ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Faz Bem!

Mesmo sentado, Samuel nasceu da forma mais natural possível

Paula Maciulevicius | 25/02/2015 06:34
A chegada de Samuel foi assim, na 41ª semana de gestação, depois de 36 horas de trabalho de parto latente e oito de parto ativo. (Foto: Arquivo Pessoal)
A chegada de Samuel foi assim, na 41ª semana de gestação, depois de 36 horas de trabalho de parto latente e oito de parto ativo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para tudo tem seu tempo, até mesmo para aqueles que ainda não nasceram. A chegada de Samuel foi assim, na 41ª semana de gestação, depois de 36 horas de trabalho de parto latente e oito de parto ativo, o menino veio para a alegria da família num parto que respeitou tanto o tempo do bebê para nascer quanto o da mãe para parir, repleto de muito amor e carinho.

O Lado B hoje dedica o espaço para o relato da advogada Ana Paula Perusso de Lima, que num imprevisto com o preservativo, viu que o relógio biológico já despertava. Era hora de ser mãe. "Descobri a gravidez no dia 5 de dezembro de 2013, três meses após liberar geral... A ficha da gravidez só caiu quando ouvi o coraçãozinho batendo dentro de mim pela primeira vez. Um mundo novo se abriu naquele momento e resolvi mergulhar de cabeça", descreve.

Ana Paula que tem hoje 33 anos nunca tinha pesando sobre o parto, mas sabia do que tinha medo: anestesia e cortes. Logo a cesária era um fantasma a lhe assombrar e o que restou foi o parto normal. "Mas e a episiotomia? Era um corte e pontos do mesmo jeito. Quase pirei, até que descobri o movimento da humanização do parto e entendi que não bastava desejar um parto natural humanizado, que eu teria que ir à luta para conseguir parir com respeito a minha individualidade e a do meu bebê", completa.

Marido de Ana Paula e pai de Samuel abraçou a causa e participou de cada momento. (Foto: Arquivo Pessoal)
Marido de Ana Paula e pai de Samuel abraçou a causa e participou de cada momento. (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante a gestação, a mãe acabou lendo à respeito. "É uma coisa que hoje a gente não tem mais noção, do que é o parto natural. As pessoas me falavam 'você é louca de não fazer cesária'. Como se fosse a coisa mais linda do mundo, mas não é por maldade, é a ideia enraizada da cesária. Ela deve ser a última via, para salvar uma vida", opina Ana.

Além dos estudos e do trabalho focado na preparação, na gravidez a advogada também pode contar uma doula. Mas por escolha pessoal, não envolveu o trabalho dela na hora do nascimento.

Às vésperas - Uma semana antes do bebê nascer, a mãe fez um ultrassom e descobriu que o filho havia resolvido sentar. "Nem a médica, a dra. Joana, acreditou que isso aconteceu, já que eu apresentava vários sintomas de que o meu parto seria naquele final de semana mesmo", lembra. Uma das razões para que o bebê ainda aguardasse foi de que a grande quantidade de líquido pode ter facilitado o bebê a girar. "Como tudo estava bem comigo e com o bebê, eu teria um tempo para que o bebê virasse de novo e só então, caso não virasse, decidir pelo parto pélvico ou cesária", explica a mãe.

A semana seguinte foi de foco total nos exercícios e na respiração. Tudo para que o bebê se virasse por conta própria. "Sábado de manhã, véspera de eu completar 41 semanas, refiz o ultrassom e para minha alegria e do meu marido o bebê tinha virado novamente, estava cefálico! Minha alegria foi maior ainda porque o tampão tinha saído sexta a noite. Agora só faltava o bebê encaixar e eu entrar em trabalho de parto ativo", relata.

Foram 41 semanas até as contrações ritmarem e Ana Paula ir para a sala de parto. (Foto: Arquivo Pessoal)
Foram 41 semanas até as contrações ritmarem e Ana Paula ir para a sala de parto. (Foto: Arquivo Pessoal)

As contrações começaram ainda naquele dia, mas ainda leves e irregulares. No amanhecer do dia, elas ainda não tinham entrado num ritmo, mas nem isso tirou a serenidade da mãe. "Eu permanecia tranquila, em paz e muito feliz, pois sabia que meu bebê viria no tempo dele. Fui para o chuveiro, curtindo cada momento, cada contração".

O sábado passou, assim como o domingo e os futuros papais se uniram então para conversar com o bebê. "E transmitir muito amor para ele, pensar positivo para que o parto acontecesse como o sonhado. Isso era 9 da noite. As contrações voltaram com tudo, os intervalos diminuindo, até que ritmaram próximo das 11 da noite. Ligamos para a Dra. Joana que pediu que fossemos para a Santa Casa para ela me examinar". Estava chegando a hora.

Trabalho de parto - A bolsa estourou no banheiro de casa e para não apavorar nem o marido e nem os avós, a advogada seguiu quietinha para o hospital. "Chegamos à Santa Casa, uma contração atrás da outra e eu tentando fazer cara de que estava tudo bem para não ser obrigada a sentar numa cadeira de rodas. Isso já era meia noite, foi com grande alegria que encontrei a Dra. Joana, ela me acolheu num abraço, perguntou como eu estava e pediu se podia fazer o exame do toque. Concordei, já que eu tb estava curiosa: praticamente 8 cm. Não me continha de felicidade! Tudo bem que as contrações cada vez mais fortes e quase sem intervalos não me deixavam comemorar muito", descreve.

Quando as contrações ficaram mais curtas e de tanto perguntar o motivo, Ana Paula ouviu da médica a proposta de colocar um pouquinho de ocitocina para ajudar a segurar o tempo das contrações. Por conta do cansaço, a mãe aceitou, mas bastou a médica sair da sala de parto para que um sentimento maior viesse à tona.

Ao ver que o bebê nasceu e era um menino, toda a dor tinha ido embora e o coração da mãe era só felicidade. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ao ver que o bebê nasceu e era um menino, toda a dor tinha ido embora e o coração da mãe era só felicidade. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Eu havia lutado até ali e não iria entregar o jogo naquele momento. Meu filho merecia a minha entrega. Uma força tomou conta de mim, afastou o sono e na próxima contração grudei no meu marido e só lembro dele me dizendo: “Força, você consegue!”. Fiz uma força grande, a Dra. Joana entrou na sala e se animou: “Agora esse bebê vai nascer!”. De cócoras, a mãe que fez toda força e coube à médica, segundo relato da advogada, apenas "assistir" ao parto.

"Ela disse que ele que vinha descendo bem devagarinho de repente havia descido tudo que precisava e coroou. Foi emocionante ela mostrar a cabeça dele coroada! No que veio de novo a vontade de fazer força, ela só foi coordenando (“faz força, segura”) para preservar o máximo o períneo, até que senti meu bebê nascendo. Inesquecível aquela sensação! A Dra. Joana só o pegou e já entregou nos meus braços. Todo meladinho, liso igual sabão, chorando forte. Eu tremia de emoção. Ainda mais na hora que eu vi que era um menino (eu e meu marido optamos por não saber o sexo do bebê antes do parto)".

Toda a dor tinha ido embora e o coração da mãe era só felicidade. A médica esperou o cordão parar de pulsar para o pai cortar... "Assim nasceu o Samuel, no dia 18 de agosto de 2014, às 06h50 de uma segunda-feira, com 41 semanas e 01 dia, 3,705 kg e 51,5 cm, com circular de cordão no pescoço e mão na testa, após 36 horas de trabalho de parto latente e 08 horas de parto ativo, períneo íntegro".

Hoje Ana Paula continua super participativa dos grupos de discussão sobre parto humanizado. "Cada mulher tem o seu momento de parir. Eu precisava desse tempo para entrega, porque é uma doação. E depois vem aquele momento de paz, de amor, de realização. Não sei explicar, é uma sensação maravilhosa que você quer espalhar para todo mundo de parir e seguir essa linha mais natural".

Assim nasceu o Samuel, no dia 18 de agosto de 2014, às 06h50 de uma segunda-feira, com 41 semanas e 01 dia, 3,705 kg e 51,5 cm. (Foto: Arquivo Pessoal)
Assim nasceu o Samuel, no dia 18 de agosto de 2014, às 06h50 de uma segunda-feira, com 41 semanas e 01 dia, 3,705 kg e 51,5 cm. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias