ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Faz Bem!

Horta em apartamento é possível e uma ótima ideia para incrementar refeições

Evelise Couto | 28/08/2015 06:56
Horta pode ser plantada em qualquer lugar, mas precisa receber, ao menos, 5 horas de sol por dia
Horta pode ser plantada em qualquer lugar, mas precisa receber, ao menos, 5 horas de sol por dia

Que grande parte da galera que mora sozinha não tem lá muito espaço pra se virar, é fato. Mas com um pouquinho de esforço e criatividade dá pra aproveitar muito as possibilidades que uma casa pequena ou um apartamento oferecem, até mesmo descolar uma hortinha orgânica.

Aliás, tá aí uma ótima opção para você ter suas próprias verduras e legumes limpinhos, livres de qualquer veneno, uma vez que, segundo um dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), um terço dos alimentos consumidos pelos brasileiros está contaminado por agrotóxicos. Além disso, com uma hortinha em casa você economiza as idas ao supermercado e cria vínculos e uma rotina bacana dentro da sua casa, tendo com o que se preocupar e cuidar.

Para você ter sua própria hortinha, a primeira coisa é escolher um local em sua casa. O lugar deve receber ao menos 5 horas de sol por dia, principalmente pela manhã. A luminosidade natural é fundamental para que elas brotem e cresçam de maneira saudável. A varanda, a área de serviço e até a janela da cozinha podem ser bons lugares para você posicioná-la.

Horta ecologicamente correta.
Horta ecologicamente correta.
Para ambientes um pouco maiores, grandes vasos.
Para ambientes um pouco maiores, grandes vasos.

Como estamos falando de espaços pequenos, o ideal é fazer sua horta em vasinhos. Mas, pode soltar a imaginação e usar latas, garrafas pet, caixas de madeira, floreiras, enfim, vale o que você inventar, desde que esses recipientes tenham furinhos para que a água possa escoar, não abafando sua plantinha. No Pinterest você pode encontrar diversas opções para ter uma hortinha funcional e ainda bonita.

Para montar, você deverá colocar em cada um de seus recipientes, um terço de brita ou pó de brita (para auxiliar a drenagem), uma mistura de duas partes de terra, uma de composto orgânico e outra parte de húmus até a borda do vaso. Tudo isso você pode encontrar em lojas especializadas. Por fim, espalhe um pouco de areia e plante as mudas.

Na hora de escolher as mudas, principalmente para quem está começando nessa vida de "mini agricultor", opte por ervas comestíveis e para tempero, como manjericão, hortelã, coentro, salsinha, cebolinha, alecrim, pois são de fácil manejo, exigindo cuidados básicos como um lugar ao sol e água regularmente. Tomatinhos cereja, alface, rúcula e outras folhas também são fáceis de tratar.

E você, procura cultivar suas verduras e legumes em casa? Envie uma foto da sua hortinha lá na fanpage do Casa de Um para a gente postar!

*Evelise Couto é jornalista, colaboradora do Lado B e autora do blog Casa de Um, com dicas e experiências para quem mora sozinho.

Criatividade também garante beleza à decoração.
Criatividade também garante beleza à decoração.
Outras possibilidades...
Outras possibilidades...
Em disposição vertical.
Em disposição vertical.
Nos siga no Google Notícias