ACOMPANHE-NOS    
JULHO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 19º

Faz Bem!

Aprenda a fazer em casa caldinho de tempero com cascas de legumes

Em vídeo, jornalista ensina como fazer o próprio tempero e dispensar os tabletes de caldinhos tão cheios de sódio

Por Paula Maciulevicius Brasil | 17/06/2020 06:23


Desde que se mudou de Campo Grande para Assunção com o marido, a jornalista e videógrafa Hannah de Moliner, de 27 anos, tem se descoberto na cozinha. O casal que trabalha com vídeos, em especial de casamentos, está cumprindo a quarentena imposta pelo País vizinho, e Hannah aproveita o tempo para testar receitas e compartilhar, em vídeo, com os amigos no Instagram.

No vídeo acima, ela mostra o passo a passo para a gente se livrar de vez dos tabletinhos industrializados que na verdade são pura fonte de sódio, e nada saudáveis. Para fazer em casa, basta separar as cascas que você ia jogar fora, ferver em fogo baixo, e pronto. Você pode armazenar por até seis meses. Hannah divide em 500ml, mas aqui tentei em forminhas de gelo, para ficar como os tabletinhos mesmo. O caldo pode ser usado para cozinhar risotos, caldos, ensopados e carne de panela.

Como a gente não descasca tudo de uma vez, você pode guardar no freezer as cascas aos poucos, como: casca de cebola, cenoura, batata, alho poró, salsinha, salsão, louro, tomilho, cebolinha e alecrim.

Depois é só amassar alho, adicionar aos legumes, colocar 2 litros de água em uma panela, despejar as cascas, e deixar ferver. Deixe em fogo baixo cozinhando o caldo por mais 30 minutos, e pronto! Aí, é só coar e armazenar.

Tem alguma dica de cozinha para compartilhar com o Lado B? Mande para a gente no Facebook, Instagram, e-mail: ladob@news.com.br ou pelo Direto das Ruas, o WhatsApp do Campo Grande News,  99669-9563.