A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

08/12/2016 06:25

Com kibe cru, sushi árabe tem recheios tradicionais e coalhada ao invés de shoyu

Naiane Mesquita
Sushi árabe tem kibe cru e toque final com cebola caramelizada (Foto: Naiane Mesquita)Sushi árabe tem kibe cru e toque final com cebola caramelizada (Foto: Naiane Mesquita)

Sushi não tem erro. Uma camada de arroz, cream cheese e o tradicional peixe cru. Claro, que para o brasileiro nada disso é suficiente. Surgiram várias versões do prato japonês com ingredientes inovadores e molhos especiais. Foi pensando nessa mistura que o Malki Bar criou a sua versão árabe, feita especialmente com kibe cru no lugar do peixe e os temperos específicos da região.

“Sushi é uma coisa que o campo-grandense gosta, a gente pensou ao invés de usar o arroz incluímos o kibe cru e nos recheios a gente colocou as pastas”, afirma Amin Taher, proprietário do bar.

Zatar, tempero tradicional árabe, ganha destaque na versão (Foto: Naiane Mesquita)Zatar, tempero tradicional árabe, ganha destaque na versão (Foto: Naiane Mesquita)
Crispy de couve é o único com redução de shoyu (Foto: Naiane Mesquita)Crispy de couve é o único com redução de shoyu (Foto: Naiane Mesquita)

O prato foi batizado de yabani, que em árabe significa “japonês”. “Na verdade não se parece em nada com um sushi a não ser no formato, mas é inspirado na cultura e por isso recebeu o nome. Ele segue a proposta do Malki de ser uma junção entre duas culturas, a brasileira e árabe”, explica Amin.

A novidade é assinada pela chef Renata Bottiva com colaboração de Katiuscy Bortoleto. “Fizemos vários testes até chegar nesses quatro sabores, além do doce”, indica.

Porção é servida com quatro sushis de cada sabor (Foto: Naiane Mesquita)Porção é servida com quatro sushis de cada sabor (Foto: Naiane Mesquita)

Ao invés do arroz foi incluído o kibe cru que pode ter os recheios de babaganuche, cebola agridoce, coalhada e azeitona. Em uma das versões, o kibe cru recebe o zatar, tempero tradicional árabe e no outro crispy de couve. Neste último, o diferencial é o molho de shoyu com redução de açúcar mascavo.

Para acompanhar, coalhada seca. “No início colocamos a coalhada para decorar o prato, mas reparamos durante as degustações que as pessoas passavam o sushi na coalhada, como se fosse o shoyu. Então, incluímos”, ressalta.

A porção do sushi árabe custa R$ 30,00, com direito a sobremesa feita no mesmo formato com knefe, doce árabe a base de ricota e Nutella. “Modificamos um pouco o knefe, tem leite condensado”, indica a chef Renata.

O Malki Bar fica na rua José Antônio, 157, Vila Rosa Pires. Informações pelo telefone (67) 3204-1604 ou página no Facebook. 

 

Versão doce é feita com knefe e Nutella (Foto: Naiane Mesquita)Versão doce é feita com knefe e Nutella (Foto: Naiane Mesquita)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.