ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Com bebida pronta em 30 dias, Tiago ensina a valorizar o pé de amora

Tem pé de amora e não aguenta mais perder as frutas? Professor dá três receitinhas práticas

Thailla Torres | 13/09/2020 09:02
Licor de amora preparado por Tiago durante a colheita no quintal de casa. (Foto: Reprodução Instagram)
Licor de amora preparado por Tiago durante a colheita no quintal de casa. (Foto: Reprodução Instagram)

As receitas não são tão milenares e muito menos misteriosas, mas falam muito sobre ideias simples que quando colocadas em práticas trazem um bem-estar no dia a dia. Foi pensando nisso que o professor Tiago Botelho resolveu valorizar o pé de amora que tem em casa. Cansado de ver as frutinhas esmagadas no chão, ele passou a catar todos os dias amora durante esse período em que os pés estão “carregados”. O resultado foram três receitas saborosas em famílias e mais uma história para contar em tempos de pandemia.

“É uma forma de não perder nada. E o que me motivou a fazer foi o pezinho que plantei perdendo amora. Então resolvi criar meios de não perder nada e fazer receitas que qualquer um pode arriscar em casa. Uni a receita de uma amiga com a da minha mãe e fiz tudo em família”, explica o professor.

Uma das primeiras receitas foi o licor de amora, receita de uma amiga. A bebida leva 30 dias para ficar pronta, então se quiser fazer aproveite o pé de amora agora e comece a preparação. Daí vai ter licor por muito tempo em casa.

O preparo é simples. Tiago explica que é necessários 500 gramas de amora para 700 ml de cachaça de sua preferência. “Basta colocar a amora e a cachaça em um vidro fechado. Deixar 30 dias enrolado no papel alumínio sem entrar luz e todos os dias você precisa mexer o vidro. Após, acrescentar a açúcar refinado à gosto”, detalha.

Mas se você não é da turma do álcool, outras duas receitas são opções fáceis e saborosas. Uma delas é a geleia da fruta.

Amora colhida pelo professor diariamente.
Amora colhida pelo professor diariamente.

Na receita de Tiago, é preciso 2 medidas de amora (copo) para 1 de açúcar. “Levo ao fogo a amora e açúcar, após derreter o açúcar bato no liquidificador. Cozinho duas maçãs sem cascas e bato junto com a amora. Tem que mexer bastante no fogo médio. Jogo umas amoras inteiras para cozinhar e ficar em pedaços. O ponto é quando estive vendo o fundo (tipo brigadeiro)”, explica.

Mas para a geladeira não ficar lotada só de geleia, o suco é uma excelente opção, e saudável. “É bom para memória e reposição hormonal”, diz. Para preparar o suco basta bater amora e acrescentar dois limões, ou pedaço de gengibre e hortelã. “Fica uma delícia. Como a amora é muito perecível, batemos e congelamos, pois pode ser feito suco o ano inteiro”, ensina.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias