberto à manifestação do Município.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.