ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Sabor

Com toque regional, chef recria sobremesa italiana com bocaiuva e tereré

Thailla Torres | 01/10/2016 07:15
Receita italiana ganhou tereré e bocaiúva no preparo. (Foto: Míriam Arazini)
Receita italiana ganhou tereré e bocaiúva no preparo. (Foto: Míriam Arazini)

Sorte de que tem um pé de bocaiuva em casa. O coquinho do Cerrado, também conhecido no popular por chiclete de cuiabano, vai bem até em receita italiana. Desenvolvido pela chef de cozinha Miriam Arazini, o Tiramissú bem sul-mato-grossense foi preparado com a farinha e a polpa da fruta e ganhou um toque ainda ainda mais regional, erva de tereré.

A sobremesa Tiramissú Cidade Morena, tem bocaiuva no creme e no lugar das bolachas Champanhe, Miriam usou massa de bolo, feita com farinha da fruta. O coquinho foi reservado para a cobertura. Tudo é aproveitado e para dar uma refrescada, a infusão de tereré entra no lugar do café, para molhar o bolinho.

"Toda vez que produzimos alguma receita que será levada para fora, sempre faço releituras de algum prato que já existe, acrescentado algo regional. E esse foi um pedido do chef Gustavo Helney e a primeira coisa que pensei em fazer foi um Tiramissu de tereré. Mas em casa, eu testei de tudo e as combinações da bocaiúva com a bebida gelada foi a vencedora", conta Míriam.

A receita é cheia de detalhes e é preciso paciência na hora de encontrar os ingredientes. Em Campo Grande, a chef conta que é difícil achar a polpa e a farinha, em qualquer época do ano. Geralmente, os produtos são comprados de fornecedores de fora da cidade.

"Esse é o grande problema na hora de fazer uma receita com toque regional. Nem sempre encontramos os materiais. Eu compro a farinha, castanha e a polpa na Central de Comercialização de Economia Solidária aqui na Cidade", revela. Esse local fica na Rua Cândido Mariano, 1500.

No entanto, na falta deste ingredientes, a chef dá a uma dica muito mais simples. "Quando fiz os primeiros testes, outro artificio que usei foi o picolé de bocaiuva. Derreti o picolé e usei como polpa. É uma boa opção quando se encontra a farinha", sugere.

Farinha de bocaiúva pode ser encontrada no mercadão municipal. (Foto: Míriam Arazini)
Farinha de bocaiúva pode ser encontrada no mercadão municipal. (Foto: Míriam Arazini)
Castanhas são utilizadas na cobertura. (Foto: Míriam Arazini)
Castanhas são utilizadas na cobertura. (Foto: Míriam Arazini)

Além do Tiramissu, outras sobremesas podem ganhar o sabor da bocaiúva. "Dá para brincar com tudo, é possível fazer uma calda de pudim, do manjar, brigadeiro e também colocar no próprio bolo que usei para fazer o doce", diz.

Confira a receita completa:

Para fazer bolo de bocaiuva

100 g de manteiga sem sal
2 ovos inteiros
120 g açúcar refinado
80 g de farinha de trigo
40 g de farinha de bocaiuva
120 ml de leite integral
5 g de fermento em pó
Essência de baunilha

Para fazer a redução da fruta

100 g de polpa de bocaiuva
25g de açúcar refinado
15g de manteiga sem sal

Creme de bocaiuva

3 ovos
90g de açúcar refinado
250g de queijo mascarpone

Modo de preparo:

Para fazer o bolo, bata a manteiga com as gemas, baunilha e o açúcar, até que fique um creme fofo e claro. Adicione as farinhas e o leite, batendo até que fique homogêneo. Em seguida, bata as claras em neve e acrescente à massa. Por último vem o fermento. Despeje numa forma retangular e leve ao forno até assar.

Enquanto o bolo estiver assando, prepare a redução da bocaiuva, levando a polpa com açúcar ao fogo baixo e deixe reduzir até que vire uma calda grossa. Adicione manteira e reserve.

Prepare também o creme separando as claras das gemas, bata as gemas com açúcar até que fique cremoso, adicione o queijo mascarpone, a redução e a farinha de bocaíuva, batendo novamente até ficar homogênio e reserve.

Para utilizar o tereré, é necessário fazer a infusão. Leve água e erva ao fogo até ferver. Desligue e mantenha em infusão por 10 minutos, deixe esfriar e coe.

Montagem:

Em um copo ou taça transparente coloque um pouco do creme de bocaiuva. Adicione uma fatia do bolo e molhe com a água de tereré. Finalize com o creme e coloque por cima as castanhas da fruta. Se preferir salpique cacau em pó para um toque final.

Curta o Lado B no Facebook.

A bocaiúva é o ingrediente especial do tiramissu. (Foto: Miriam Azarini)
A bocaiúva é o ingrediente especial do tiramissu. (Foto: Miriam Azarini)
Nos siga no Google Notícias