ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Barman prepara drinques personalizados de acordo com o perfil de quem vai ao bar

Aline Araújo | 13/07/2015 06:34
Vitor mora em Campo Grande a pouco mais de um ano.  (Foto: Vanessa Tamires)
Vitor mora em Campo Grande a pouco mais de um ano. (Foto: Vanessa Tamires)

Já pensou em chegar no bar e tomar um drinque criado para você na hora? Esse é o trabalho de um mixologista, que harmoniza o sabor das bebidas, seja um vinho, uma essência ou fruta do coquetel, de acordo com o paladar do degustador.

“Um bom coquetel você consegue sentir a presença de todos os ingredientes”, ensina Vitor Morete, de 27 anos. Ele descobriu a profissão e a paixão por bebidas em 2012, durante o trabalho em um restaurante espanhol da rua Oscar Freire, em São Paulo. Em meio a estudos intensos, Vitor participou de competições de marcas de bebidas famosas, como Absolut Vodka e até trabalhou no restaurante do chef Alex Atala.

As bebidas são preparadas com detalhes. (Foto: Vanessa Tamires)
As bebidas são preparadas com detalhes. (Foto: Vanessa Tamires)

A oportunidade de trocar a Terra da Garoa pela Capital Morena surgiu há pouco tempo com o convite de tocar o bar do restaurante Território do Vinho. À equipe do Lado B, Vitor confessou que os estudos continuam intensos, cerca de seis horas por dia, e que o segredo é continuar sempre aprendendo.

Para mostrar um pouco da arte de preparar drinques, Vitor criou na hora duas bebidas exclusivas. “Eu conheço bem os ingredientes, mas eu não conheço você, e essa parte é o mais difícil. Mas a gente bate um papo você me conta de uma festa que você foi o que você tomou um drinque e gostou, e nessa conversa eu vou filtrando. Faço algumas pergunta, se você gosta mais do frio ou do verão, se você prefere whisky ou vodca, como você toma essas bebidas? E essas perguntas vão me guiando para um caminho em que eu consiga montar um coquetel que você goste”, explica Vitor.

O drinque começa a ser criado a partir de uma base, feita com uma bebida onde o sabor deve predominar. O drinque é construído com detalhes, como a adição de aperol, um fermentado de laranja, ou cachaças curtidas em especiarias como cravo, canela, raízes e frutas.

Para o Lado B ele criou dois drinques que combinam com o frio. O primeiro é a base de um vinho cabernet sauvignon e o segundo com um frisante martini rose.

Vitor tem paixão na profissão que escolheu.  (Foto: Vanessa Tamires)
Vitor tem paixão na profissão que escolheu. (Foto: Vanessa Tamires)

O coquetel de vinho tem 50ml de cabernet sauvignon e os outros ingredientes são pensados para que ele não perca o sabor. É adicionado 15 ml de aperol, uma colher de uma redução de açúcar feita com partes iguais de água e açúcar, 1/3 de maçã verde amassada, um toque (4ml) de um preparado feito com vinho seco, e vinho branco curtidos na baunilha. O drinque passa por uma dupla coagem antes de ser servido na taça, para que nenhum resíduo passe para a bebida. Para finalizar, uma amarena é adicionada.

“O coquetel deve aguçar os sentidos e oferecer sensações para o olfato, o paladar e a visão”, afirma Vitor. O resultado é uma bebida levemente adocicada, em que se é possível sentir a presença dos ingredientes.

O outro coquetel também tem preparo rápido e rico em detalhes. O primeiro passo é pegar a taça e a molhá-la com um pedaço grande de abacaxi. Por fora, uma mistura de açúcar mascavo, cravo, canela e pimenta rosa. No fundo da taça um torrão de açúcar curtido na canela. 20 ml de licor de laranja trip e sec, um toque de licor de ameixa japonesa e para completar o drinque, martíni rose. O toque final fica por conta de duas borrifadas do francês Licor Benedictine.

Um drinque personalizado custa de R$22,00 até R$30,00 dependendo dos ingredientes.

Drinque a base de Martini Rose.  (Foto: Vanessa Tamires)
Drinque a base de Martini Rose. (Foto: Vanessa Tamires)
Drinque a base de vinho argentino. (Foto: Vanessa Tamires)
Drinque a base de vinho argentino. (Foto: Vanessa Tamires)
Nos siga no Google Notícias