ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Sabor

Almoço beneficente vira sucesso de público e atrai voluntários com pratos finos

Elverson Cardozo | 20/02/2015 06:34
Sandra resolveu ajudar instituições de Campo Grande e acabou descobrindo na culinária uma paixão. (Foto: Arquivo Pessoal)
Sandra resolveu ajudar instituições de Campo Grande e acabou descobrindo na culinária uma paixão. (Foto: Arquivo Pessoal)

Foi atuando como conselheira de direito da criança e do adolescente, no estado e município, que Sandra Gandolfi, de 42 anos, conheceu de perto a realidade de instituições filantrópicas de Campo Grande. Muitas tem um trabalho sério, elogiado, mas enfrentam dificuldades para se manter.

Na tentativa de ajudar, a mulher, que também é filósofa, arte-educadora e gourmet, resolveu promover eventos beneficentes, onde a gastronomia e a solidariedade dividem o mesmo prato. Nasceu assim, no ano passado, o Sabor Solidário.

“Sempre cozinhei na casa das pessoas, mas era um coisa entre amigos, aí pensei: porque não associar essa necessidade de se encontrar aos domingos para um almoço gostoso com a divulgação do trabalho dessas instituições?”

Voluntários em mais uma ação, entregando mercadorias arrecadadas. (Foto: Divulgação)
Voluntários em mais uma ação, entregando mercadorias arrecadadas. (Foto: Divulgação)

Sandra passou, então, a organizar almoços. O primeiro, em abril de 2014, foi em prol da Afrangel (Associação Franciscana Angelinas) – Lar das Crianças vivendo com HIV/Aids. O local é único de Mato Grosso do Sul a oferecer o serviço.

A verba do segundo encontro, realizado em junho, foi destinada à Associação Renasce Uma Nova Esperança, que oferece apoio às crianças com hidrocefalia. Em setembro do mesmo ano, houve outro evento para beneficiar a Afrangel. O último, realizado no dia 6 de janeiro, foi em prol da mesma instituição.

Em cada um deles, há um cardápio diferente. Já teve frango desossado, feijoada e comida mineira com 10 pratos, por exemplo. No mais recente, Sandra se dedicou à cozinha mediterrânea, muito apreciada na culinária em geral por usar grande variedade de ingredientes nutritivos, saborosos e saudáveis.

Salada marroquina servida no último encontro. (Foto: Reprodução/Facebook)
Salada marroquina servida no último encontro. (Foto: Reprodução/Facebook)

Como entrada, ela serviu Gazpacho Andaluz, sopa fria proveniente da Andaluzia, no Sul da Espanha. É um caldo de tomates, que acompanha cheiro verde e cubos de gelo. Também teve Caponata (antepasto de origem italiana) e tabule (salada libanesa feita, basicamente, com suco de limão, pimenta, vários temperos, tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas).

Como pratos principais, salada marroquina (que combina frango, creme de leite, trigo de quibe, maçãs e uvas passas), paella de frutos do mar (com lula, polvo, camarões e mexilhões), paella suína e talharim ao mediterrâneo, receita exclusiva, que ela criou inspirada na cozinha da avó. “Peguei todas as minhas lembranças afetivas. […] Sou descendente de Italianos. Me criei dentro de uma cozinha. […] A comida que a gente faz não é a de restaurante. É mais elaborada”, compara.

Ela diz “a gente” porque, agora, inclui os parceiros que surgiram no meio do caminho. Sandra começou cozinhando sozinha. Hoje, tem a ajuda de outros profissionais, chefs de cozinha, que se identificaram com o projeto. O Sabor Solidário conquistou, inclusive, empresários, que já apoiam a causa. Músicos regionais também oferecem apoio e, voluntariamente, animam os eventos.

Dos almoços surgiram os workshop para ensinar a cozinhar. Sandra já fez sobre rolinho primavera, sushi, panqueca, risoto, caldeirada. Devido ao sucesso do último almoço que, segundo ela, gerou uma lista de espera enorme, o próximo será sobre cozinha mediterrânea, ao custo de R$ 45,00 por pessoa. As vagas são limitadas.

Os eventos do Sabor Solidário são bimestrais. Para acompanhar, clique aqui.

Nos siga no Google Notícias