ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Faz Bem!

Depois da febre, açaí perde o posto de bom moço na alimentação saudável

Nutricionistas falam do risco do açaí à saúde e dão opções de um consumo saudável do composto frutado

Thaís Pimenta | 04/01/2018 08:34
Consumir o açaí com frutas é uma opção saudável, mas nada de exagero nas porções. (Foto: Divulgação)
Consumir o açaí com frutas é uma opção saudável, mas nada de exagero nas porções. (Foto: Divulgação)

Que já é febre em Campo Grande ninguém nega. São dezenas de casas de açaí distribuídas pela cidade. Só na avenida Bom Pastor, tem mais de 6 lojas especializadas no produto. O grande problema dessa modinha é que incentiva o consumo de forma inapropriada de um ingrediente que, muitas vezes, é pura enganação.

A nutricionista esportiva Aline Macedo diz que fruto da região Norte do País ganhou aditivos para render mais, já que não é algo barato para o comerciante. Hoje, na maioria dos locais, é vendido com uma mistura perigosa para a saúde. "Para ficar mais doce, os produtores estão adicionando xarope de glicose e milho, mesmo composto usado em refrigerantes", explica.

Além disso, ainda há os complementos que acabam de vez com o lado positivo do açaí. As barcas de açaí escancaram esse consumo exagerado de doce junto a polpa impura, incrementada com xarope. "É tão absurdo, têm Nutella, leite condensado, leite em pó, jujuba, granola, fruta. Um exagero completo", diz. 

Aline Macedo é nutricionista esportiva residente em Campo Grande. (Foto: André Bittar)
Aline Macedo é nutricionista esportiva residente em Campo Grande. (Foto: André Bittar)

A principal dica é fica ligado na cor. O açaí puro puxa mais para os tons de marrom do que para o roxo. Se a intenção for preparar pra comer em casa, a opção mais certeira é comprar a polpa da fruta. Também dá pra investir nas opções prontas zero açúcar. "Elas costumam ser boas. Confira sempre o rótulo e procure pela opção mais limpa", completa.

Se consumido de forma pura, as propriedades do alimento são incríveis. Uma porção do composto frutado tem incrível poder regenerativo muscular, é rico em ômegas, carboidratos, cálcio, ferro, potácio, fósforo e ômegas. "Ele é um excelente vasodilatador, por isso é indicado como forma de prevenção às doenças cardiovasculares".

Além disso, é uma das frutas com maior teor de antioxidantes, compostos que lutam contra os radicais livres que causam câncer, envelhecimento precoce e outras doenças degenerativas. Sem mencionar o fato de ser rico em gorduras saudáveis, essenciais para produção de hormônios e para manter uma pele saudável, por exemplo.

Aline indica consumir junto a uma proteína, como o whey, antes de treinar, numa espécie de pré-treino. Para os sedentários, o consumo também pode ser feito da mesma forma mas com outra intenção. "Nesses casos, funciona como uma refeição que suplementa as proteínas", explica.

Tabela nutricional que mostra a quantidade de compostos em 100 gramas de açaí puro. (Foto: Acervo Pessoal)
Tabela nutricional que mostra a quantidade de compostos em 100 gramas de açaí puro. (Foto: Acervo Pessoal)

Se for preparar em casa, o ideal é não adoçar com açúcar, mas sim com mel ou adoçantes como o stevia e demerara. Frutas são bem-vindas, mas em pequenas porções.

Ainda segundo a nutricionista, o que a gente vem consumindo é mais um mousse do que um composto frutado. "A gente tem que aprender a valorizar o que é nosso, do Brasil. Pra isso precisamos consumir os alimentos com respeito a nós e à cultura".

O açaí é considerado um tipo de berry, alimentos poderosos porque concentram a parte mais nutritiva desses pequenos frutos, a casca. "Assim como a uva e a jabuticaba, o açaí faz bem porque é macerado por completo, até se tornar um pó", finaliza.

O fruto pode ser considerado um berry, de acordo com Aline. (Foto: Divulgação)
O fruto pode ser considerado um berry, de acordo com Aline. (Foto: Divulgação)

O fruto combina com abacate, podem ser consumidos juntos, batendo a polpa dos dois. "O sabor do açaí vai se sobressair ao do abacate, fica delicioso e muito saudável", diz.

Para o pré-treino, a nutri ensina uma receita perfeita. Confira:

Bata 100g de polpa de açaí sem açúcar com 1 colher de chá de cacau em pó e 2 colheres de sopa de Whey Protein concentrado/isolado em 100 ml de água. Para o resultado ser perfeito é preciso consumir a mistura bem geladinha com uma hora de antecedência ao treino.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias