A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

06/05/2018 13:30

Undokai reúne 3 mil pessoas de todas as idades na Capital

Evento ocorre durante todo o domingo em Campo Grande e reúne centenas de famílias

Gabriel Neris e Anahi Gurgel
Milhares de pessoas participam de evento durante todo o domingo na Capital (Foto: Anahi Gurgel)Milhares de pessoas participam de evento durante todo o domingo na Capital (Foto: Anahi Gurgel)

Cerca de 3 mil pessoas devem participar até o fim do dia da 33ª edição do Undokai, evento tradicional realizado pela comunidade japonesa de Campo Grande. São mais de 20 atividades voltadas para todas as idades.

O coordenador do evento, Edgar Nakasato, conta que até a limpeza do local no fim da festa é uma competição e conta pontos para os participantes. Ele diz que o evento é importante para o resgate cultural e mantém viva a tradição japonesa, somada a integração com os brasileiros.

Haydee né casada com um descendente de japoneses e levou os filhos para aproveitarem o domingo no Undokai. (Foto: Anahi Gurgel)Haydee né casada com um descendente de japoneses e levou os filhos para aproveitarem o domingo no Undokai. (Foto: Anahi Gurgel)

Uma das atividades se chama Copa do Mundo. São equipes formadas por quatro pessoas que tem o objetivo de chutar a bola, além de dar a volta em uma haste. Porém, os competidores não enxergam nada, já que estão com um cone na cabeça.

A dona de casa Haydee Seidenfuss, de 36 anos, casada com descendente de japonês, levou toda a família para participar do evento. Com ela foram o casal de filhos, de 7 e 14 anos.

Ela diz que considera importante o evento e comemora o fato de ter atividade para a toda a família. “É um evento rico de cultura”, lembra.

A administradora Renata Aguni, de 36 anos, conta que morou no Japão durante 12 anos e voltou somente em 2014 para o Brasil. Segundo ela, o evento é similar ao que também acontece no Japão.

Renata e o filho Clodomi, 14 anos, mataram saudade do undokai. (Foto: Anahi Gurgel)Renata e o filho Clodomi, 14 anos, mataram saudade do undokai. (Foto: Anahi Gurgel)
Família reunida na manhã deste domingo para curtir evento no Clube Nipo Brasileiro. (Foto: Anahi Gurgel)Família reunida na manhã deste domingo para curtir evento no Clube Nipo Brasileiro. (Foto: Anahi Gurgel)

“A festa daqui segue a mesma tradição, tem a mesma característica, tanto nas atividades quanto na culinária e apresentações culturais", diz ela, que foi acompanhada também pela mãe, irmãs, cunhado e sobrinhos.

Ela aproveitou o Undokai para levar o filho, Clodomi Ikuno da Silva, de 14 anos, que participou da corrida de 75 metros, sem conseguir uma vitória desta vez. "Vou treinar para a próxima edição", garante o jovem.  



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.