ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Quase 20 anos depois, grupo promete abrir Gruta do Mimoso aos turistas

Desde 2007, local está fechado dentro de propriedade particular; agora, a previsão é de reabertura em dezembro

Ângela Kempfer | 30/11/2021 15:25
Gruta do Mimoso é uma das preferidas pelos mergulhadores profissionais. (Foto: Prefeitura de Bonito)
Gruta do Mimoso é uma das preferidas pelos mergulhadores profissionais. (Foto: Prefeitura de Bonito)

Depois de quase 20 anos, os mergulhadores podem voltar a explorar uma das grutas consideradas dentre as mais incríveis do mundo. O problema é que, desde 2016, empresários prometem ativar o turismo na Gruta do Mimoso, mas o projeto nunca saiu do papel.

Desta vez, a promessa é de abertura na segunda quinzena de dezembro. Mas apesar do período definido e da proximidade, não há nem previsão de início das vendas de ingressos, muito menos valores.

O salão de cones é uma das principais atrações da gruta. (Foto: Prefeitura de Bonito)
O salão de cones é uma das principais atrações da gruta. (Foto: Prefeitura de Bonito)

Na Gruta do Mimoso, são 3 grandes salões e um lago para mergulho de mais de 70 metros. Na propaganda do atrativo, o destaque são as "estalactites e um salão de cones, de formações calcárias com quase oito metros de altura". É diferente da Gruta do Lago Azul, por exemplo, onde não é possível mergulhar ou flutuar.

Na década de 1990, depois da morte do proprietário João Arruda, o lugar foi muito explorado por autorização da esposa. A primeira empreitada ocorreu em 1991. Grupo de franceses fez uma expedição organizada por espeleológicos chefiados por Augusto Auler, mineiro com com PhD pela University of Bristol, no Reino Unido, e uma das maiores autoridades do Brasil hoje nos temas relacionados a cavernas.

Anos depois, houve a partilha de bens entre a madrasta e o filho do proprietário, Elzito Alves de Arruda, que ficou com a área da fazenda onde a gruta está localizada. O espaço fechou em 2007 e, desde então, existe a vontade de arrendamento para a exploração.

Em 2016, a própria neta de João Arruda, Thaís, anunciou os trâmites para a reabertura e disse que no local haveria "atrações para mergulho de batismo até 8 metros, flutuação, passeio de bote e mergulho profissional com credencial".

A Gruta do Mimoso fica a 35 quilômetros do Centro de Bonito.

Nos siga no Google Notícias