A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

30/07/2019 07:36

De sobá com erva-mate ao cupim oreado, chefs amadores encaram cozinha

O concurso "Comitiva dos Chefs" para cozinheiros amadores começou ontem e 23 participantes apresentaram seus pratos

Alana Portela
Os jurados sentados em volta da mesa aguardando os pratos (Foto: Paulo Francis)Os jurados sentados em volta da mesa aguardando os pratos (Foto: Paulo Francis)

O Festival Gastronômico Comitiva dos Chefs começou ontem (29), e os chefs amadores estão a todo vapor em Campo Grande. Na largada, foram apresentados 23 pratos preparados com ingredientes regionais e os cozinheiros mostraram que não estão para brincadeira. Teve a receita de "Sobá com erva-mate, ovos de pato, pequi e filé de jacaré", "Cupim no conhaque, vinagre de maxixe e palmito", "Grelhado de pintado" e o clássico "Pastel de Guariroba". 

O evento ocorreu no Espaço Dedê Cesco e os cozinheiros participaram da categoria "Chefs", no qual precisavam apresentar um prato diferente com um ingrediente regional. A preparação das receitas começou às 16h e os participantes estavam ansiosos para mostrarem seus pratos. A galera é amadora, mas também gourmetizou a parada.

O cozinheiro Gabriel Cristoforo, 31 anos, preparou a receita especialmente para o concurso. Comprou os ingredientes e colocou a mão na massa com o prato “Creme de Cumbaru, com fumê de peixe, pimenta cambuci com pimenta rosa, cebola e azeite, e filé de pintado”. Deixei o filé de pintado marinando no limão´Taiti, sal e pimenta. Meus familiares provaram o prato antes. O concurso é bacana para gente sair do sobá e inovar”, disse.

Murillo Bremm é cozinheiro há pouco tempo. Se formou em Administração e trabalhava com o mercado financeiro, porém resolveu mudar e apostou na gastronomia como seu ponto positivo. Para o concurso, quis usar a erva de tereré. Serviu o sobá com caldo de erva-mate, lascas de pequi, filé de carne de peixe e omelete de pata.

O cozinheiro Murillo Bremm comentou sobre sua proposta de inovar na receita (Foto: Paulo Francis)O cozinheiro Murillo Bremm comentou sobre sua proposta de inovar na receita (Foto: Paulo Francis)

“Estava com essa ideia de fazer o sobá com caldo diferente. Quando soube do concurso peguei o macarrão do sobá, fiz um fundo de legumes com tereré e deu certo. Resolvi colocar os ovos de pata e carne de jacaré. Coloco no caldo, deixo curtir e depois tiro para ficar apenas o sabor amargo. Carne do jacaré é preparada com limão, sal, pimenta e alecrim”, explicou.

O jornalista Rafael Domingos foi para a cozinha e apresentou seu “pastel de guariroba”. “Tinha me especializado em receita de boteco e isso tem bastante na região norte do Estado, então trouxe um pouco para a Capital. Abri as massas e deixei em rolinhos depois preparei a carne com guariroba. Depois é só abrir a massa e rechear. A guariroba é a parte mais amarga do palmito, faz o preparo com ela”.

Gerson Neto, 27 anos, é outro amador que foi testar suas habilidades de chef. O encanto pela gastronomia surgiu pela necessidade. “Morei em São Paulo, estava na faculdade e cansei de comer comida congelada. Aí que aprendi a cozinhar e peguei o gosto. Depois que me formei voltei para Campo Grande e fiz um curso na área”.

Por ter vivido muito tempo na fazenda, tinha contato com a cozinha regional e não teve receio de preparar a receita. Para dar sorte, os ingredientes vieram direto da propriedade da família. A bola da vez foi o cupim oreado com palmito bacuri e vinagrete de maxixe. “O Cupim oreado é usado bastante nas comitivas, o palmito bacuri que tem muito regiões alagadas. O palmito foi enrolado no papel alumínio, assado, frito na manteiga com ervas. Já o vinagrete é com maxixi, cebola roxa e pimenta de cheiro."

Gabriel Cristoforo criou uma receita especial para a disputa (Foto: Paulo Francis)Gabriel Cristoforo criou uma receita especial para a disputa (Foto: Paulo Francis)
Gerson Neto contou que o encanto pela gastronomia surgiu durante a faculdade (Foto: Paulo Francis)Gerson Neto contou que o encanto pela gastronomia surgiu durante a faculdade (Foto: Paulo Francis)
Palmito assado sendo preparado para o evento (Foto: Paulo Francis)Palmito assado sendo preparado para o evento (Foto: Paulo Francis)

O estudante de gastronomia, Rafael Machado preparou de última hora o Nhoque de banana da terra. “Estou adaptando a receita. Tentei fazer o macarrão de guariroba, tirava os fios com o ralador, mas na hora de fazer andou quebrando e tive que trocar de prato de última hora”, falou.

Enquanto os chefes amadores preparavam as 23 receitas na cozinha, oito jurados aguardavam ansiosos pela degustação. A nota será sempre de 0 a 5 e os critérios são: sabor, regionalidade, criatividade, apresentação, equilíbrio e textura.

Foi uma receita por vez e já no começo o chef francês Jean Charles Quesnelle comentou que se surpreendeu com o empenho dos cozinheiros. “Estão me surpreendendo pelos pratos que estão servindo. É a segunda vez que participo do evento. Penso que o concurso valoriza uma categoria e tem tudo para incentivar e valorizar a profissão. É uma decisão difícil”, comentou sobre o julgamento.

O chefe francês, Jean Charles Quesnelle comentou sobre a dificuldade de escolher os pratos (Foto: Paulo Francis)O chefe francês, Jean Charles Quesnelle comentou sobre a dificuldade de escolher os pratos (Foto: Paulo Francis)

Walter Ferraz é chef há 10 anos e foi convidado para entrar no time dos jurados. “O interesse das pessoas na cozinha está crescendo, a dedicação dos alunos é legal”, disse. A empresária Márcia Marinho também comentou sobre os pratos. “É uma mistura de sabores e eles querem fazer algo inédito nos pratos, isso é difícil para quem está começando. Conseguir colocar no prato um produto regional de maneira que não foi apresentada.

Após todos experimentarem, os jurados se reuniram com os chefs amadores para se conhecerem, mas a nota não foi divulgada. Dos 23 candidatos, apenas dez passam para a próxima etapa que acontece na semana que vem. O resultado com os nomes das pessoas que passaram vai ser divulgados no site (clique aqui).

No primiero lugar da seleção ficou Rafael Machado com seu prato de "Nhoque de banana da terra com molho de carne seca e tuile de queijo nicola". Em segundo, Murillo Bremm com "Sobá com caldo de Ilex Paraguariensis, jacaré, pequi e ovos de pata", enquanto o terceiro foi Gabriel Cristoforo  "Filé de pintado com creme de baru". Viviane Gomes levou o quarto lugar com o "Grelhado de Surubim em Crosta de Baru com Trio de Batatas e Leite de Onça", já no quinto veio Gabrielle Moraes com o "Risoto pantaneiro".  Vanessa foi a sexta colocada com o "Pintado do Cerrado"

 

O sétimo lugar foi de Cassia Patricia Barizon com o "Risoto do Cerrado". A oitava posição ficou com Afonsa Aparecida Além Mendes que preparou o "Risoto galinha caipira com gariroba", enquanto o nono colocado foi Tatiana Lopes com seu "Caburé com Carne Seca e Champignon. Gerson Neto também se classificou para a próxima etapa do concurso curso com a receita "Cupim oreado no conhaque e vinagrete de maxixe e palmito bacuri". 

Na segunda fase, apenas cinco vão ser selecionados até chegar na última etapa, com apenas três participantes. O vencedor receberá um prêmio, que ainda não foi divulgado. 

2ª categoriaOs próximos a enfrentaram a cozinha são os confeiteiros amadores. Eles vão estar no Espaço Dedê Cesco a partir das 16h, se preparando para a avaliação que começa às 19h. O evento é fechado, apenas para os confeiteiros e jurados. 

 

 

Cura o Lado B no Facebook e no Instagram.

 

Os cozinheiros colocaram a mão na massa na cozinha e preparam as receitas (Foto: Paulo Francis)Os cozinheiros colocaram a mão na massa na cozinha e preparam as receitas (Foto: Paulo Francis)
Dedê Cesco à esquerda, ajudando uma das participantes apresentar seu prato (Foto: Paulo Francis)Dedê Cesco à esquerda, ajudando uma das participantes apresentar seu prato (Foto: Paulo Francis)



Parabéns a todos os participantes. A arte de se dedicar a cozinha é divina, é um dom maravilhoso.
 
Jose Antonio Leal Batista em 30/07/2019 08:07:48
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.