ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SEXTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Com bebida pronta em 30 dias, Tiago ensina a valorizar o pé de amora

Tem pé de amora e não aguenta mais perder as frutas? Professor dá três receitinhas práticas

Por Thailla Torres | 13/09/2020 09:02
Licor de amora preparado por Tiago durante a colheita no quintal de casa. (Foto: Reprodução Instagram)
Licor de amora preparado por Tiago durante a colheita no quintal de casa. (Foto: Reprodução Instagram)

As receitas não são tão milenares e muito menos misteriosas, mas falam muito sobre ideias simples que quando colocadas em práticas trazem um bem-estar no dia a dia. Foi pensando nisso que o professor Tiago Botelho resolveu valorizar o pé de amora que tem em casa. Cansado de ver as frutinhas esmagadas no chão, ele passou a catar todos os dias amora durante esse período em que os pés estão “carregados”. O resultado foram três receitas saborosas em famílias e mais uma história para contar em tempos de pandemia.

“É uma forma de não perder nada. E o que me motivou a fazer foi o pezinho que plantei perdendo amora. Então resolvi criar meios de não perder nada e fazer receitas que qualquer um pode arriscar em casa. Uni a receita de uma amiga com a da minha mãe e fiz tudo em família”, explica o professor.

Uma das primeiras receitas foi o licor de amora, receita de uma amiga. A bebida leva 30 dias para ficar pronta, então se quiser fazer aproveite o pé de amora agora e comece a preparação. Daí vai ter licor por muito tempo em casa.

O preparo é simples. Tiago explica que é necessários 500 gramas de amora para 700 ml de cachaça de sua preferência. “Basta colocar a amora e a cachaça em um vidro fechado. Deixar 30 dias enrolado no papel alumínio sem entrar luz e todos os dias você precisa mexer o vidro. Após, acrescentar a açúcar refinado à gosto”, detalha.

Mas se você não é da turma do álcool, outras duas receitas são opções fáceis e saborosas. Uma delas é a geleia da fruta.

Amora colhida pelo professor diariamente.
Amora colhida pelo professor diariamente.

Na receita de Tiago, é preciso 2 medidas de amora (copo) para 1 de açúcar. “Levo ao fogo a amora e açúcar, após derreter o açúcar bato no liquidificador. Cozinho duas maçãs sem cascas e bato junto com a amora. Tem que mexer bastante no fogo médio. Jogo umas amoras inteiras para cozinhar e ficar em pedaços. O ponto é quando estive vendo o fundo (tipo brigadeiro)”, explica.

Mas para a geladeira não ficar lotada só de geleia, o suco é uma excelente opção, e saudável. “É bom para memória e reposição hormonal”, diz. Para preparar o suco basta bater amora e acrescentar dois limões, ou pedaço de gengibre e hortelã. “Fica uma delícia. Como a amora é muito perecível, batemos e congelamos, pois pode ser feito suco o ano inteiro”, ensina.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.