ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Faz Bem!

Avaliação antropométrica é oferecida gratuitamente por universidade

Durante a consulta, são coletadas medidas do corpo, como o peso, altura, circunferências, entre outros

Geniffer Valeriano | 10/08/2023 19:56
Estudante de Nutrição realizando a avaliação antropométrica sob supervisão de orientadora (Foto: Reprodução)
Estudante de Nutrição realizando a avaliação antropométrica sob supervisão de orientadora (Foto: Reprodução)

Adultos e idosos que queiram passar por avaliação antropométrica podem ter acesso a consulta gratuitamente na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Os atendimentos serão realizados por estudantes do curso de Nutrição, que estarão sob supervisão de uma docente.

“A gente consegue dizer para o paciente quantos quilos ele tem de massa muscular, de massa óssea, de gordura. O paciente também é informado se alguma medida corporal dele é um indicador de risco à saúde. O paciente sai da ação com resultados padronizados, e pode levá-los a seu médico, seu nutricionista, ou até para um profissional de educação física. É um retorno muito interessante para a população”, explicou a professora da disciplina de Avaliação Nutricional, do curso de Nutrição, Carina de Sousa Santos.

Para a avaliação, serão colhidas algumas medidas do corpo, como o peso, a altura, circunferências, dobras cutâneas e diâmetros ósseos. As consultas acontecem por agendamento no Laboratório de Avaliação Nutricional, que fica no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária, nas sextas-feiras, das 13h às 16h. Faça o seu agendamento clicando aqui.

A avaliação Antropométrica faz parte do NEEPAN (Programa de Extensão Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Avaliação Nutricional), tendo como objetivo articular os alunos do curso de Nutrição e a sociedade.

 “A avaliação corporal é uma das cinco etapas da avaliação nutricional. Por sua vez, a antropometria é um dos métodos de avaliação da composição corporal com melhor custo benefício. No entanto, esse método exige um treinamento para que a técnica seja executada de forma precisa e exata. Mesmo que a disciplina tenha uma carga horária para atividades práticas, esse tempo só nos permite oferecer uma demonstração prática, e não um treinamento”, relata a professora.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias