ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Mostra Pantalhaços celebra 17 anos de riso e abre inscrições para artistas

Inscrições ficam abertas até 21 de outubro no blog oficial do evento

Por Thailla Torres | 13/10/2025 07:15
Mostra Pantalhaços celebra 17 anos de riso e abre inscrições para artistas
A mostra será realizada de 4 a 10 de dezembro

Campo Grande volta a receber o riso em forma de arte com Pantalhaços – Mostra de Palhaços do Pantanal. O evento, que se tornou um dos principais encontros de palhaçaria do Centro-Oeste, está com inscrições abertas para espetáculos e oficinas até o dia 21 de outubro, pelo blog oficial pantalhacos.blogspot.com.br.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Mostra de Palhaços do Pantanal (Pantalhaços) abre inscrições para espetáculos e oficinas até 21 de outubro. O evento, que celebra 17 anos de existência, acontecerá de 4 a 10 de dezembro em Campo Grande, reunindo artistas do Brasil e de países de língua portuguesa e espanhola.Criada pelos grupos Circo do Mato e Flor e Espinho Teatro, a mostra já recebeu artistas do Peru, Equador, México, Espanha e Argentina. O projeto, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, busca fortalecer a palhaçaria e promover o encontro entre diferentes gerações e linguagens artísticas.

A mostra será realizada de 4 a 10 de dezembro, reunindo artistas do Brasil e também de países de língua portuguesa e espanhola. Mais do que um festival, a Pantalhaços é um ponto de encontro para quem faz do riso uma forma de arte e resistência.

Criada há 17 anos pelos grupos Circo do Mato e Flor e Espinho Teatro, a mostra nasceu do desejo de trazer o mundo para dentro do Mato Grosso do Sul, em vez de sair daqui para aprender em outros lugares. Desde então, artistas do Peru, Equador, México, Espanha e Argentina já participaram, compartilhando suas experiências e diferentes formas de fazer rir.

“A Pantalhaços busca o riso em todas as suas vertentes, quebrando estereótipos e mostrando que o palhaço é um ser profundamente humano”, explica Anderson Lima, do grupo Flor e Espinho Teatro.

Ao longo dos anos, o evento ajudou a formar artistas, impulsionar novos coletivos e revelar espetáculos que depois circularam em festivais de todo o país. Mesmo diante das dificuldades e da distância dos grandes centros culturais, a Pantalhaços segue firme no propósito de fortalecer a palhaçaria e manter viva a arte do encontro.

Para Mauro Guimarães, do Circo do Mato, essa é a essência do projeto: “A Pantalhaç@s é, acima de tudo, um espaço de encontro entre gerações, linguagens e corpos diversos que fazem do riso uma forma de resistência”.

Mais informações estão disponíveis no Instagram @pantalhacos.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e conta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul e da Fundação de Cultura de MS.