ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Sabor

Chef oferece curso de gastronomia sobre peixes e frutos do mar

Informe publicitário | 25/11/2014 08:00
Orientações sobre ingredientes, combinações, composições e apresentação dos pratos são oferecidas no curso.
Orientações sobre ingredientes, combinações, composições e apresentação dos pratos são oferecidas no curso.

Ela é formada em Educação Artística , mas foi na culinária que realmente se realizou pessoal e profissionalmente. A chef Dedê Cesco esteve à frente do extinto restaurante Centurion, estrelado pelo Guia Quatro Rodas. Hoje, se dedica a oferecer consultorias e aulas de culinária, como no curso de gastronomia Peixes & Frutos do Mar, que acontece nas primeiras duas primeiras semanas de dezembro.

"A ideia é dar ao aluno a oportunidade de viver uma experiência culinária. Com a gastronomia você consegue apurar, desenvolver acuidade de sentidos. Essa arte é tão incrível que, enquanto você passa por essa experiência, você envolve todos os seus sentidos", compartilha Dedê.

Chef Dedê Cesco dá cursos de culinária e oferece consultoria gastronômica.
Chef Dedê Cesco dá cursos de culinária e oferece consultoria gastronômica.

Pratos do curso - O curso terá quatro aulas, que acontecerão nos dias 1, 2, 8 e 9 de dezembro, sempre às 19h. Na primeira, o aluno aprenderá a fazer uma salada com trouxinha de salmão e sobremesa com espuma de coco e baba de moça.

A segunda aula ensinará a produzir moqueca de pintado com pupunha fresca. "Apesar de ser uma moqueca, essa é uma proposta leve, muito indicada para o verão", explica a chef.

A terceira criação também é uma ótima opção para a época. Consiste em camarão ao molho de laranja com manjericão, que oferecem frescor ao prato e é servido acompanhado de fettuccine de palmito pupunha.

Na última aula o aluno aprenderá o passo a passo para preparar pintado grelhado com farofa de castanhas de caju, acompanhados de aligot de batata doce e queijo coalho, inspirado em uma especialidade gastronômica dos Alpes franceses.

"É muito importante este intercâmbio de ingredientes, onde receitas são repaginadas, ora incluindo nossos insumos regionais em pratos importados, ora acrescentando ingredientes de fora na nossa cozinha regional, é a Fusion Cuisine", ensina.

Dedê tem experiência em cursos temáticos, antes da iniciativa desse, que tem como tema frutos do mar e peixes, as cozinhas mediterrânea e italiana já foram assunto de suas aulas, sempre oferecidas de acordo com os pedidos de seus alunos.

Moqueca de pintado com pupunha fresca está entre os pratos que serão ensinados.
Moqueca de pintado com pupunha fresca está entre os pratos que serão ensinados.

Experiência única - "É importante observar os ingredientes preferidos e os gostos dos alunos. Por isso, sempre preparamos cursos que atendem esses interesses, oferecendo uma experiência completa, não apenas explicando o método, mas dando conhecimento aplicável em toda vivência culinária", pontua.

Observar texturas, sentir aromas, colocar a mão na massa, entre outros detalhes do preparo de ingredientes, estão entre as experiências possíveis nos cursos de Dedê. Ao final, claro, o aluno pode participar da degustação da criação.

A bagagem culinária da Dedê lhe rendeu a experiência de ser consultora de um restaurante paulista especializado em peixes regionais. O local oferece um cardápio criado por ela com receitas que incluem peixes encontrados nos rios de Mato Grosso do Sul, como o pintado, e que utilizam ingredientes típicos do Cerrado.

Camarão ao molho de laranja com manjericão, servido acompanhado de fettuccine de palmito pupunha.
Camarão ao molho de laranja com manjericão, servido acompanhado de fettuccine de palmito pupunha.

Mestrado - Como se não bastasse sua experiência junto às panelas, fouets e colheres, Dedê tem o título de mestre pelo Departamento de Estudos Fronteiriços pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). "Ou seja, nesse departamento multidisciplinar da universidade estudei as regiões de fronteira através da gastronomia", completa.

Para ela, pesquisar hábitos gastronômicos e utilizar ingredientes regionais, valoriza características da terra e desta maneira colaborando na preservação da nossa cultura e tradições . "A gastronomia é uma expressão extremamente forte das nossas características e raízes. A valorização das nossas peculiaridades contribui para o fortalecimento da nossa identidade”, conclui.

As vagas para o curso de peixes e frutos do mar são limitadas. Interessados podem se inscrever pelos telefones 9141-6666 ou 9983-1666, ou pela página oficial da chef no Facebook, onde também é possível acompanhar dicas saborosas de temperos, apresentação de pratos e produção de receitas.

Salada com trouxinha de salmão.
Salada com trouxinha de salmão.
Sobremesa delicada com espuma de coco e baba de moça.
Sobremesa delicada com espuma de coco e baba de moça.
Nos siga no Google Notícias