ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Faz Bem!

Sonha em correr? Ainda dá tempo de começar em 2024 e ter mais saúde

Veja como se preparar para adotar as corridas de rua como um hobbie ainda este ano

Por Idaicy Solano | 12/06/2024 06:45
Corredores se aquecem antes de correr na Meia-Maratona de Campo Grande, que aconteceu no útimo final de semana (Foto: Alex Machado)
Corredores se aquecem antes de correr na Meia-Maratona de Campo Grande, que aconteceu no útimo final de semana (Foto: Alex Machado)

Seja por hobbie ou para quem deseja se tornar profissional, a corrida, assim como a prática de qualquer outro esporte, demanda acompanhamento de profissionais, disciplina e comprometimento. Antes de entrar de cabeça na modalidade, o Lado B elencou oito corridas que acontecem no Estado, com opções para iniciantes, amadores e profissionais, além de dicas de como iniciar no esporte.

A constância na prática de exercícios físicos bem elaborados, de preferência por um profissional, boa alimentação e sono regular são pontos importantíssimos para garantir um bom desempenho e evitar problemas de saúde. Por isso, é importante investir em consultas com nutricionistas, profissionais de educação física, e realizar exames médicos de rotina para entender as necessidades e limitações do corpo e evitar futuras lesões.

Tudo isso, atrelado à prática do esporte, pode garantir uma boa qualidade de vida. É o que explica a profissional de educação física Suzani Pinheiro, 44, que trabalha com o treinamento de atletas maratonistas. “A importância de se ter um corpo saudável é para todos, não somente para aqueles que praticam uma modalidade esportiva, o exercício é o remédio natural da vida”.

Para quem deseja iniciar no esporte, Suzani indica buscar um profissional de educação física com especialização em corrida, para orientar e acompanhar o desenvolvimento e a performance do corredor. Ela ressalta que é importante ter compromisso com a rotina de exercícios, que inclui treinos de fortalecimento muscular, mobilidade, treinos pliométricos e de velocidade, voltados para a modalidade de corrida.

Os exercícios devem vir combinados a uma alimentação saudável, com uma boa base de nutrientes que suprem as necessidades do corredor sem pular as principais refeições do dia, café , almoço e janta,  além de uma suplementação correta para seu corpo, sempre sob orientação do nutricionista. Cortar - ou pelo menos diminuir bastante - o consumo de bebidas alcoólicas também é importante, pois o álcool atrapalha o desempenho do corredor, orienta Suzani.

A assessoria também ajuda para que o futuro atleta não acabe entrando de cabeça na modalidade, antes de entender bem quais são as suas necessidades em cada etapa do preparo, ou acabar desistindo. “Isso evita um gasto desnecessário com equipamentos, como tênis,  roupas, e acessórios, que só vamos saber usá-los e entender a função de cada um após algum tempo de treino, isso o professor irá orientá-lo”.

“Quando falamos de atletas o cuidado deve ser redobrado, pois o gasto de nutrientes e um treino bem elaborado fazem com que o atleta necessite de uma boa alimentação e cuidados específicos relacionados aos treinos. Por isso, deve ser acompanhado por um profissional, pois é de suma importância para evitar fadiga, cansaço, bem como futuras lesões, potencializando assim os resultados para que o corredor possa desfrutar da modalidade com segurança”, finaliza.

Manter rotina de treinos e alimentação saudável é importante para começar a praticar o esporte (Foto: Alex Machado)
Manter rotina de treinos e alimentação saudável é importante para começar a praticar o esporte (Foto: Alex Machado)

Vai começar a correr? Confira as próximas corridas no Estado

Em Campo Grande, a 7ª edição da Corrida e Caminhada Sangue Bom, que visa angariar fundos em prol do Hospital do Câncer Alfredo Abrão e da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande), já tem data marcada para 2024 e as inscrições estão abertas. A corrida vai ser realizada no domingo do dia 23 de junho e a expectativa é de reunir pelo menos 2 mil atletas, somando todas as categorias de 3 km, 5 km e 15 km. Clique aqui para se inscrever.

A 4ª edição da Campo Grande Run está marcada para 18 de agosto, e as inscrições vão até 1º de agosto. A idade mínima para participar é 14 anos. Todos os participantes receberão medalha, além de troféu para o pódio. Os percursos são de 5km e 10km, e idosos e doadores de sangue tem 50%  de desconto no da inscrição. Clique aqui para se inscrever.

Em Maracaju, a Corrida em Homenagem aos Profissionais da Educação Física está marcada para 1º de setembro. A programação inclui uma manhã inteira de atividades voltada à saúde, com direito a avaliação física, orientações quanto à prática de atividades físicas e sorteio de brindes após a corrida. Clique aqui para se inscrever.

De volta à Capital, no dia 1º de setembro será realizada a 3ª Corrida Pela Vida, com inscrições abertas até o dia 15 de agosto. A atividade é promovida pelo Colégio Master, em honra ao “Setembro Amarelo”, uma campanha que busca promover a valorização da vida. Para que todos possam participar, independentemente do nível de condicionamento físico, a corrida será realizada em um percurso de 10km, 5km, caminhada de 3km e corrida Kids. Clique aqui para se inscrever.

Com caminhada de 5km, corrida infantil e corrida de 5km e 10km, estão abertas as inscrições para a H2O Night Run - 2024. A corrida é mais uma opção para quem mora em Campo Grande, e será realizada dia 9 de novembro, com início às 18h30. Para atletas com 60 anos ou mais, haverá 20% desconto no valor da inscrição. Clique aqui para se inscrever.

Para os mais experientes, a corrida Pantanal Ultra 2024 será realizada na serra de Piraputanga, localizada no Município de Aquidauana, nos dias 2 e 3 de novembro, utilizando a Estrada Parque de Piraputanga, morros e intermediações, proporcionando aos corredores uma bela vista da natureza. O evento terá a distância de 90km, 55km, 32km, 21km, 10 km e 5 km. As inscrições vão até 17 de junho. Clique aqui para se inscrever.

Com foco em quem já tem mais tempo na prática do esporte, a Pantanal Marathon será realizada, sob qualquer condição climática, no dia 14 de dezembro, na Baía das Pedras, localizada na região da Nhecolândia, no município de Aquidauana. As atividades serão 7km de Trekking (caminhada), e 12km, 42km e 190km de Trail Run. As inscrições vão até 23 de junho. Clique aqui para se inscrever.

A Trail Run Furnas do Dionísio - Norturna, será realizada, também sob qualquer condição climática, no dia 16 de novembro, na Comunidade Furnas do Dionísio em Jaraguari, nas modalidades de 4km e 9km de trail run. As inscrições vão até 13 de julho. Clique aqui para se inscrever.

Largada da Meia-Maratona de Campo Grande, que aconteceu no útimo final de semana (Foto: Alex Machado)
Largada da Meia-Maratona de Campo Grande, que aconteceu no útimo final de semana (Foto: Alex Machado)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias