ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Faz Bem!

Fisioterapia é aliada na prevenção e cura de doenças respiratórias

Informe Publicitário | 27/09/2016 07:20
Atendimento pós cirúrgico realizado em crianças.  - Foto Divulgação
Atendimento pós cirúrgico realizado em crianças. - Foto Divulgação

Toda mudança brusca de temperatura favorece o aparecimento de enfermidades, entre elas as doenças respiratórias. Com frio, associado a umidade relativa do ar elevada e a pouca ventilação nas casas, é frequente sintomas como tosse, rouquidão e até mesmo falta de ar. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, 300 milhões de pessoas, de crianças a idosos, sofrem de asma e aproximadamente 210 milhões possuem complicações pulmonares crônicas. A fisioterapia tem contribuído para reduzir e eliminar os sintomas ocasionados pelas doenças comunitárias, popularmente conhecidas como gripes, bronquites, pneumonia, entre outras.

É o que explica a fisioterapeuta mestre em Resposta ao Exercício e Saúde Humana, Fernanda Paulin. “A fisioterapia pneumofuncional - como é chamada, vem para prevenir doenças respiratórias, mas também para acelerar o tratamento. Usamos equipamentos, exercícios e manobras específicas de higiene das vias aéreas inferiores, melhorando a troca de gases, a oxigenação e a ventilação do pulmão. Com isso aumentamos a capacidade respiratória do paciente e potencializamos a função cardíaca e muscular”, esclarece.

Fisioterapia é aliada na prevenção e cura de doenças respiratórias

A fisioterapia respiratória pediátrica, em especial, facilita a saída da secreção, permitindo que o bebê ou criança respirem melhor, com menos esforço, reduzindo a tosse e o cansaço e permitindo melhor qualidade do sono e alimentação. “Além de promover abertura das vias áreas inferiores do pulmão que, por vezes se fecham devido à inflamação dos brônquios, a fisioterapia realizada precocemente, ou seja, no início dos sintomas, previne e evitar o uso de corticoides inalatórios e antibióticos orais ou injetáveis”, explica Fernanda.

Os cardiopatas, sejam clínicos ou cirúrgicos, também têm a fisioterapia como importante aliado na recuperação. Nas últimas décadas, a reabilitação cardíaca tem sido incorporada como umas das principais terapêuticas no tratamento do cardiopata, associado ao tratamento medicamentoso e às mudanças de hábitos alimentares e comportamentais. “A fisioterapia intervém de forma preventiva e curativa. O programa de reabilitação cardíaca é concebido para limitar os efeitos fisiológicos e psicológicos da doença cardíaca, reduzir o risco de morte súbita ou ‘reinfarto’, controlar sintomas cardíacos, estabilizar ou reverter o processo aterosclerótico e melhorar consideravelmente a qualidade de vida do paciente cardiopata” destaca.

Daniela, mãe de Lorena e a fisioterapeuta Fernanda - Foto Divulgação
Daniela, mãe de Lorena e a fisioterapeuta Fernanda - Foto Divulgação

No caso de procedimentos cardíacos realizados em crianças temos o exemplo da pequena Lorena de Maria. Com 8 meses de vida ela já passou por uma cirúrgica cardíaca. Através de recomendação médica, Lorena recebeu o acompanhamento da especialista no pré-operatório e após a cirurgia. De acordo com Daniela Rezende Franco, mãe da paciente, os resultados já aparecem. “Apesar de ter sido uma cirurgia muito delicada, a recuperação tem sido muito boa. A fisioterapeuta acompanhou minha filha mesmo durante a internação. O cuidado, o carinho e a confiança que a profissional me passou foram imprescindíveis na volta da rotina de minha filha. Qualquer ‘chiadinho’ que percebo já levo para examiná-la”, ressalta.

Fisioterapia é aliada na prevenção e cura de doenças respiratórias

Outra paciente acompanhada pela especialista é a Liz, de 4 anos, que foi diagnosticada com leucemia em março do ano passado. Depois de um procedimento, realizado antes do início das aplicações quimioterápica, deu início uma complicação pulmonar gravíssima e ainda não descrita na literatura. “Saímos do hospital e passamos por diversos profissionais que não mostraram o resultado esperado. Mas assim que recebemos o atendimento da fisioterapeuta, o pulmão dela começou a reagir e expandir, não necessitando mais da cirurgia pela qual precisaria. Já reduzimos as sessões semanais e os médicos que nos acompanham têm gostado muito do trabalho feito. Posso dizer que a vida da minha filha hoje é absolutamente normal. Ela tem disposição de sobra! Corre, pula, brinca sem ter falta de ar”, ressalta Janaína Barbosa, mãe da Liz.

Sabendo que por meio da respiração estamos sujeitos ao contato com diversos microrganismos como vírus, fungos e bactérias, bem como poluentes, poeira, fumaça de cigarro, causadores não só as infecções respiratórias agudas, mas também são importantes desencadeadores de alergias respiratórias, devemos manter os cuidados com a saúde, especialmente nas crianças e nos idosos e, ao perceber qualquer sintoma, procurar precocemente um profissional especialista na área.

Serviços:
Movecor – Clínica de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica
Local: Avenida Mato Grosso, 3173 – Santa Fé – Campo Grande/MS
Contato: (67) 3341 9258 / 9-9999 3504

Sobre Fernanda Paulin – Crefito 13/63532-F

Mestre em Resposta ao Exercício e Saúde Humana (UFMS)
Fisioterapeuta Intensiva (SOBRATI)
Especialista em Intensivismo, Urgência e Emergência (UFMS)
Proprietária da Movecor
Professora Universitária

Nos siga no Google Notícias