ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Com cara de fazenda, restaurante tem feijão com costela, doces e cachaça caipira

Adriano Fernandes | 07/01/2016 06:34
O cardápio do restaurante tem entorno de 20 opções da culinária regional.(Foto: Marcos Ermínio)
O cardápio do restaurante tem entorno de 20 opções da culinária regional.(Foto: Marcos Ermínio)

O nome indica, mas a surpresa persiste ao se deparar com o ambiente "caipira" de um restaurante do bairro Tiradentes. No cardápio, clássicos da culinária regional como o arroz carreteiro, guisado e até um suculento feijão preto com costela.

No restaurante "O Caipira", tudo remete ao ambiente simples de fazenda. Dos lampiões que servem de luminárias, ao fogão à lenha no salão. O último dia 8 de dezembro marcou os três anos do restaurante, que tem uma trajetória que começou na cidade de Jardim.

Senhor Ramão  fundou o restaurante ao lado da esposa.(Foto: Marcos Ermínio)
Senhor Ramão fundou o restaurante ao lado da esposa.(Foto: Marcos Ermínio)

A ideia de abrir o negócio foi do casal Ramão Sequeira e Darlene Berbert Sequeira. Eles já investiram em supermercado, transportadora e até como caminhoneiro Ramão já trabalhou.

“Viajei de Norte a Sul deste País por uns seis anos e em todo lugar onde eu parava a comida era ruim. Então eu criei esse gosto pela cozinha”, diz.

Depois que o negócio de transportes não vingou, o casal decidiu ir para Jardim para apostar no empreendimento que deu certo. Então, O Caipira virou empresa familiar com três endereços. “Em Jardim nós ficamos por dez anos, até voltar para Campo Grande. Lá, hoje em dia quem administra é minha irmã e além do Tiradentes, temos outro restaurante na Júlio de Castilhos”, explica.

O segredo do sucesso, Ramão diz que vai desde o preparo até o atendimento. Ele garante que o tempero dos alimentos é 100% natural e à base apenas de alho, cebola e sal. O que garante a essência da verdadeira comida caseira.

“Sempre buscamos a essência da comida caipira, de raiz, mas também adaptamos o cardápio de acordo com o cliente pede”, conta.

O carreteiro é um dos clássicos servidos no local.(Foto: Marcos Ermínio)
O carreteiro é um dos clássicos servidos no local.(Foto: Marcos Ermínio)
O ambiente remete ao estilo caipira de fazenda.(Foto: Marcos Ermínio)
O ambiente remete ao estilo caipira de fazenda.(Foto: Marcos Ermínio)

Quem destaca o diferencial é o empresário Ademir Batista, cliente fiel do restaurante. “Sou cliente aqui desde quando o restaurante abriu e quando vou em outros restaurantes sinto a diferença desde o tempero até no atendimento, que aqui é mais personalizado”, elogia.

Dentre as opções do cardápio, tem o feijão tropeiro, Sopa Paraguaia, mandioquinha frita e até bolinhos de bacalhau. A costela e a paleta bovina assadas são servidas diariamente no restaurante.

As terças-feiras o prato principal é almôndegas e sábado é dia de feijoada. Mas o destaque da casa é o feijão preto com costela, que só de saber como é preparo dá água na boca.

Ramão explica que antes de cozida, a carne da costela é grelhada na panela e em seguida volta ao fogo com o feijão preto. onde fica em fervura por até uma hora, antes de ser servido. O resultado é um feijão que impressiona pelo cheiro e principalmente o sabor.

Para fechar, ainda tem doce. De sobremesa, o cliente pode optar por um doce caseiro de leite, abóbora ou de manga.

Ainda dá para tomar uma dose de cachaça curtida na guavira ou apenas um cafezinho aquecido no forno a lenha, adoçado com rapadura.

O Caipira fica na Rua Rouxinol, 125 no Bairro Tiradentes e abre todos os dias. O funcionamento é das 10h40 às 14h. Os valores variam de R$ 32,90 o quilo ou R$ 25,90 para o cliente comer a vontade. O local passa cartões de crédito e débito.

Curta a página do Lado B no Facebook.

O feijão preto com costela é um dos carros chefes do restaurante.(Foto: Marcos Ermínio)
O feijão preto com costela é um dos carros chefes do restaurante.(Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias