ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Faz Bem!

Ritual da gratidão e meditação é fórmula para fechar o ano com energia positiva

Yoga e meditação são alternativas para quem está buscando equilíbrio e serenidade para começar bem o ano novo.

Gustavo Maia | 21/12/2018 08:54
Prática do Yoga é alternativa que trabalha o corpo e a mente. (Foto: Gustavo Maia)
Prática do Yoga é alternativa que trabalha o corpo e a mente. (Foto: Gustavo Maia)

Final de ano chegando e muita gente busca maneiras de encerrar os ciclos para começar o ano com o caminho livre e sem nenhuma pendência com o passado. E para equilibrar as energias e deixar tudo zen - corpo e mente - vale buscar a ajuda do yoga e da meditação.

Ontem, o espaço Yoga Casaterapia fez o Ritual da Gratidão, cerimônia para agradecer e meditar sobre o que passaram durante o ano. Fabrícia Sampaio, responsável pelo espaço, explicou que “todo ano, na última aula, o ritual é dedicado a alguma deidade hindu, e esse ano é especial de gratidão. Agradecer é a melhor forma de fechar um ciclo e abrir um novo”. Ela acrescentou ainda que a meditação e as posturas de agradecimento são para limpar o chakra do coração, voltado aos sentimentos, através da respiração. Durante a meditação as pessoas fazem uma revisão mental de tudo que rolou durante o ano, de agradável ou de desagradável. Fabrícia lembra que é importante agradecer inclusive pelos perrengues que passamos, porque eles nos servem de lição.

No ritual da gratidão, as pessoas compartilham frutas, desejando ao outro aquilo que gostaria de receber. Cada um também leva um vasinho com flores, que durante a cerimônia ficam no altar, recebendo as bênçãos da deusa hindu Tara, a grande deusa bondosa, conforme a tradição. Ao final, as pessoas levam as flores pra casa e as frutas que sobram são divididas entre todo mundo. “Vale a pena a gente praticar a gratidão porque ela pode vir sozinha, mas também pode se tornar um hábito. Quando agradecemos de coração, as portas se abrem. O ato de agradecer limpa o nosso caminho para a gente poder receber as coisas que o Universo tem a nos oferecer”, recomenda Fabrícia.

Frutas são oferecidas em ritual de agradecimento. (Foto: Gustavo Maia)
Frutas são oferecidas em ritual de agradecimento. (Foto: Gustavo Maia)

E pra quem quer fechar o ano com um pouco de yoga e meditação, para dar aquela iluminada na alma, ainda dá tempo de aproveitar o que está rolando na cidade.

No sábado, 22, haverá a última lua cheia do ano, e tem uma galera se reunindo para não deixar a data passar em branco. Com evento no Facebook, a Meditação da Lua Cheia é organizada pelos praticantes da Arte de Viver, criada para autodesenvolvimento através de várias técnicas, como controle das emoções e da mente pela respiração. Conforme divulgado na página do evento, “A Lua tem um efeito muito específico nas marés e em toda a água do planeta, e o nosso corpo tem 70% de água”. O encontro vai acontecer às 19 horas em frente ao lago do Parque das Nações Indígenas.

O instrutor responsável, Ruy Nunes, explica que o encontro é aberto para todas as idades e quem quiser participar é só chegar com um pouco de antecedência e levar sua almofada, canga ou tapete para não sentar no chão. Ele explica ainda que essa ideia de meditação sob a lua cheia acontece desde 2012, começou em São Paulo e hoje já tem mais de 30 cidades participando em todo o Brasil.

Rituais para começar o ano.
Rituais para começar o ano.

Pra quem nunca meditou e tem receio de participar, pela inexperiência, ele garante que não tem problema nenhum, também pode participar. “Não precisa ter experiência não. A gente começa com uma sessão leve de yoga, pra dar uma relaxada no corpo, damos uma breve introdução sobre o que é a meditação, e aí partimos pra meditação, que é guiada. Então até quem nunca fez, vai conseguir participar sim”, explica.

Já para quem quer praticar yoga, o Shanti Studio vai fazer uma cerimônia também no sábado (22) às 16 horas para celebrar mais um ano de prática do yoga. Tatiane Fernandes, responsável pelo espaço, diz que o ritual é aberto ao público e vai ser dedicado ao deus hindu Ganesha - destruidor dos obstáculos. Ela conta que o espaço ofereceu aulas gratuitas de yoga todos os sábados durante o mês de dezembro, e que o ritual, que acontece pelo menos duas vezes ao ano, vai marcar também o encerramento desse ciclo. O Shanti Studio fica na rua Sergipe, nº 1393, na Vila Gomes.

Fabrícia Sampaio diz que a melhor receita é a gratidão. (Foto: Gustavo Maia)
Fabrícia Sampaio diz que a melhor receita é a gratidão. (Foto: Gustavo Maia)

Tatiane diz que quem nunca participou também pode ir, e explica como vai ser a cerimônia. Inicialmente vão fazer o Puja, um ritual de agradecimento da cultura indiana, onde as pessoas oferecem flores em sinal de gratidão por tudo que receberam. Logo em seguida, às 17 horas, vem o Kirtan, que é uma roda de mantra, em que alguém conduz os cantos, que são curtos e simples, e depois todos repetem juntos. Ela diz que todo mundo consegue aprender e eles sempre explicam o significado do que está sendo cantado.

Então, se você já medita, pratica yoga, ou nunca fez nenhum dos dois, ainda dá tempo de fechar o ano com a mente e o corpo equilibrados, cheio de boas energias e pronto para encarar o ano que vai começar.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias