ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Conheça 5 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Por Izabel Toscano | 27/01/2021 10:00
Alimentos ricos em magnésio e em vitamina C combatem a ansiedade. Autor: RitaE / Fonte: Pixabay.com
Alimentos ricos em magnésio e em vitamina C combatem a ansiedade. Autor: RitaE / Fonte: Pixabay.com

Ansiedade. Eis a palavra que dominou 2020 e que pode continuar a prejudicar vidas em 2021 se não for prevenida e tratada adequadamente. Muito mais do que uma simples crise de angústia passageira e facilmente controlável, a ansiedade é um estado de tensão prolongada e severa, que requer tratamento.

A condição atinge quase 20 milhões de brasileiros e, por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o Brasil o país mais ansioso do mundo. Com sintomas semelhantes aos da síndrome do pânico e do transtorno obsessivo-compulsivo, a ansiedade pode causar preocupação constante, agitação, palpitações, irritabilidade, falta de ar, dificuldade de concentração, insônia, entre outros sintomas.

Para tratar, é importante o acompanhamento de um médico especialista que pode, inclusive, prescrever medicamentos. Mas, tanto em casos severos quanto em situações em que a prevenção ainda é eficiente, algumas estratégias são recomendadas.

Todas elas estão relacionadas à mudança no estilo de vida, para lidar com as expectativas, como a adoção de práticas esportivas, de meditação, de auto cuidado, além de terapia.

Entretanto, a principal ação que pode e deve ser incluída na rotina, tanto para evitar a doença quanto para complementar o tratamento, é adotar uma dieta rica em nutrientes que comprovadamente diminuem a ansiedade. Confira os principais abaixo:

Chocolate amargo
Em crises de ansiedade a busca por açúcar é maior e, consequentemente, também é grande o risco de prejudicar ainda mais a saúde. Por isso, o chocolate amargo é uma boa opção.

Com maior teor de cacau e menos açúcar, o chocolate amargo ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade porque é um alimento rico em magnésio, um mineral que atua no sistema nervoso e no cérebro, sendo eficiente para combater também a depressão.

Ovo 
Já o ovo é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, aminoácido poderoso no combate à ansiedade, ao estresse e à depressão, já que atua no cérebro aumentando a produção de serotonina.

Chás
Tradicionalmente, tomar um chá é indicado para acalmar e ajudar a dormir. É claro que isso depende da erva escolhida para a infusão. De todo modo, chás de erva-cidreira, valeriana, folhas de maracujá e camomila são alguns dos que possuem efeito relaxante e sedativo.

Abacate
Rico em gorduras saudáveis, que previnem o aumento do colesterol ruim (LDL), o abacate também consegue regular os níveis de cortisol, um hormônio que está relacionado à irritabilidade e ao estresse.

Frutas cítricas
A vitamina C, presente na laranja e no limão, também diminui a produção do cortisol, que é liberado em momentos de forte estresse. Com isso, há um melhor funcionamento do sistema nervoso e um aumento da sensação de bem-estar.

Nos siga no Google Notícias