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Seis maneiras de manter a forma dentro de casa

Por Danielle Assis | 30/11/2020 10:50

Existem muitos exercícios simples que podem ser realizados mesmo no ambiente doméstico e ajudam a manter o peso e a continuar com a rotina de atividades.

Há muitos exercícios que podem ser feitos dentro de casa. (Fonte: Maryjoy Caballero / Unsplash)
Há muitos exercícios que podem ser feitos dentro de casa. (Fonte: Maryjoy Caballero / Unsplash)

Manter uma rotina de atividades físicas é fundamental para a saúde, mas também ajuda a perder peso e a manter a forma. Porém, nesse ano, devido à pandemia da Covid-19 e a quarentena, a rotina de exercícios foi prejudicada.

Com as academias fechadas e as recomendações de isolamento, muitas pessoas que se exercitavam com frequência acabaram caindo no sedentarismo. E mesmo com a flexibilização na maioria dos lugares há quem ainda não se sinta seguro para frequentar os espaços públicos de atividades físicas.

Mas existem maneiras de retomar ou iniciar a prática de exercícios e manter a forma mesmo dentro de casa. Na realidade isso é mais simples do que se pensa e com os instrumentos e as práticas corretas o ambiente doméstico pode se transformar em um ótimo espaço para se exercitar.

 A seguir você conhece quais são as principais formas de conseguir isso.

Agachamento

Dentre os exercícios que podem ser feitos em casa e sem nenhum equipamento está o agachamento.

Esse movimento ajuda a fortalecer os músculos dos membros inferiores e do glúteo e para ser realizado, basta flexionar as pernas, esticar os braços para dar equilíbrio e se abaixar formando um ângulo de 45º.

Flexão

Outra boa opção são as flexões, muito conhecidas pela maioria das pessoas. Elas servem para fortalecer o tronco e os braços e podem ser feitas em qualquer ambiente da casa sem dificuldades.

 Abdominal

Para complementar o agachamento e as flexões podem ser realizadas abdominais, que auxiliam na perda da gordura abdominal.

Esse é um exercício que também pode ser feito facilmente dentro de casa e que ajuda a fortalecer o abdômen.

As abdominais ajudam a eliminar gordura e fortalecem o abdômen. (Fonte: Jonathan Borba / Unsplash)
As abdominais ajudam a eliminar gordura e fortalecem o abdômen. (Fonte: Jonathan Borba / Unsplash)

Bicicleta spinning 

Para quem está disposto a investir em equipamentos para treinar em casa e tem espaço sobrando a bicicleta spinning é uma boa escolha.

Esse aparelho traz inúmeros benefícios para o corpo e ajuda a queimar calorias, melhora a saúde do coração, tonifica músculos e reduz a celulite.

Além disso, ao se exercitar com uma bicicleta spinning são liberados hormônios chamados de serotonina e dopamina que aliviam o estresse.

Corda

Pular corda é uma atividade que muitas crianças gostam, mas que também é benéfica para adultos e facilmente pode ser realizada em casa.

Esse exercício fortalece ossos, coxas e panturrilhas e em apenas 15 minutos é possível perder mais de 180 calorias com ele.

Dança

A dança é mais um exercício repleto de benefícios para o corpo. Através dela consegue-se estimular o cérebro e a memória, melhorar a postura, tonificar músculos e perder calorias.

Outro benefício é que essa atividade pode ser realizada em casa e há diversos vídeos na internet que ensinam passos dos mais variados estilos musicais e músicas famosas.

Alimentação saudável 

Além dos exercícios, seguir uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para não perder a forma.

Os alimentos gordurosos e com muito açúcar são os principais responsáveis pelo aumento de peso, fazem mal à saúde e devem ser evitados. Com isso, o ideal é manter uma alimentação com frutas, verduras, legumes, carnes magras e outros alimentos saudáveis.



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