ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 17º

Sabor

Apaixonada por bolos, Cecília faz receita até com flores de ipê-roxo

Cecília conta que está sempre inventando novas receitas, e diz que sempre tem um bolinho para as visitas

Por Idaicy Solano | 07/07/2024 07:25

Apaixonada por bolos, Cecília de Pinho Corrêa está sempre inventando novas receitas, e garante que em sua casa sempre há um bolinho para receber as visitas. Mas uma delas chamou atenção pela peculiaridade do ingrediente principal: flores de ipê roxo.

A receita foi publicada no Instagram de sua filha, a jornalista e influenciadora Glória Maria de Pinho, e pegou bastante gente, que não sabia que as flores eram comestíveis, de surpresa.

A receita da massa de bolo leva quatro ovos, duas xícaras de açúcar, um copo de leite, duas colheres bem cheias de margarina, trigo, fermento e as flores de ipê roxo. Para a cobertura, ela utiliza uma caixa de creme de leite e uma de leite condensado, duas xícaras das flores e uma colher de manteiga.

A massa do bolo é feita normalmente, apenas é adicionado na receita as flores de ipê roxo como um ingrediente a mais. No caso de Cecília, ela utiliza metade de uma bacia cheia de flores. O recheio é feito com a mesma base do brigadeiro branco, com o adicional das flores de ipê.

A higienização das flores também é um detalhe importante. Conforme é explicado no vídeo, Cecília costuma colher elas de árvores mais afastadas, deixar elas de molho na água e depois lavar com vinagre.

Cecília conta que faz bolos desde os 17 anos de idade, mas nunca chegou a fazer um curso de confeitaria. Tudo o que ela sabe, ela relata que aprendeu cozinhando para as patroas, na época em que trabalhava como doméstica. Ela relata que é apaixonada por culinária, e que trabalhou muitos anos cozinhando para fora.

Cecília fazia bolos para aniversários, casamentos, festas de quinze anos, e até para presentear os amigos dos filhos, mas atualmente cozinha apenas para a família e amigos. Casada há 39 anos, os bolos também fazem parte da rotina do marido.

Ela detalha que toda semana tem que assar pelo menos dois bolos, pois o marido sai para trabalhar e leva eles de lanche. Toda a família já aproveita o embalo e come junto também. “Ele [o marido] gosta muito mesmo, come à vontade”, expressa.

Sobre a origem das receitas, Cecília diz que na sua casa, tudo que aparece ela transforma em bolo, então está sempre buscando inventar receitas novas e aprimorar seu trabalho. Ela conta que o marido costuma colher frutas e trazer para casa, então todas que ela vê possibilidade de usar como ingrediente em bolo, ela usa.

Com as flores não foi diferente. Segundo Cecília, o marido gosta bastante de comer as flores de ipê roxo na salada, então ela decidiu usar o ingrediente para fazer bolo.

“Tô sempre inventando, então cada dia mais eu vou inventando e aperfeiçoando as minhas receitas. Eu tenho prazer de fazer bolo, de fazer minhas receitas, de inventar receitas novas, e assim é que eu vou seguindo. Essa vida de cozinhar e fazer receitas novas, é vivendo e aprendendo”, expressa Cecília.

E os saberes de Cecília são passados adiante, por meio da filha Glória Maria. Descrita por Cecília como “garota prodígio”, desde os 11 anos de idade a jornalista e influenciadora faz bolos juntos com a mãe. Glória conta que na família, todo momento é momento de bolo, seja em datas comemorativas ou reuniões.

“Minha mãe foi a pessoa que me ensinou a cozinhar, se hoje eu amo receitas e tudo que envolva o mundo gastronômico é por causa dela. Como ela não é muito do mundo tecnológico, decidi fazer um quadro no meu perfil e dedicar a ela, pra ela ter as receitinhas dela”, conta a influenciadora, que compartilha essa, e outras receitas da mãe, no Instagram @gloriamaria.ms.

Família reunida em data comemorativa, com direito a bolo feito por Cecília (Foto: Arquivo Pessoal)
Família reunida em data comemorativa, com direito a bolo feito por Cecília (Foto: Arquivo Pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias