ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

Mostra transforma cidade em palco de arte sobre corpo e identidade

Semana tem atrações gratuitas da Mostra de Dança Cerrado Abierto

Por Thailla Torres | 20/10/2025 06:43
Mostra transforma cidade em palco de arte sobre corpo e identidade
Gabriel Machado, uma das atrações dessa semana!

A principal mostra de danças contemporâneas de Mato Grosso do Sul, a Cerrado Abierto, começou no domingo (19) e segue nesta semana com uma ampla programação: ativações performáticas, mini residência, oficina, exposições e roda de conversa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A quinta edição da Cerrado Abierto, principal mostra de danças contemporâneas de Mato Grosso do Sul, teve início no domingo (19) com uma programação diversificada que inclui performances, exposições e debates. O evento propõe reflexões sobre corpo, gênero e sexualidade através de diferentes expressões artísticas.O projeto Coisa Corpo Matéria, da Selvática Ações Artísticas, apresenta dez obras que exploram o corpo em diálogo com o território pantaneiro. A mostra, que conta com apoio do programa Iberescena e da Funarte, oferece programação gratuita até 7 de novembro, incluindo uma segunda etapa prevista para meados de novembro.

A mostra propõe reflexões sobre corpo, gênero e sexualidade a partir de diferentes linguagens artísticas. O recorte Coisa Corpo Matéria é parte do projeto CORPOMEIOLÍNGUA, da Selvática Ações Artísticas, e traz dez obras que exploram o corpo como matéria viva, ora performance, ora vestígio, em diálogo com o território pantaneiro e a ideia de “pensamento cerradista”.

De segunda (20) a quinta (23), as ativações acontecem sempre a partir das 15h, na Plataforma Cultural, com performances duracionais e pontuais de artistas de várias regiões do Brasil.

Na quarta (22), às 9h, ocorre a mesa “Coisa corpo matéria: corpo expandido, presença, ativação”, na Hámor Livraria, com classificação livre e acessível em Libras.

Os resultados das performances darão origem a uma exposição aberta até o dia 7 de novembro, também na Plataforma Cultural.

Além das ações desta semana, o projeto inclui:

  • A mini residência “Práticas performativas em bando”, voltada a jovens artistas, de 24 a 26 de outubro, na Ginga Espaço de Dança;

  • E a oficina “Conviver com”, destinada a adolescentes, nos dias 27, 28 e 29 de outubro.

A Cerrado Abierto terá ainda uma segunda etapa, de 13 a 16 de novembro, com nova programação e artistas convidados.

Realizada pela Arado Cultural, a quinta edição apresenta um recorte curatorial inédito ao receber o projeto Coisa Corpo Matéria, da Selvática Ações Artísticas, com atividades até o dia 7 de novembro e entrada gratuita.

Esta edição conta com o investimento do programa Iberescena, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal. Já o projeto Coisa Corpo Matéria, da Selvática, tem apoio da Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional – Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.