Mostra transforma cidade em palco de arte sobre corpo e identidade
Semana tem atrações gratuitas da Mostra de Dança Cerrado Abierto
A principal mostra de danças contemporâneas de Mato Grosso do Sul, a Cerrado Abierto, começou no domingo (19) e segue nesta semana com uma ampla programação: ativações performáticas, mini residência, oficina, exposições e roda de conversa.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A mostra propõe reflexões sobre corpo, gênero e sexualidade a partir de diferentes linguagens artísticas. O recorte Coisa Corpo Matéria é parte do projeto CORPOMEIOLÍNGUA, da Selvática Ações Artísticas, e traz dez obras que exploram o corpo como matéria viva, ora performance, ora vestígio, em diálogo com o território pantaneiro e a ideia de “pensamento cerradista”.
De segunda (20) a quinta (23), as ativações acontecem sempre a partir das 15h, na Plataforma Cultural, com performances duracionais e pontuais de artistas de várias regiões do Brasil.
Na quarta (22), às 9h, ocorre a mesa “Coisa corpo matéria: corpo expandido, presença, ativação”, na Hámor Livraria, com classificação livre e acessível em Libras.
Os resultados das performances darão origem a uma exposição aberta até o dia 7 de novembro, também na Plataforma Cultural.
Além das ações desta semana, o projeto inclui:
A mini residência “Práticas performativas em bando”, voltada a jovens artistas, de 24 a 26 de outubro, na Ginga Espaço de Dança;
E a oficina “Conviver com”, destinada a adolescentes, nos dias 27, 28 e 29 de outubro.
A Cerrado Abierto terá ainda uma segunda etapa, de 13 a 16 de novembro, com nova programação e artistas convidados.
Realizada pela Arado Cultural, a quinta edição apresenta um recorte curatorial inédito ao receber o projeto Coisa Corpo Matéria, da Selvática Ações Artísticas, com atividades até o dia 7 de novembro e entrada gratuita.
Esta edição conta com o investimento do programa Iberescena, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal. Já o projeto Coisa Corpo Matéria, da Selvática, tem apoio da Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional – Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.