ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 18º

Sabor

Completamente "pelada", torta tipo "naked cake" é nova moda das confeitarias

Por Anny Malagolini | 06/08/2013 06:34
Não há glacê, só recheio. (Foto: Marcos Ermínio)
Não há glacê, só recheio. (Foto: Marcos Ermínio)

Fazer bolo até que não é difícil, os de caixinhas dão uma bela ajuda, mas e a decoração? A moda dos “naked cake”, ou “bolo pelado”, chegou como alívio a quem tem dificuldade para confeitar, mas tem a mão boa para doce.

A estética do naked cake é o que menos interessa. Não há glacê. Mesmo assim, é desses bolos que se comem com olhos. Não é difícil, já que o recheio é bem generoso, fica aparente e escorrendo pelas bordas. 

Apesar da aparência estranha e menos glamorosa, se engana quem pensa que a escolha desse tipo de bolo é por ser mais barata, pelo contrário, o quilo da torta simples custa R$ 40,00, já que o recheio precisa ser bem mais generoso por si só ser a decoração.

Uma das confeiteiras que resolveu montar o bolo é a fonoaudióloga Priscila Fernandes, de 36 anos. Ela conheceu a torta assistindo programa de culinária da apresentadora Ana Maria Braga. Curiosa, resolveu testar. “Saiu na Ana, então é luxo, todo mundo quer, e resolvi vender”.

Nada de pasta americana ou o tradicional chantilly, até as noivas já estão pedindo o bolo, algumas, inclusive, cobrando detalhes ousados, como a massa com aparência de “onça”, toda mesclada.

Priscila virou especialista.  (Foto: Marcos Ermínio)
Priscila virou especialista. (Foto: Marcos Ermínio)

A massa utilizada nas receitas também não é o tradicional “pão de ló”. É amanteigada. Para quem quiser testar em casa, Priscila ensina também com a massa pronta de caixinha.

Massa:

Mistura para bolo sabor coco
2 ou 3 ovos
Leite
2 colheres (sopa) de margarina
Assadeira de bolo
Margarina para untar
Farinha para untar

Bata todos os ingredientes juntos com o conteúdo da mistura para bolo e coloque em uma assadeira untada. Leve a massa ao forno por aproximadamente 40 minutos. Depois de fria, corte a massa em quantas camadas precisar.

Recheios

Beijinho

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
300 g de coco ralado

Em uma panela misture 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e 300 g de coco fresco ralado fino, leve ao fogo, deixe engrossar por mais ou menos 15 minutos.

Mousse de Maracujá

2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
100g de polpa de maracujá
12g de gelatina

Bata os três primeiros ingredientes no liquidificador até conseguir uma textura homogênea. Dissolva o conteúdo da gelatina e quando estiver morna, acrescente à mistura batida.

Cobertura

A cobertura pode ser feita com ganache. Use 500g de chocolate meio amargo e 300g de creme de leite, sem soro. Derreta o chocolate e misture com o creme de leite.

A doceria de Priscila fica na Rua 13 de Junho, 322, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e nos sábado das 9 às 13 horas.