ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Faz Bem!

Adulto precisa de vacina, para "blindar" filhos e ter saúde na velhice

Quando os pais recorrem à vacinação até na fase adulta, além de se proteger, também estão resguardando a família toda de doenças

Informe Publicitário | 14/11/2017 06:40
Prophylaxis tem no estoque todas as vacinas necessárias para os adultos.
Prophylaxis tem no estoque todas as vacinas necessárias para os adultos.

Na vida adulta, pelo menos 16 tipos de vacinas poderiam reduzir consideravelmente os riscos de doenças, mas são esquecidas no calendário. Culturalmente, o hábito da vacinação fica na infância e depois só é retomado na terceira idade, o que é péssimo para a saúde da família inteira.

O que poucos pais entendem é que, além a própria proteção, ao seguir à risca o calendário de vacinas, inclusive, na fase adulta, eles afastam bactérias e vírus de casa e ajudam a blindar os filhos de doenças graves, como meningites e hepatites A e B. A coqueluche, por exemplo, mata principalmente bebês de até 3 meses, mas quem transmite são as pessoas mais velhas, que não foram imunizadas.  Além disso, prevenção em dia é qualidade de vida certa na velhice.

Para aumentar o índice de cobertura entre pessoas de 16 a 60 anos, a Prophylaxis Vacinas tem campanha permanente de esclarecimento. A clínica oferece todas as doses necessárias para evitar doenças clássicas como varicela, difteria e pneumonia, até imunizações recentemente lançadas, como a vacina contra gripe ou dengue. 

Adultos negligenciam vacinação, mas há doenças que se manifestam de maneira ainda mais grave na vida adulta.
Adultos negligenciam vacinação, mas há doenças que se manifestam de maneira ainda mais grave na vida adulta.

Algumas são específicas para determinadas faixas etárias, como a dose única contra herpes zóster, aplicada após os 50 anos. Quem enfrentou a catapora precisa ainda mais desse tipo de imunização, porque teve contato com o vírus que pode voltar a se manifestar provocando a herpes zóster.

Outras dão sequência à vacinação iniciada na infância e exigem reforços por toda a vida, como é o caso do tétano, que deve ser refeita a cada 10 anos. O problema é que as pessoas tomam a última dose aos 5 anos de idade e a maioria só lembra do reforço quando sofre algum acidente ou viaja para áreas de risco.

Quem nunca foi imunizado contra sarampo, caxumba e rubéola, também corre risco maior quando cresce, porque elas podem ser ainda mais perigosas se manifestadas em pessoas adultas. Outro ponto a ser considerado é que algumas vacinas não existiam quando os adultos de hoje eram crianças. Alguns exemplos são as Pneumocócicas, a Meningocócica e a Haemophilus, que evitam quadros graves de pneumonia e meningites. 

Entre as maiores preocupações de quem já cresceu dever estar a proteção contra a hepatite B, para resguardar o fígado contra o câncer. Adultos que não foram imunizados na infância tomam 3 doses, com intervalos de 1 e 6 meses após a primeira aplicação. 

Na Prophylaxis, vacinas são estocadas seguindo alto padrão de controle.
Na Prophylaxis, vacinas são estocadas seguindo alto padrão de controle.
Vacinas para Hepatite A,HPV ,Pneumocócica 13,Hepatite A e B,Meningocócicas ,Tríplice Bacteriana
Vacinas para Hepatite A,HPV ,Pneumocócica 13,Hepatite A e B,Meningocócicas ,Tríplice Bacteriana

Caso a pessoa ainda tenha a carteirinha de vacinação da infância e o documento esteja atualizado, fica mais fácil definir quais esquemas vacinais devem ser retomados. Caso contrário, a orientação é começar pelos reforços de idade adulta e apostar nas imunizações mais recentes.

E esse processo deve começar já na adolescência, com as doses contra o HPV em meninos  e meninas, também pela prevenção contra o câncer. 

A Prophylaxis Vacinas também atende em domicílio, basta agendar a visita pelo telefone (67) 3213-4221. Já para atendimento na sede, não é preciso marcar horário. É só ir até a Rua Pedro Celestino, número 955, entre 8h e 18h, de segunda a sexta. Aos sábados, o atendimento ocorre de 8h às 12h.

Para saber mais sobre imunizações, siga a Prophylaxis no Facebook.

Prophylaxis Vacinas fica na Rua Pedro Celestino, número 955.
Prophylaxis Vacinas fica na Rua Pedro Celestino, número 955.
Nos siga no Google Notícias