ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Compositor do sucesso mais doce do Brasil agora é adepto do suco sem açúcar

Angela Werdemberg | 27/01/2014 06:51
Marco Aurélio e a esposa, já com quilos a menos.
Marco Aurélio e a esposa, já com quilos a menos.

A onda de mudança de estilo de vida pegou até o sertanejo Marco Aurélio, compositor de sucessos cantados por Munhoz e Mariano, como "Camaro Amarelo", além de Luan Santana e Maria Cecília e Rodolfo. Quem o segue nas redes sociais pode acompanhar a saga do artista ao largar o cigarro. “Se Deus quiser, estes são os últimos cigarros da minha vida...me ajuda, Senhor”, comentava o artista ao publicar a foto de quatro cigarros, em 2012.

Houve até contagem das horas sem trago. “Mais de 12 horas sem fumar. Deus comigo, vou conseguir”. “Sessenta horas sem fumar, graças a Deus”. Vários seguidores curtiram e incentivaram a decisão de Marco Aurélio. Alguns amigos ficaram surpresos, como foi o caso da cantora Adriana, da dupla Patrícia e Adriana. “Estou impressionada. Nunca tinha visto você nem cogitar parar de fumar. Estou muito feliz”.

Em entrevista exclusiva ao Lado B, o artista falou sobre cigarro e da cirurgia bariátrica, feita há dois meses. “Parei de fumar dia 4 de dezembro de 2012. Engordei 35 quilos. Diante desta realidade, tive que optar pela cirurgia de redução de estômago”, justifica. A ansiedade em deixar o vício, foi compensada na comida. “Comecei a trabalhar aos 11 anos. Foi quando comprei meu primeiro cigarro. Pra mim foi mais fácil parar de comer do que parar de fumar”.

O cigarro também atrapalhava o desempenho nos trabalhos. “Já fiquei sem fumar alguns meses antes de gravar e a diferença da qualidade de voz é enorme, se comparada aos outros CDs que não tive este cuidado”, diz Marco Aurélio. O Cantor tem cinco CDs lançados. Ele foi parceiro de Paulo Sérgio durante dezessete anos e a dupla é considerada a responsável por lançar o sertanejo universitário no Brasil.

“Antes eu achava que era melhor ser gordo do que fumante, mas na verdade não é. Nem gordo e nem fumante é a melhor opção”. Para acabar com os 35 quilos a mais, o compositor tentou vários meios antes de optar pela cirurgia. “Fiz dieta da lua, do abacaxi, procurei nutricionista, entrei na academia, mas não teve jeito”. Por causa do sobrepeso, ele acabou lesionando o joelho e retardando os resultados. E a corrida contra o tempo era grande. “Estava com o colesterol alto, pressão alta, gordura no fígado, apneia e todos os índices alterados nos exames de sangue”.

Marco ainda tem um fator que contribuiu muito para os quilos extras: a falta de rotina, reuniões longas, horários fora dos convencionais para as refeições.

Marco e o amigo César Menotti trocam incentivos pelas redes sociais.
Marco e o amigo César Menotti trocam incentivos pelas redes sociais.
Inclusive, com "homenagens" gastronômicas.
Inclusive, com "homenagens" gastronômicas.

Agenda nova - A participação e o apoio da esposa, Rosinha, na mudança de hábito foi extremamente importante. “As pessoas me falam, ‘nossa como você emagreceu!’. Eu digo, ‘o Marco fez redução de estomago’. Acabei operando por osmose”, brinca a esposa. A companheira de Marco esteve presente em todos os processos. Também foi para academia, procurou especialistas em nutrição e está inserindo a corrida nos novos hábitos da família.

A programação do casal também mudou, antes os programas eram focados em jantares, pizzas e churrascos. “Hoje, nós procuramos alternativas. Fazemos passeios, vamos ao cinema e começamos a sair mais de casa”, conta Rosinha. “A comida hoje não é prioridade”, complementa Marco.

Depois de tantas mudanças, a vida de Marco e de Rosinha está ainda mais ‘doce’. O casal celebra a melhora na qualidade de vida e os resultados positivos no hemograma. “O Marco já até parou de roncar”, comemora a esposa. “Agora, lá em casa nós comemoramos o dia 13 de dezembro também. O dia que o Marco parou de roncar”.

Após sessenta dias da cirurgia, o compositor já conseguiu eliminar trinta quilos. “Fiz a cirurgia não pela estética, foi por questão de saúde mesmo”. Rosinha conta que em casa os hábitos estão diferentes. “Agora a mania é fruta e verdura. Se o Marco fica em casa compondo ou ‘pula’ o almoço, deixo sempre opções saudáveis para ele. A parceria está sendo boa para nós dois”.

Na medida certa – César Menotti entrou na lista dos sertanejos que adquiriram hábitos saudáveis, em 2013. O cantor participou do quadro Medida Certa, do Fantástico e eliminou mais de vinte quilos. Quando começou o desafio, o cantor estava com triglicerídeo alto, quadro de pré-diabetes, além de ácido úrico e colesterol acima do índice normal.

Nesse mesmo período, Marco Aurélio também estava em ritmo de reeducação alimentar. Entre postagens de saladas, frutas e pratos coloridos os artistas trocavam incentivo pelas redes sociais. “Em homenagem ao amigo @cesarmenotti...tamo junto #inspiração”.

Marco revela que é difícil manter a linha. “Não são muitos os adeptos. Nos encontramos sempre e os amigos estão comendo, fumando e tomando umas, mas fiz muito disso também. É preciso respeitar o livre arbítrio. Cada um decide a hora que deve mudar”.

Nos siga no Google Notícias